Como investir em imóveis sem deixar suas emoções atrapalharem os negócios

5 minutos
|06/02/2020
Como investir em imóveis sem deixar suas emoções atrapalharem os negócios
Investimento Imobiliário

Para garantir o sucesso de um negócio ao investir em imóveis é necessário ter cuidado com uma série de aspectos, que vão desde a busca por um preço justo, a atenção aos detalhes do contrato e a precaução com as armadilhas do mercado. No entanto, muitas vezes o maior inimigo de um investidor não é nenhum destes fatores externos – mas sim ele mesmo.

As emoções, quando não controladas, podem atrapalhar muito as decisões de negócios e colocar a perder qualquer estratégia de investimento. Seja pela impulsividade que o entusiasmo e a paixão por investir em imóveis podem causar, ou o excesso de cautela originado no medo de perder dinheiro com uma aplicação errada, é fácil cometer erros de julgamento quando os sentimentos tomam conta.

Quando falamos de investimentos, a análise lógica é essencial para entender os benefícios e riscos envolvidos em cada negócio. Somente através da racionalidade é possível escolher de forma objetiva as opções de investimento mais vantajosas para as suas economias e aumentar suas chances de lucro e sucesso com as aplicações.

Para fazer isso, você deve compreender a sua relação psicológica com aplicações financeiras e com o dinheiro, aumentando o seu controle sobre as emoções na hora de tomar decisões sobre o rumo dos seus investimentos. Veja a seguir como você pode investir em imóveis com mais lógica e racionalidade, impedindo que as emoções tomem conta e atrapalhem o sucesso dos seus negócios.

Faça um bom planejamento

O planejamento é o ponto de partida de qualquer investidor imobiliário, sendo fundamental para traçar a sua estratégia de negócios. Um bom planejamento deve considerar todas as suas limitações de investimento e estudar as melhores alternativas para atingir os seus objetivos ao investir em imóveis, delimitando os tipos de propriedades que você deve visar para alcança-los.

Tendo uma visão clara dos melhores negócios para o seu momento como investidor, é mais fácil ignorar outras oportunidades e evitar pular em investimentos que não refletem os seus objetivos. Mantenha-se fiel ao seu planejamento e, como consequência, controlar as suas emoções ao fazer novos investimentos se tornará muito mais simples.

Crie metas e um cronograma para investir em imóveis

As metas e o cronograma podem ser ótimos aliados para definir os melhores momentos para investir em imóveis. Mais do que uma análise da situação do mercado, você deve entender se é um bom momento na perspectiva do seu negócio para fazer uma nova aplicação.

Para evitar fechar negócios de forma impulsiva ou perder boas oportunidades de investimento por medo de fazer uma aplicação na hora errada, programe metas de retorno e monte um pequeno cronograma para gerenciar a sua carteira. Com isso, você diminui as chances de fazer um novo investimento antes de possuir o capital esperado para isso, ou de acumular muitos recursos e deixar de render por não aplicar o dinheiro no momento certo.

Cuidado com promessas de dinheiro fácil

É muito comum termos dificuldade de controlar as emoções ao investir em imóveis porque estamos condicionados a ter reações emocionais a tudo que nos rodeia. Tendo consciência disso, o que não falta são pessoas mal-intencionadas prontas para utilizar as suas emoções contra você, levando a negócios pouco vantajosos e prejuízos.

Para isso, são utilizados vários gatilhos que incentivam o investidor a tomar uma decisão apressada e baseada em uma resposta emocional, sem analisar a fundo as reais implicações do investimento. Por isso, cuidado com propostas imediatistas e promessas questionáveis.

Amplie o seu conhecimento sobre o assunto

Estudar para entender o contexto do mercado e o funcionamento dos investimentos é sempre uma das melhores formas de garantir um bom negócio ao investir em imóveis. Assim, aprender sobre investimentos imobiliários ajuda na hora de controlar as suas emoções e tomar decisões racionais para beneficiar os seus negócios.

As reações emocionais influenciam tão profundamente o sucesso dos investidores que vários autores já dedicaram livros e artigos a este tema especificamente, buscando ajudar a entender estes processos e trabalhar as emoções ao seu favor. Para saber mais sobre isso, você pode procurar as obras de Dan Ariely, Seth Klarman e Daniel Kahneman, por exemplo.

Aposte em empresas e profissionais confiáveis

Investir em imóveis com a ajuda certa pode aumentar muito as suas chances de sucesso como investidor. Em vez de pressionar uma decisão e forçar a compra de imóveis pensando no lucro próprio, as empresas e profissionais competentes estudarão suas necessidades e ajudarão você a encontrar propriedades que realmente sejam capazes de prover o retorno desejado. Procure a ajuda de equipes confiáveis para garantir bons negócios e imóveis de qualidade.

Controlar as emoções na hora de investir em imóveis é um desafio mesmo para investidores experientes, mas é essencial analisar com objetividade todas as opções de investimento para garantir o sucesso dos seus negócios. Conheça a Vitacon, uma empresa referência no lançamento de empreendimentos inovadores, e converse com a nossa equipe para conhecer as oportunidades de investimento que melhor atendem os seus objetivos. Visite nosso site para agendar um atendimento e conhecer nossos lançamentos!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp