6 dicas de como ter mais disciplina para quem faz home office

5 minutos
|23/07/2020
6 dicas de como ter mais disciplina para quem faz home office
Carreira

Saber como ter mais disciplina na rotina de trabalho é uma das maiores dificuldades de quem faz home office. Sem dúvida, a ideia de home office oferece diversas vantagens que fazem com que este conceito seja atraente a muitas pessoas, como a flexibilidade para definir os seus horários de rendimento e de descanso, poder evitar o stress e a perda de tempo diária dos deslocamentos até o local de trabalho, e a possibilidade de usar roupas mais confortáveis para trabalhar, entre outros.

No entanto, é claro que o home office também tem as suas desvantagens. Ao perder as estruturas tradicionais da rotina de trabalho, não é difícil se perder nos horários de rendimento e começar a misturar as atividades profissionais com a sua vida privada, o que pode gerar ainda mais incômodos e stress do que o seu trabalho em escritório.

Desta forma, o desafio de descobrir como ter mais disciplina na sua rotina de home office se baseia na busca por encontrar uma forma de equilibrar a vida profissional e a vida pessoal. Para isso, há uma série de cuidados que você pode tomar para ajudar a organizar seus períodos de trabalho e evitar ter problemas de produtividade ou diminuição na qualidade de vida.

Confira a seguir 6 dicas de como ter mais disciplina no home office para aumentar seu rendimento e evitar que o trabalho interfira na sua vida pessoal.

Organize seu ambiente de trabalho

Ter um espaço bem limpo e organizado é essencial para manter a sua produtividade em dia. Uma das melhores formas de como ter mais disciplina no seu home office é escolher um espaço calmo e bem iluminado da casa para definir como sua estação de trabalho, transformando aquele local em um pequeno escritório para que você tenha à mão tudo o que precisa para cumprir suas funções e evite acabar espalhando seus materiais de trabalho pela casa inteira.

Evite pontos de distração e interferências no seu escritório

A sua estação de trabalho em casa é como o seu escritório. Assim como em uma empresa você deve evitar distrações como o celular ou a conversa com os colegas para que possa ter um bom rendimento, em casa você também deve buscar formas de dispersão enquanto está trabalhando. Tente ficar longe da televisão ou das áreas de convivência, para não se perder com programas ou interrupções frequentes e ter mais facilidade em manter o foco e a concentração nas suas atividades.

Como ter mais disciplina com um cronograma de rendimento

Definir horários de trabalho é uma dica muito importante de como ter mais disciplina no home office. Por mais que você possa aproveitar a flexibilidade de horários para ajustar os seus períodos de rendimento conforme for mais confortável para você, é necessário estabelecer limites claros dos momentos de trabalho e das pausas para descanso. Assim, você tem controle total do tempo que está dedicando ao trabalho e pode descobrir em que horários é mais produtivo para reservar estes momentos às atividades profissionais, por exemplo.

Converse com a família e colegas de quarto

Normalmente, a casa é o nosso local de descanso e descontração. É importante avisar seus familiares, filhos, colegas de quarto ou outras pessoas que convivem em sua casa que em alguns horários estabelecidos você estará trabalhando e, por isso, não deve ser interrompido. Peça que evitem gerar barulhos muito altos ou que procurem você com frequência nestes espaços de tempo, para que possa manter o foco nas suas atividades e não caia na armadilha das distrações.

Mantenha uma rotina saudável

Como falamos anteriormente, é essencial ter horários definidos quando o assunto é como ter mais disciplina no trabalho de home office. É importante ter em mente que, por mais que você possa escolher quando trabalhar, manter uma rotina é uma boa maneira de ter bom rendimento, pois você já entra no “modo profissional” quando sabe que está na hora de trabalhar. Além disso, assim você evita correr o risco de ficar muito desleixado ou se dedicar demais às suas atividades profissionais, deixando de fazer pausas para descansar e se alimentar corretamente para ficar trabalhando.

Diferencie a vida pessoal da profissional

Ao trabalhar de home office, é muito fácil deixar que o trabalho acabe se confundindo com as suas atividades da vida pessoal. Crie divisões claras de espaço e de horário para manter suas coisas profissionais longe da rotina da sua família, estabelecendo limites de quando e onde vão as suas coisas de trabalho. Não misture os seus objetos utilizados para as tarefas profissionais com o resto da casa, e não coloque outras coisas no seu ambiente de trabalho.

Saber como ter mais disciplina no seu home office não é uma coisa que vai acontecer de um dia para o outro. Apesar disso, com um pouco de paciência e força de vontade é possível passar pelo processo de adaptação e criar hábitos mais saudáveis para conseguir criar um bom ambiente de trabalho seja onde for. Para mais conteúdos sobre investimentos imobiliários e qualidade de vida, conheça a Vitacon – uma empresa comprometida em mudar a vida na cidade. Esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp