Diversificar investimento em imóveis é uma boa ideia?

5 minutos
|19/06/2019
Diversificar investimento em imóveis é uma boa ideia?
Investimento Imobiliário

Você tem dúvidas se, de fato, diversificar investimento em imóveis é uma estratégia inteligente? Então, sem delongas, já adiantamos a resposta: sim! Diversificar investimento em imóveis é uma ótima ideia, segura e rentável, como espera todo investidor de sucesso. Quer saber o motivo? Continue acompanhando esse artigo.

De fato, alguns dos requisitos que mais atraem os investidores de imóveis é a estabilidade e a segurança, mas isso não dispensa o pensamento estratégico para aumentar as chances de lucro e melhores resultados. Como todo segmento, o investimento em imóveis também pode apresentar riscos, ainda que muito baixos se comparado com outras modalidades – e a diversificação pode ser uma forma de “blindar” ainda mais os seus ganhos.

A seguir, descubra mais sobre as potencialidades de diversificar investimento em imóveis.

Afinal, por que diversificar o investimento em imóveis?

A resposta é simples: ao investir toda a sua renda em um único imóvel, se algo der errado, o seu investimento inteiro estará comprometido.

Na prática, ao investir em imóveis distintos, é possível reduzir o impacto das crises econômicas, além de ser muito mais fácil atingir diferentes perfis de compradores e inquilinos. Outras vantagens que podem fazer total diferença para o seu bolso são:

1. Segurança

Hoje, o investimento em imóveis é o segundo mais seguro do mercado, perdendo apenas para a poupança. No entanto, apesar disso, é preciso se atentar ao risco envolvido na operação, mesmo que as chances sejam realmente baixas.

Isso porque, caso aconteça algum problema em um imóvel, seja de manutenção, desvalorização, baixa procura, etc., o outro estará lá para compensar esse possível prejuízo, balanceando as finanças do investidor.

2. Liquidez

Ao investir em mais de um imóvel, se você, por exemplo, precisar vender uma unidade e utilizar o dinheiro recebido para uma emergência, outros imóveis continuarão lhe rendendo um valor fixo.

Com mais opções, também fica muito mais fácil negociar, apresentar outras soluções, etc. Assim, você não terá tantas dificuldades para contornar imprevistos e manter o padrão esperado.

3. Equilíbrio na oscilação de demandas e baixas sazonalidades

São diversos os motivos que podem fazer com que um tipo de imóvel tenha baixa procura por um determinado período. Caso aconteça esse tipo de situação, diversificando será possível manter seus negócios a salvo com o valor recebido pelos outros empreendimentos.

4. Conhecimento de mercado

Ao diversificar os investimentos de sua carteira, você passa a ter mais domínio e conhecimento em seu mercado de atuação. Essa experiência lhe faz amadurecer como investidor, aprofundar o conhecimento no mercado imobiliário, conhecer diferentes tipos de compradores e locatários e, assim, consequentemente, ser mais assertivo e bem-sucedido em seus negócios.

5. Mais oportunidades

Se você se restringe a investir apenas em casas residenciais, por exemplo, acaba fechando os olhos para outros nichos e perdendo oportunidades de firmar boas negociações. O mercado imobiliário oferece muitas alternativas, e se dá bem quem corre atrás, estuda e investe de acordo com os melhores preços, locais, mudanças de prioridades da sociedade e tipos de imóveis.

Como diversificar o investimento em imóveis?

Existem diversas oportunidades de investimento no mercado de imóveis, as opções variam de acordo com a renda e o perfil do investidor. Confira, a seguir, algumas opções:

Lotes e terrenos

Muito mais barato do que imóveis prontos e, consequentemente, mais fáceis de vender, investir em lotes e terrenos é um bom negócio. Afinal, o preço para venda não será absurdo e a procura tende a ser grande, já que a tendência é a construção de conjuntos residenciais, prédios e áreas industriais.

Imóveis na planta

Comprar um imóvel na planta e vender após a entrega da chave pode ser um negócio muito lucrativo, já que o preço aumenta consideravelmente depois que o empreendimento é construído.  No entanto, para isso, é preciso analisar bem atentamente questões como a qualidade do imóvel e de seu futuro acabamento, reputação dos responsáveis pela obra, localização, potencial de valorização e de venda.

Apartamentos

Os apartamentos ditam o novo padrão de moradia das famílias brasileiras e são muito procurados, tanto para compra como para aluguel. Por se tratar de ambientes menores, comumente apresentam custo atrativo, o que facilita a busca por empreendimentos bem localizados, com alto potencial de valorização.

Dentro desse nicho, os apartamentos compactos estão entre as opções de investimento com melhores perspectivas de retorno no contexto atual do público, que busca uma hipermobilidade e ambientes mais otimizados e práticos.

Empreendimento coliving

nova tendência de moradia urbana vem revolucionando não só o jeito de morar, como de viver e compartilhar as experiências. Esse tipo de empreendimento, que já é consolidado em muitos lugares do mundo, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, em busca do resgate do senso de comunidade, de moradias mais inteligentes e com recursos para otimizar seu tempo e sua qualidade de vida.

Salas comerciais

Este é um excelente tipo de investimento, já que os contratos costumam ser mais longos do que os de casas e apartamentos, além de possuir condições especiais de financiamento.

O mercado imobiliário oferece muitas oportunidades para os investidores e todas podem ser extremamente rentáveis quando adquiridas depois de bem estudadas. O que é importante reforçar é que, não só nesse segmento como em todos os outros, quanto maior for a diversificação, maior a chance de lucrar e de atravessar crises econômicas ou imprevistos sem perda de patrimônio.

E então, pronto para diversificar investimento em imóveis? Para se preparar e fazer um bom negócio, confira nosso infográfico sobre as potencialidades dos apartamentos compactos.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp