6 passos simples para se tornar um investidor de imóveis

5 minutos
|22/04/2020
6 passos simples para se tornar um investidor de imóveis
Investimento Imobiliário

Muita gente sonha em ser um investidor de imóveis, e ver o seu dinheiro render em aplicações seguras e rentáveis na área imobiliária. No entanto, nem sempre é fácil começar.

É preciso ter vários cuidados ao entrar na área de investimentos, e aprender a se inserir no mercado de imóveis pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada para quem não sabe por onde ir. Apesar disso, começar a investir em propriedades imobiliárias é mais simples do que parece – basta saber como se preparar devidamente e ter precaução para não cometer erros básicos no caminho.

Para ajudar quem está interessado em entrar neste mundo, preparamos este breve artigo com as principais etapas de preparação antes de começar a investir. Veja a seguir 6 passos simples para se tornar um investidor de imóveis e começar a fazer o seu dinheiro render no mercado imobiliário você também.

Passo 1: Saiba o que quer como investidor de imóveis

Antes de começar a fazer qualquer planejamento ou pesquisa a respeito de investimentos, o investidor de imóveis deve saber quais os seus objetivos com os negócios. Quais as suas prioridades com os investimentos imobiliários? Proteger seu patrimônio e gerar uma renda fixa para a família? Ou fazer investimentos de prazo mais curto, para que possa resgatar o capital investido e colocar em novas aplicações com mais frequência? A principal finalidade é ter lucros mais altos, ou ter mais segurança nos investimentos? Todas estas são perguntas que você deve se fazer antes de planejar seus negócios.

Passo 2: Organize suas finanças

Ter as finanças organizadas é um passo fundamental para que você saiba qual a sua capacidade de investimento. Nesta etapa, é hora de analisar quanto dinheiro você tem disponível para investir, qual seria sua condição ideal em caso de necessidade de um financiamento ou parcelamento, e qual o seu limite máximo de investimento. Não esqueça de incluir nesta análise a reserva de uma quantia de segurança, que possa atender às necessidades da sua família em caso de algum imprevisto sem correr o risco de comprometer o seu investimento.

Passo 3: Aprenda sobre o mercado imobiliário

Estamos chegando cada vez mais perto. No terceiro passo, o investidor de imóveis deve buscar aprender mais sobre o mercado em que quer se inserir. Para isso, você pode utilizar livros, jornais, artigos na internet e pesquisar no próprio mercado os tipos de imóveis que estão disponíveis e seus respectivos preços. É importante buscar entender como funciona os investimentos de forma geral e observar o mercado local onde você pretende investir, conhecendo as áreas mais valorizadas, os imóveis que têm mais demanda, e outros detalhes importantes que serão úteis no momento de tomar suas decisões.

Passo 4: Elabore o seu plano de investimento

Agora que o investidor de imóveis já conhece as principais características de cada tipo de investimento, tem uma ideia dos preços praticados no mercado e sabe quais são os seus objetivos com os negócios, já é possível traçar uma boa estratégia de investimentos. Planeje qual o tipo ideal de imóvel para as suas expectativas, as principais características que você procura, e os limites de valores que você pode praticar. Em caso de querer montar uma carteira, procure por imóveis que se complementam e aumentem a segurança dos negócios, garantindo que você receberá sua renda mesmo se algum nicho do mercado estiver em baixa.

Passo 5: Tenha paciência e disciplina

Ter autocontrole é essencial para um investidor de imóveis. De nada adianta fazer todo o planejamento com calma e cuidado, e deixar as emoções atrapalharem no momento de tomar as suas decisões de negócios. Evite erros básicos com a afobação e tenha paciência para ver os seus investimentos crescerem. Para este passo, uma dica interessante é colocar metas de desenvolvimento que você pode acompanhar, seja para esperar o momento de fazer um novo negócio ou se livrar de um investimento que não está de acordo com suas expectativas, por exemplo.

Passo 6: Peça ajuda quando precisar

Por fim, é importante falar sobre a importância de pedir ajuda. Ninguém se torna um grande investidor de imóveis da noite para o dia. Na verdade, os grandes nomes do investimento imobiliário somente chegaram onde estão por terem aprendido com muitos erros na sua caminhada. Por isso, não tenha receio de procurar ajuda especializada quando precisar, seja no momento de fazer novos investimentos ou de gerenciar os que já possui.

Para aprender mais sobre o mercado imobiliário e receber ajuda com os seus investimentos, conte com a Vitacon. Acesse o blog para acompanhar conteúdos feitos para o investidor de imóveis, e visite nosso site para conversar com a nossa equipe e conhecer empreendimentos inovadores disponíveis para investimento. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp