8 dicas para impressionar ao receber amigos no jantar

4 minutos
|11/11/2019
8 dicas para impressionar ao receber amigos no jantar
Decoração

Na correria do dia a dia, nada como sair da rotina sem precisar, também, sair do conforto do lar, certo? Receber amigos no jantar, preparar uma bela recepção, jogar conversa fora, ouvir uma boa música… Não há nada igual para ajudar a aliviar o estresse, a relaxar e a compartilhar bons momentos com quem gostamos.

Para ajudá-lo a tornar esse momento mais prático e especial, confira e aplique nossas dicas a seguir!

Boas práticas para ser um bom anfitrião ao receber amigos no jantar

1. Organize-se com antecedência

Como tudo na vida, até para receber amigos no jantar é preciso se planejar. Para começar os preparativos, você precisa saber questões como: Quantos convidados você receberá? Algum convidado tem restrição alimentar? Será algo mais formal ou descontraído? Vai servir bebidas? O que harmonizar?

Responda essas e outras perguntas-chave com antecedência, assim será muito mais fácil se organizar para essa noite no seu apartamento e impressionar todos os seus convidados.

2. Prepare o que puder antes da confraternização

Nada mais desagradável do que receber amigos no jantar e não participar dele porque você não conseguiu se organizar adequadamente, não é mesmo? Então, tudo o que você puder fazer antes, faça. Deixe tudo “engatilhado” para que, no momento da confraternização, você apenas se encarregue de alguns detalhes pontuais, que só podem ser realizados naquele momento.

3. Pense no espaço disponível e na harmonização

Antes de decidir qual bebida você vai servir, defina os pratos. Mas, para isso, é preciso pensar na estrutura da sua casa. Terá lugares na mesa para todos os convidados? Caso contrário, considere servir um jantar onde eles não precisem de faca ou, ainda, algo mais informal, como finger food, petiscos, etc.

Para improvisar, use uma mesa pequena, aparador, balcão ou até a mesa de centro para colocar as comidinhas mais fáceis de degustar.

Não se esqueça de combinar bebida e comida. Petiscos como bolinhos fritos, salgados e outras comidas de boteco, combinam com uma cervejinha gelada. Massas e queijos, por exemplo, ornam com um bom vinho. Decida o menu e pense em uma bebida para acompanhá-lo.

Dica importante: caso as bebidas sejam servidas geladas, não se esqueça de armazená-las em temperatura ideal. Um dia de calor, com cerveja quente, pode colocar tudo a perder.

4. Não esqueça da sobremesa!

Depois de um bom jantar, todos esperam a tão chegada hora do doce. A dica é preparar a sobremesa no dia anterior para que, na hora de comer, ela esteja no ponto certo. Os clássicos, como mousse de maracujá ou chocolate, creme de papaia e pavês, nunca deixam a desejar.

5. Lembre-se: decoração também é importante

Depois de decidir o que servir, fica mais fácil pensar na decoração. Se o jantar for mais formal, vale a pena investir em uma mesa decorada, com louças mais rebuscadas, guardanapos de tecido, sousplats metalizados, taças, pequenos vasos de flores, castiçais. Vale a pena usar o bom gosto e apostar em elementos mais sofisticados.

Caso o encontro seja mais despojado, puffs, almofadas espalhadas no tapete, arranjos diferentes, louças coloridas e outros elementos mais descontraídos também podem compor o ambiente.

6. Surpreenda com uma playlist de arrasar

A música faz toda a diferença em um encontro especial. De preferência, monte um repertório eclético e que agrade a todos os convidados. Considere as músicas mais calmas e um volume não tão alto, para não atrapalhar a conversa.

7. Faça um brinde

Para tornar o jantar ainda mais memorável, que tal fazer um brinde, celebrando as antigas e novas amizades? É algo simples, mas que demonstrará o seu apreço pelos convidados e os fará sentirem-se ainda mais especiais.

8. Crie uma iluminação acolhedora

Esse é outro detalhe que faz diferença ao receber amigos no jantar. Pense em opções como apagar as luzes diretas e utilizar fontes luminosas indiretas. Por exemplo, spots no chão, charmosas velas perfumadas espalhadas (com segurança) pela casa. Copos e taças podem ser improvisados também como porta-velas, criando um clima mais intimista e informal.

E então, pronto para impressionar ao receber amigos no jantar? Conhece algum outro truque para arrasar como bom anfitrião? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp