5 razões para o mercado imobiliário atrair diferentes perfis de investidor

6 minutos
|26/06/2019
5 razões para o mercado imobiliário atrair diferentes perfis de investidor
Investimento Imobiliário

O investimento no mercado imobiliário é uma das classes de ativos mais antigas e populares. A maioria das pessoas sabe disso, mas o que elas desconhecem é quantos tipos diferentes de investimentos e, principalmente, quantos perfis de investidores imobiliários existem.

A característica mais importante com base na qual podemos distinguir os investidores imobiliários é o seu motivo de investimento. Todos os investidores compram imóveis. No entanto, nem todos pelas mesmas razões.

Neste artigo, vamos apresentar as principais categorias de investidores no mercado imobiliário e quais as razões de os imóveis serem grandes atrativos para quem busca investir. Acompanhe.

Os tipos de investimento no mercado imobiliário

Se você está interessado no mercado imobiliário, existe uma variedade de opções possíveis. Embora esse setor apresente muitas oportunidades de lucro, comprar e possuir imóveis requer uma boa quantidade de capital e uma definição da finalidade do que você pretende fazer com ele. Veja, abaixo, algumas opções!

Residencial

São casas, apartamentos ou qualquer outro tipo de moradia onde um inquilino lhe paga para morar na propriedade. Geralmente, a duração dessa locação não ultrapassa mais de 3 anos sem que ocorra uma renovação, que é formalizada em um contrato entre as partes. É a opção mais popular de uso de um imóvel próprio.

Comercial

São as salas e prédios de escritórios. Assim, é possível alugá-los para empresas ou proprietários de pequenos negócios, que pagam um aluguel para usar a propriedade. É comum que esses imóveis sejam alugados por vários anos, o que pode representar um perigo para o seu retorno financeiro, caso aumentem as taxas de locação ou o imóvel se valorize em um curto espaço de tempo.

Industrial

Inclui armazéns industriais utilizados para diversos fins. Os contratos também são de longo prazo e têm fluxos significativos de receita, é claro, desde que não haja uma grande valorização do imóvel durante o período de contrato.

Varejo

Consiste em shoppings e outras lojas de varejo. Em alguns casos, o locador também recebe uma porcentagem das vendas geradas pela loja do inquilino, além de uma renda básica para incentivá-los a manterem a propriedade em condições de alto nível.

Uso misto

São aqueles que combinam qualquer uma das categorias acima em uma única propriedade. Por exemplo, alguém pode alugar um espaço no térreo para abrir uma loja e utilizar os cômodos superiores como moradia.

Os tipos de investidores do mercado imobiliário

Cada investidor tem um perfil diferente, suportando riscos e estipulando objetivos distintos. Quando se leva em consideração o estilo da pessoa, a estrutura da família, o padrão de vida, além de outros fatores, suas escolhas podem variar quando o assunto é investimento. Normalmente, os investidores se enquadram em 5 perfis básicos:

  • Conservador/tradicional, que prioriza a segurança e a liquidez, investindo em ativos com retornos previsíveis.
  • Moderado, que prefere segurança, mas está disposto a experimentar novas formas de investimento, mas sem correr riscos expressivos.
  • Balanceado, que tem intenção de ganhos maiores e diversificados, mas que ainda prefere não correr grandes riscos.
  • Arrojado, que entende que os riscos no curto e médio prazo fazem parte do jogo, pois sabe que terá um bom retorno no longo prazo.
  • Agressivo, que busca o máximo de retorno possível, sem se preocupar com os riscos envolvidos.

As razões do investimento em imóveis atrair diferentes perfis de investidores

Cada vez mais, as pessoas estão entendendo que investir em imóveis é a melhor maneira de garantir uma renda passiva, economizar para a aposentadoria e construir uma carteira de investimentos diversificada.

Se você ainda tem dúvidas sobre o retorno desse investimento, confira, a seguir, algumas das razões que demonstram que a compra e posterior locação de imóveis atrai diferentes tipos de investidores.

1. Diversificação de investimentos

Muitos investidores se esforçam para reduzir os riscos de suas carteiras de investimentos, alocando fundos para vários tipos de ativos e títulos. O investimento em imóveis ajudará a compensar a volatilidade de outros ativos de alto risco, reduzindo, assim, potenciais perdas e proporcionando a você retornos mais estáveis. Dessa forma, ele atrai desde o investidor mais conservador até o mais agressivo.

2. Maior fluxo de caixa

Um benefício fundamental do investimento no mercado imobiliário é o seu potencial para gerar renda, especialmente no longo prazo. A renda gerada a partir de sua propriedade de investimento, muitas vezes, será suficiente para compensar o pagamento do financiamento, impostos, taxas de condomínio e outras despesas, enquanto ainda você recebe uma certa quantia mensal.

3. Proteção contra inflação

Investir em imóveis é uma excelente forma de lutar contra a inflação. À medida que o nível de preços aumenta, o mesmo acontece com o rendimento de aluguel que você recebe da sua propriedade e o valor do seu investimento. Isso significa que os investidores imobiliários estão protegidos contra os efeitos imediatos e de longo prazo da inflação.

4. Investimento permanente

Ao contrário do mercado de ações, o investimento imobiliário não flutua desordenadamente e diariamente. É um investimento que fornece uma renda estável e duradoura. Você simplesmente recebe o aluguel de inquilinos periodicamente e espera o momento certo para vender a propriedade quando o preço valorizar substancialmente.

5. Criação de riqueza

Com o tempo, investimentos imobiliários estrategicamente selecionados podem ser recursos poderosos para o aumento dos seus bens. O valor da sua propriedade de investimento aumenta, principalmente, se ele estiver situado em uma área que está se valorizado. O resultado disso é o aumento da sua riqueza.

O momento atual do mercado imobiliário

Com a oferta de crédito barato para construção e aquisição de móveis, o Brasil deve ter uma boa fase de crescimento no mercado imobiliário. Com taxas de juros baixas e inflação estabilizada, o ano de 2019 deve ser um bom momento para a compra de imóveis.

Com a construção de novas unidades, enquanto muitas pessoas ainda se recuperam da crise econômica dos últimos anos, o preço dos imóveis tem caído, principalmente dos apartamentos para locação.

É claro, ainda existem incertezas políticas que podem contribuir para mudanças no cenário futuro, mas, fazendo a lição de casa, ainda é possível fazer bons investimentos, até mesmo para aqueles que têm o perfil mais conservador e moderado.

E você, ficou interessado em investir no mercado imobiliário? Que tal conhecer as opções de imóveis para investimento da Vitacon? Avalie e escolha aquele que mais combina com o seu perfil de investidor!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp