Como evitar não agir no mercado imobiliário por conta da análise de dados excessiva?

4 minutos
|18/10/2019
Como evitar não agir no mercado imobiliário por conta da análise de dados excessiva?
Investimento Imobiliário

Quando se trata de investir o seu dinheiro, o mercado imobiliário ainda é considerado um dos segmentos mais seguros no longo prazo. No entanto, a volatilidade no curto e médio prazo desse e de outros tipos de investimentos pode gerar um receio em quem ainda não está familiarizado com a dinâmica desse mercado.

Agir rapidamente quando o valor de seus investimentos aumenta ou diminui pode prejudicar sua saúde financeira. Embora seja desconfortável, a melhor coisa a se fazer, muitas vezes, é esperar.

Entretanto, é preciso garantir que a análise de dados excessiva não faça você perder o timing de uma boa oportunidade. Para ajudá-lo nisso, preparamos as dicas a seguir!

Assuma o controle sobre seus investimentos

A melhor maneira para evitar a perda de dinheiro é diversificar o seu portfólio. Ao espalhar seus investimentos entre diferentes empresas, localidades e ativos, você limita o impacto de desacelerações em um investimento específico.

Portanto, se você está investindo em um imóvel em uma região que desvalorizou, essa perda pode ser compensada por ganhos simultâneos em outros lugares mais valorizados. Você perde pouco enquanto ganha muito.

Para isso, é preciso ficar atento aos indicadores de seus investimentos, mas sem analisá-los excessivamente sob a pena de perder o momento certo de equilibrar sua carteira de investimentos.

Verifique as tendências de longo prazo

Às vezes, basta observar as tendências de longo prazo do mercado imobiliário para acalmar os medos e frustrações dos investidores.

As quedas podem ser assustadoras, mas a história mostra que elas não são para sempre. Mesmo se você comprar no pior momento possível, mantendo seu portfólio diversificado e pensando no longo prazo, é provável, com as estratégias certas, que ele não apenas se recupere, mas cresça em valor.

Com isso, ao focar nos seus objetivos, é mais fácil bloquear o ruído e o excesso de dados do curto prazo e concentrar-se no que você está tentando alcançar no longo prazo. Isso não é fácil, principalmente quando a imprensa parece cheia de notícias negativas.

Transforme a volatilidade em oportunidade

Nunca é bom ver o valor do seu portfólio de investimentos caindo, mas esse tipo de volatilidade pode realmente ser uma coisa boa para muitos investidores.

Ao entender que a volatilidade é natural e tratá-la como uma oportunidade, sem perder tempo analisando dados que não irão ajudá-lo na tomada de decisão e adicionando capital em momentos de queda, você provavelmente será recompensado no longo prazo.

Quando você enfrenta a volatilidade comprando menos ativos quando o mercado está em alta e mais imóveis quando ele está em baixa, essa estratégia muda sua mentalidade sobre as variações nos investimentos.

Procure um consultor do mercado imobiliário

Olhar diariamente os dados do mercado imobiliário quando ainda não se é um especialista no tema pode fazer com que você deixe de investir e acabe perdendo dinheiro.

Por isso, a melhor maneira de garantir seus resultados e não se perder na montanha de dados que é disponibilizado diariamente, é procurar um profissional da área. Um consultor ou planejador financeiro pode oferecer muitos serviços, incluindo a recomendação de investimentos e o reequilíbrio do seu portfólio.

Um consultor também pode tranquilizar você quando ocorrem grandes oscilações ou crises no mercado. Ele garantirá que preocupações de curto prazo não o impeçam de conquistar potenciais no longo prazo.

Infelizmente, nenhum investimento oferece retorno garantido. Porém, a construção de um portfólio diversificado e a calma durante as flutuações ajudarão a você conquistar os melhores resultados no mercado imobiliário.

Sabemos que é fácil perder-se em análises que acabam não levando a lugar algum. Naturalmente, isso também não quer dizer que é melhor agir baseando-se meramente em feeling. Uma consistente análise de dados estruturados e relevantes para seus objetivos ajudará a potencializar seus resultados. Portanto, como sempre, o equilíbrio é o melhor caminho.

Curtiu as dicas? Quer receber mais conteúdos sobre o mercado imobiliário? Siga a Vitacon nas suas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedInInstagram e YouTube.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp