Como fechar melhores negócios usando as inspeções de imóveis a seu favor

5 minutos
|07/04/2020
Como fechar melhores negócios usando as inspeções de imóveis a seu favor
Investimento Imobiliário

Você já pensou em como poderia utilizar as inspeções de imóveis ao seu favor na hora de fazer os seus investimentos imobiliários?

Muitos investidores sabem que um dos piores erros que podem cometer é fechar um negócio sem vistoriar com cuidado as condições do imóvel antes. Por isso, analisam com cuidado as fotos da propriedade, visitam o espaço para ver em que condições se encontra, e até mesmo conversam com os vizinhos para ter mais informações a respeito do imóvel antes de tomar a sua decisão.

Apesar disso, as inspeções de imóveis ainda permanecem uma incógnita para vários investidores, mesmo os já experientes no mercado. É importante ter em mente que muitos detalhes a respeito de um imóvel escapam aos olhos de um leigo, e contar com ajuda profissional pode ser um diferencial importante no sucesso do seu investimento. Por conta disso, deixam de utilizar uma ferramenta que poderia estar oferecendo muito mais segurança e rentabilidade para os seus negócios.

Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre como funciona este processo e suas aplicações no investimento imobiliário. Veja a seguir o que são as inspeções de imóveis e como utilizar este serviço a seu favor para fechar negócios melhores.

Afinal, qual a finalidade das inspeções de imóveis?

A finalidade prioritária das inspeções de imóveis é avaliar as condições da propriedade. Elas são realizadas por profissionais qualificados, que atuam através de uma inspeção visual completa de toda a estrutura do imóvel, procurando por sinais de patologias ou problemas que ele pode estar apresentando.

O produto final de uma inspeção é um relatório, que descreve minuciosamente as condições do imóvel e indica tudo que o inspetor identificou em sua análise. Em casos específicos, ele pode indicar novas análises mais profundas com a utilização de equipamentos técnicos para resolver os problemas encontrados ou prevenir seu desenvolvimento.

Desta forma, a inspeção de imóveis não é uma avaliação de valor de mercado nem uma vistoria para aprovação das normas de construção. Seu objetivo é exclusivamente atestar a situação física da propriedade.

O que é analisado nas inspeções de imóveis?

O inspetor irá analisar toda a parte física do imóvel. Desde as fundações, as paredes, portas, janelas e cobertura até as suas instalações de água, luz, gás e ar condicionado. Todos os componentes e instalações serão vistoriados, e todos que apresentarem necessidade de reparo ou troca serão indicados no relatório final da inspeção.

Inspeções de imóveis ao fazer um investimento

Ao realizar um investimento, é essencial que o investidor esteja consciente das condições em que se encontra o imóvel. Assim, promover inspeções de imóveis nas suas considerações de compra pode ser um pequeno investimento que gera grandes retornos. Além de ter a vantagem de minimizar as despesas com seguros patrimoniais, a inspeção irá indicar qualquer problema que a propriedade pode estar apresentando, evitando que seja surpreendido com a necessidade de reformas e manutenções que geram gastos e dor de cabeça.

As inspeções de imóveis também podem ajudar a discernir as melhores oportunidades de compra entre diversas propriedades, apontando as que estão em melhores condições e as que necessitam de reparos ou apresentam patologias que deverão ser corrigidas. Com a inspeção, é possível realizar a prevenção da deterioração do imóvel, identificando potenciais problemas desde o princípio e resolvendo estas pequenas falhas antes que se tornem um real distúrbio que gera grandes despesas.

Inspeções de imóveis ao vender ou locar sua propriedade

Apesar de não ser um processo para determinar o valor de imóvel do mercado, não há dúvidas que as inspeções de imóveis podem influenciar bastante em sua valorização. Além de garantir ao comprador ou locador que a propriedade se encontra em plenas condições de uso e não possui nenhum problema escondido embaixo de algumas camadas de massa e tinta, a inspeção garante que o desempenho de toda a estrutura está em dia.

Na prática, isso significa que o usuário poderá se beneficiar de todo o conforto que a propriedade tem a oferecer. Na hora de fechar negócios, isso se traduz em muito mais segurança e tranquilidade para os clientes, e na valorização da sua propriedade pela garantia da qualidade do imóvel.

Você já tem o costume de realizar inspeções de imóveis profissionais nos seus negócios imobiliários? Para ver mais conteúdos sobre investimento em imóveis e ajuda a investidores, acompanhe o blog da Vitacon. Visite nosso site para saber mais sobre a empresa e conhecer nossos empreendimentos inovadores. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp