É hora de reajustar a estratégia dos seus investimentos imobiliários?

5 minutos
|21/01/2020
É hora de reajustar a estratégia dos seus investimentos imobiliários?
Investimento Imobiliário

Os investimentos imobiliários são ótimas opções de aplicação financeira, oferecendo várias vantagens para os seus investidores como o bom potencial de rentabilidade e a alta segurança para o capital investido. Além disso, o mercado de imóveis é muito vasto e variado, o que significa que estas e outras características podem mudar muito de uma propriedade para outra – afinal, nenhum negócio imobiliário é igual a outro.

Por conta disso, as estratégias de negócios são muito importantes para que os investidores sejam capazes de identificar as melhores opções de investimentos imobiliários para as suas necessidades, montando uma carteira que dê a eles o retorno esperado. Da mesma forma, a estratégia deve ser atualizada sempre que necessário, para manter os negócios em dia e garantir que as aplicações continuem sendo aproveitadas ao máximo.

Apesar disso, muitos investidores têm dificuldade em identificar os momentos certos para rever a sua estratégia e dar um novo caminho para os seus negócios, mantendo investimentos que já não são os mais indicados para seus objetivos. Veja a seguir como saber se é hora de reajustar a estratégia dos seus investimentos imobiliários e a melhor forma de fazer isto, traçando um novo planejamento para os seus negócios visando o sucesso da sua aplicação.

Quando reajustar a estratégia dos meus investimentos imobiliários?

Quando falamos de investimentos imobiliários, a escolha dos imóveis e a montagem da carteira de investimentos devem seguir uma estratégia previamente montada, que considera os objetivos do investidor com suas aplicações e o prazo de retorno que ele está disposto a esperar para resgatar o capital aplicado. Assim, quando tudo está indo bem, um reajuste de estratégia só é justificado quando ocorre alguma mudança nos propósitos relativos aos objetivos ou tempo das aplicações por parte do investidor.

Por exemplo, um investidor que havia montado sua carteira de investimentos imobiliários com foco em aplicações de risco razoável e retorno de curto a médio prazo pode reconsiderar suas prioridades após ter filhos, buscando realinhar sua estratégia a uma nova necessidade de aumentar a segurança do seu dinheiro e conquistar um patrimônio a longo prazo para deixar de herança para a sua família.

Da mesma forma, um investidor que sempre realizou investimentos em imóveis com alto tempo de retorno pode decidir que já possui capital suficiente aplicado em negócios de alta estabilidade e segurança, partindo então para aplicações mais arriscadas – mas que oferecem maior potencial de rentabilidade e prazo de resgate muito mais curto.

Existe, também, um terceiro cenário que podemos considerar: alguma alteração nas circunstâncias que faz com que algum ou vários dos investimentos imobiliários em sua carteira sejam alvo de riscos maiores do que os estabelecidos inicialmente. Nesta situação, os objetivos do investidor podem continuar os mesmos, mas as aplicações da sua carteira não são mais capazes de satisfazer as expectativas para que foram adquiridas. Assim, este é outro incentivo para atualizar a sua estratégia e procurar investimentos imobiliários mais adequados aos seus objetivos.

Por fim, é claro que devemos analisar uma última possibilidade, em que os negócios simplesmente não estão indo bem. Seja pela ocorrência de imprevistos ou pela realização de um planejamento falho ao fazer os seus investimentos imobiliários, não é incomum que investidores tenham a necessidade de reajustar a sua estratégia de negócios para colocar suas aplicações de volta à linha. Desta forma, se o retorno não está sendo o esperado ou você anda tendo mais despesas do que o desejado com frequência, talvez seja hora de rever suas decisões de investimento.

Como montar a nova estratégia das minhas aplicações?

Não existe uma fórmula mágica para fazer uma estratégia de negócios, pois tudo se baseia nas particularidades dos objetivos e possibilidades de cada investidor. No entanto, a ideia básica é sempre a mesma: o primeiro passo é definir com clareza os principais propósitos que você tem com os seus investimentos imobiliários, estudar suas limitações de investimento e, enfim, pesquisar o mercado para entender suas opções de negócios.

Compreendendo a sua capacidade de aplicação e sabendo quais as suas prioridades em relação ao tempo de retorno, segurança do capital investido e potencial de rentabilidade do investimento, você já terá a base necessária para analisar os empreendimentos disponíveis no mercado e procurar as alternativas que melhor se adequam às suas expectativas e necessidades.

Se você tiver dificuldades para traçar a sua estratégia ou interpretar que opções de imóveis são melhores para o seu caso, existem profissionais treinados para ajudar e prestar consultoria a investidores. Tomar decisões erradas pode comprometer o seu rendimento e fazer com que seus negócios não tenham o resultado esperado. Por isso, não hesite em procurar auxílio para tirar o máximo proveito dos seus investimentos imobiliários.

Seja na hora de fazer o reajuste da estratégia ou em qualquer outro momento de lidar com os seus investimentos imobiliários, o conhecimento a respeito do mercado é essencial para tomar as melhores decisões de negócios. Continue acompanhando o nosso blog ou visite o site da Vitacon para conversar com nossa equipe, que estará disponível para ajudá-lo a escolher os melhores empreendimentos para seu próximo investimento e dar assessoria no seu gerenciamento. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp