Tudo o que você precisa saber para iniciar sua horta comunitária

4 minutos
|29/11/2019
Tudo o que você precisa saber para iniciar sua horta comunitária
Cidade Colaborativa

As hortas comunitárias são funcionais, práticas e garantem alimentos orgânicos fresquinhos para o almoço de muitas pessoas. Além de tudo, são uma boa oportunidade para quem gosta de cultivar variedades e não tem um espaço apropriado para isso dentro do apartamento.

Mas você sabe o que precisa fazer antes de começar a sua horta comunitária? Acompanhe no artigo de hoje as principais etapas para iniciar essa produção.

6 passos importantes para inicia uma horta comunitária

Ter uma horta comunitária é uma ação muito benéfica. Ela possibilita mais contato com o verde em ambiente urbano, contribui com uma alimentação mais nutritiva e livre de agrotóxicos, representa uma economia no orçamento doméstico, entre tantas outras.

Que tal aderir a essa ideia? Para isso, confira as dicas a seguir!

1. Buscar a aprovação dos vizinhos

Antes de qualquer coisa, é necessário que os moradores do condomínio ou da vizinhança mais próxima estejam de acordo com o plantio da horta comunitária. Afinal, estamos falando de um espaço comum a todos.

Então, se você está com essa ideia em mente, não deixe de contatar logo os seus vizinhos, além de sua aprovação, seu engajamento no projeto também é importante. Quem sabe a próxima reunião de condomínio não é um momento oportuno para essa pauta?

2. Encontrar o espaço ideal para a horta comunitária

Para colocar a sua ideia de horta comunitária em açã,o será necessário encontrar um espaço apropriado para ela. Por isso, antes de sair investindo na produção, procure com atenção por um local com boa iluminação, ventilação e acesso.

Esse espaço precisa ter todas as condições favoráveis para o plantio da horta, caso contrário, não haverá bom desenvolvimento das espécies.

3. Planejar o funcionamento da horta comunitária

As rotinas de plantio, manutenção e colheita da horta precisam ser organizadas antes de qualquer coisa. Como estamos falando de um espaço comunitário, se não forem estipuladas regras de convivência, as chances de confusão são muito grandes.

Por isso, determinem os responsáveis por cada detalhe da horta e estabeleçam prazos para cada atividade. Assim, vocês conseguirão aproveitar todos os benefícios dessa ideia, sem maiores empecilhos.

4. Fazer o plantio

A hora do plantio é que de fato inicia a prática da horta comunitária e deve ser feita em conjunto – que tal combinar um dia para que as crianças no condomínio possam participar?

Lembre-se de plantar com cuidado, em dia de clima adequado e sempre respeitando o espaço de cada uma das plantinhas. Realizando o plantio de forma adequada, a sua horta comunitária tem tudo para ser um sucesso!

5. Não esquecer das rotinas de manutenção

As práticas de manutenção são muito importantes para o desenvolvimento das espécies e precisam ser levadas à risca, conforme cronograma estipulado na etapa de planejamento.

Rotinas de rega, poda, adubação e fertilização devem ser consideradas para que as espécies se desenvolvam com saúde. Essa é uma das etapas que mais podem causar ruídos entre os vizinhos. Por isso, vale reforçar a necessidade de deixar as responsabilidades de cada um bem alinhadas.

6. Fazer a colheita

Essa é, sem dúvidas, a etapa mais esperada no planejamento da horta comunitária! Afinal, nada melhor do que colher aquilo que se plantou, não é mesmo? A ideia é que esse seja um momento de integração entre os moradores e, principalmente, de muita diversão. Por isso, quanto mais gente puder participar, melhor!

É nesse momento que as variedades serão colhidas e distribuídas entre aqueles que participaram do projeto. Depois, é só se deliciar e começar um novo ciclo de plantio!

As hortas comunitárias são repletas de benefícios e podem representar momentos muito divertidos de integração entre os vizinhos. Organizando tudo com calma e antecedência, é possível desfrutar de todas as vantagens dessa iniciativa.

E você, o que achou da ideia de iniciar uma horta comunitária? Pensa em colocar esse projeto em prática na sua comunidade? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp