5 coisas para as quais você deve se preparar ao investir em imóveis

6 minutos
|15/02/2019
5 coisas para as quais você deve se preparar ao investir em imóveis
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis é uma forma eficaz de aplicar o seu dinheiro em um investimento seguro e que oferece diversos benefícios para os negócios do investidor. No entanto, a fase de planejamento é essencial para garantir que você será capaz de tirar proveito de todas as vantagens que um investimento imobiliário pode conceder, além de garantir que estará protegido de eventuais problemas no caminho.

Apesar disso, é comum encontrar investidores que não priorizam a realização de um planejamento eficiente antes de investir em imóveis, ou não sabem que aspectos devem incluir no seu preparo pré-investimento. Por conta disso, podem não conseguir gerenciar seus investimentos imobiliários de maneira eficiente.

Listamos abaixo alguns aspectos importantes que você deve levar em consideração no momento de se preparar para investir em imóveis para otimizar seu investimento e evitar potenciais problemas prejudiciais. Confira a seguir 5 coisas para as quais você deve se preparar ao investir em imóveis e entenda como utilizar o planejamento para garantir o sucesso dos seus negócios imobiliários.

5 coisas para as quais você deve se preparar ao investir em imóveis

1. Planejar sua estratégia de negócios

O primeiro aspecto que deve ser considerado ao se preparar para investir em imóveis é o planejamento da sua estratégia de negócios. Os seus investimentos imobiliários devem ser guiados pelos seus objetivos com a aplicação, assim como as suas preferências de investimento, suas eventuais necessidades a serem supridas com o negócio, e as suas limitações práticas.

Assim, definir estes pontos é essencial para que você seja capaz de traçar as linhas gerais dos investimentos ideais para o seu negócio, de forma que atendam às suas expectativas e supram as suas carências financeiras. Com isto em mente, é mais fácil definir as melhores opções do mercado para investir em imóveis que consistirão em bons investimentos para a sua situação como investidor.

2. Controlar as emoções

Um erro comum ao investir em imóveis é não agir com racionalidade. Assuntos que envolvem ganhos financeiros atingem o emocional com facilidade, e o ramo do investimento imobiliário é especialmente propício a incentivar ações impulsivas e mal pensadas. No entanto, a falta de planejamento em um investimento com capital inicial relativamente alto, como é o caso do investimento em imóveis, pode significar grandes dores de cabeça e um belo prejuízo nas suas economias.

Desta forma, é importante estar preparado para agir de forma calma e racional, analisando as oportunidades de investimento com um olhar direto e objetivo. O planejamento dos objetivos e limitações, mencionados no item anterior, é de grande ajuda neste aspecto. Conhecendo as suas capacidades e as suas metas de maneira clara, é mais fácil manter-se focado nos seus propósitos e pensar sempre no melhor para os seus negócios imobiliários.

3. Entender o mercado e a valorização

Entender o funcionamento do mercado é fundamental para saber os melhores momentos de compra e venda para investir em imóveis. A oscilação da economia interfere diretamente sobre o poder de compra da população e sobre a demanda de imóveis, que por sua vez influencia no aumento ou queda dos preços das propriedades imobiliárias. Assim, é importante saber a capacidade do seu poder aquisitivo e estudar o melhor momento para investir em imóveis com as melhores condições de compra, conseguindo um bom preço inicial para o seu investimento.

Da mesma forma, conhecer o funcionamento da valorização dos imóveis e das diferentes áreas da cidade é uma habilidade importante para quem deseja investir em imóveis. Ao identificar os bairros que já estão bem estabelecidos, as áreas em desenvolvimento, e os sinais de urbanização que indicam estes processos, você será capaz de distinguir as melhores regiões para realizar os seus investimentos imobiliários. Entender as características mais valorizadas dos diferentes tipos de imóvel também funciona da mesma maneira, pois ajuda você a escolher as melhores opções para os seus clientes de acordo com as qualidades de cada propriedade.

4. Compreender as necessidades dos clientes

Cada tipo de imóvel tem alguns perfis de clientes ideais. Um investidor atento, ao fazer suas escolhas na hora de investir em imóveis, deve sempre buscar compreender as necessidades do seu futuro cliente e considerar estes aspectos ao definir a melhor das opções disponíveis no mercado para os seus negócios.

Procurar por imóveis com características capazes de agradar os clientes é a melhor forma de destacar o seu imóvel e assegurar a preferência do público. Isso é uma garantia de que você será capaz de manter a propriedade locada ou vender o seu bem quando quiser, pois conseguirá encontrar clientes verdadeiramente interessados no seu imóvel por conta dos seus atributos e diferenciais.

Desta maneira, encontrar imóveis de qualidade e com aspectos distintivos não é apenas trabalho para quem quer utilizar a propriedade. Os investidores devem se preocupar com a condição física e o conforto que os imóveis podem oferecer para garantir o interesse dos clientes no seu negócio e assegurar o seu lucro com o investimento.

5. Contornar eventuais imprevistos

Deparar-se com obstáculos e imprevistos é um problema normal, sendo que todo o mundo enfrenta contratempos em alguns momentos da vida. Estar preparado para contornar as adversidades nem sempre é possível, mas é a melhor maneira de evitar prejuízos e lidar com estes transtornos eficientemente. Para quem pretende investir em imóveis, o preparo contra imprevistos é ainda mais importante, pois o planejamento pode salvar seu investimento e prevenir danos às suas economias.

Manter uma reserva financeira de segurança é fundamental ao investir em imóveis, por exemplo. Ela será capaz de absorver eventuais imprevistos que demandem dinheiro com urgência, evitando que você seja obrigado a se desfazer do seu investimento para lidar com este contratempo. Retornar o dinheiro de um investimento imobiliário rapidamente é um problema não apenas porque você perde uma fonte de renda e um investimento importante, mas também porque a baixa liquidez que o alto valor destas propriedades ocasiona faz com que normalmente seja necessário baixar bastante o valor de mercado para vendê-la apressadamente – o que significa prejuízo para o seu negócio.

Da mesma maneira, garantias e cuidado com contratos são necessários. Contrate ajuda profissional especializada para revisar todos os documentos antes de assinar para evitar problemas legais com o seu investimento, que também podem levar a perdas financeiras posteriormente.

O preparo é essencial para investir em imóveis de forma segura e rentável. O planejamento ajuda a garantir que você tire o melhor proveito possível do seu investimento imobiliário, aproveitando todos os seus benefícios e escolhendo sempre a melhor opção de investimento para os seus negócios.

Gostou do texto e quer continuar aprendendo sobre o investimento imobiliário? Confira a seguir nosso infográfico e descubra mais sobre investir em imóveis: como começar do zero?

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp