Como direcionar ganhos da previdência privada para investimentos imobiliários
Com a incerteza a respeito do plano de previdência do país, cada vez mais pessoas vêm procurando se beneficiar da previdência privada para proteger seu patrimônio e garantir sua renda para o futuro. Entretanto, pelas próprias características da aplicação, os investidores devem se voltar também para outras modalidades de investimento capazes de satisfazer estas necessidades para que possam ter um plano de retorno vantajoso. E é neste contexto que entram os investimentos imobiliários.
Capazes de gerar renda por vários anos e proteger com eficiência o capital aplicado, os investimentos imobiliários são indicados como uma das melhores alternativas de diversificação à previdência privada. Por isso, os investidores devem estar atentos a este tipo de aplicação como uma maneira de alternar as aplicações e para a possibilidade de utilizar os ganhos da previdência privada, quando já existentes, para aumentar o seu rendimento.
Veja a seguir como direcionar o capital proveniente da sua previdência privada para investimentos imobiliários e porque levar sua renda para o mercado de imóveis pode ser um ótimo negócio.
Os rendimentos da previdência privada
A busca pela previdência privada vem crescendo cada vez mais porque os investidores estão atrás de confiabilidade. Enquanto a previdência social se mostra fragilizada, as pessoas buscam em instituições bancárias a credibilidade necessária para confiarem o seu dinheiro e a sua renda futura, através de serviços profissionais capazes de guardar o capital de forma segura. Assim, as instituições oferecem diferentes taxas de retorno a variar de acordo com as particularidades de cada conta, armazenando o dinheiro por tempo determinado e prometendo o resgate com juros após este prazo para a renda.
No entanto, é claro que isso tem um preço. Como você está utilizando um serviço oferecido pelo banco, ele irá cobrar taxas aplicadas sobre o valor investido. Além disso, é necessário ter em mente que o banco vai gerenciar o seu dinheiro de acordo com as capacidades, limitações e interesses da instituição, o que muitas vezes não é vantajoso ao investidor. Com frequência, as recomendações não refletem os principais objetivos de quem está investindo, mas sim do banco, que recebe mais lucro com a venda de determinados produtos.
Por isso, é importante que o investidor saiba que a previdência privada pode sim oferecer diversas vantagens. No entanto, seus benefícios são muito mais aproveitados quando ela é complementada por outros tipos de investimento, que devem ser escolhidos de acordo com a preferência e os objetivos pessoais de cada um.
Alternativas de investimento para os ganhos da previdência
São diversas as alternativas de investimento que o investidor pode escolher para direcionar o capital e diversificar o seu plano da previdência. Seja em aplicações de renda fixa, que oferecem muita segurança de retorno e podem até mesmo contar com o benefício do Fundo Garantidor de Crédito, ou em aplicações de renda variável, como ações ou fundos de investimento, o investidor deve avaliar com cuidado o potencial de retorno de cada uma delas e as vantagens que podem oferecer.
Como normalmente os principais objetivos são proteger o patrimônio conquistado e impedir que ele desvalorize com o passar do tempo, além de garantir uma renda para o futuro, é claro que alguns tipos de investimento se destacam naturalmente por oferecer benefícios neste sentido para os investidores. Obviamente, estamos falando dos investimentos imobiliários.
Por que escolher os investimentos imobiliários?
Os investimentos imobiliários são aplicações muito vantajosas para quem busca uma alternativa para direcionar seu capital da previdência privada. Eles são aplicações muito seguras, pois possuem valor intrínseco – ou seja, mantêm seu preço estável através das flutuações da economia e não correm o risco de perderem seu valor como ações, no caso de falência das empresas. Isso faz com que sejam capazes de proteger o capital investido até mesmo da inflação, pois o preço do mercado imobiliário tende se manter sólido e acompanhar as mudanças da moeda.
Além disso, os imóveis têm grande potencial de retorno financeiro, gerando renda para o investidor. Isso ocorre através da locação, e por isso é interessante escolher um imóvel que tem facilidade de se manter locado e não gere despesas de manutenção. Assim, é uma ótima aplicação para quem deseja viver da renda dos seus investimentos no futuro.
Outro aspecto importante é que os investimentos imobiliários tendem a ser ótimos negócios para o longo prazo. Enquanto eles mantêm o seu valor estável ao longo dos anos, o potencial de geração de renda com a locação pode se estender por várias décadas, o que faz dos imóveis ótimas opções de investimento para deixar uma fonte de renda garantida de herança para os filhos e para o futuro da família. Se em algum momento a propriedade deixar de ser um negócio interessante, os herdeiros podem coloca-la à venda para resgatar o dinheiro investido, de acordo com a valorização do cenário em que estiverem.
Para mais conteúdos a respeito de investimentos imobiliários, conheça a Vitacon. Visite nosso site para acompanhar os artigos postados no blog e para descobrir os nossos lançamentos disponíveis para investimento na cidade de São Paulo. Esperamos você!
Leia também
Quem casa quer casa
Incorporadoras criaram um site, o Mude.me, no qual familiares e amigos dos noivos podem contribuir para pagar entrada de apartamento para o casal
Como ganhar dinheiro fazendo o que ama no século 21
Nos últimos anos, movimentos em prol de uma escolha de carreira que permita ganhar dinheiro fazendo o que ama receberam maior visibilidade.
Aluguel mesmo sem inquilino? Housi lança plataforma de gestão de imóveis
Na nova plataforma Housi iRent, o locatário recebe um valor fixo por mês da startup, independentemente do seu imóvel ter sido alugado ou não
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: