Comunicado ao mercado: parceria entre brMalls e Vitacon

6 minutos
|15/08/2022
Comunicado ao mercado: parceria entre brMalls e Vitacon
A Vitacon

Comunicado ao mercado realizado em 15 de março de 2022

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A.,companhia aberta com endereço na Avenida Afrânio de Melo Franco n° 290, 1° andar, na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o n° 06.977.745/0001-91 (“brMaIIs” ou “Companhia”), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral parceria com a incorporadora Vitacon para desenvolver prédios residenciais e de centros médicos que totalizam cerca de 210 mil m² de área privativa.

A brMalls e os coproprietários dos ativos fornecerão os espaços em troca de parte das áreas construídas pela Vitacon. A parceria envolve 20 torres em 7 shoppings do portfólio brMalls, que vão criar valor para Companhia através da geração de novas receitas, além de incrementar e qualificar o fluxo de pessoas em nossos espaços. A receita proveniente da permuta tem remuneração mínima garantida, e considerando a participação de 100% dos empreendimentos, resulta em aproximadamente R$ 325 milhões. Os primeiros empreendimentos têm previsão de lançamento em 2023 e a primeira entrega está planejada para 2026.

A Vitacon nasceu há 12 anos com sonho de reinventar a vida das pessoas nas cidades. Seus projetos mudaram o jeito de usufruir a cidade, desenvolvendo prédios com tecnologia, serviços, mobilidade urbana, economia compartilhada e sustentabilidade. Com mais de 90 projetos entregues e em desenvolvimento na capital paulistana e, milhares de vidas impactadas, a Vitacon contribuirá para, junto a brMalls, construir os shoppings do futuro.

BR Malls Participações S.A.

VITACON Participações S. A.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que a Vitacon espera dessa parceria? Quais os resultados esperados em termos financeiros, de clientes, de marca e relevância?

Para a Vitacon, a parceria é um marco em seus 12 anos de operação. A Vitacon sempre teve a ambição de explorar outros modelos de parceria no Brasil,e este projeto nos coloca em outro patamar em relação a conceito e relevância alinhados com a marca Vitacon. Os 7 projetos atendem a ambição da incorporadora e serão naturalmente adicionados ao seu cronograma de lançamentos, com os demais projetos no pipeline.

Essa parceria abre espaço para expansão da Vitacon fora da capital paulista?

A Vitacon prioriza a parceria com projetos alinhados a sua essência e na obtenção de máxima rentabilidade a seus clientes. Nesse contexto, uma expansão geográfica fará sentido e será analisada como projeto e parcerias que tragam valores aos stakeholders da companhia.

Haverá troca de ações? Qual o modelo de negócios da parceria?

Não haverá troca de ações. O modelo de negócio consiste na construção de torres pela Vitacon, a partir da aquisição de parte dos terrenos disponíveis em shoppings da brMalls. O pagamento dos terrenos será dado através de permuta financeira, ou física, dependendo de cada caso.

O que seria o modelo de permuta mencionado no fato relevante?

O modelo de permuta, de uma forma “simplista”, significa troca. Nesse modelo, entre BR Malls e Vitacon, essa permuta pode ocorrer de duas formas: permuta física, onde uma parte entra com o potencial construtivo e a Vitacon fará a construção e devolverá a BR Malls unidades prontas que serão comercializadas. A segunda forma seria permuta financeira, onde a BR Malls terá um percentual das receitas de comercialização de cada empreendimento.

A BR Malls terá participação acionária na Vitacon e vice-versa?

Não, como dito acima será uma parceria pautada em modelo de permuta.

É uma parceria exclusiva? Vitacon poderá se unir a outros Players do segmento malls? E BR Malls poderá se unir a outros incorporadores nesse mesmo modelo de parceria?

A Vitacon tem a ambição de buscar parceiros que tenham a ambição de transformar a forma de morar, trazendo inovação, tecnologia, comodidade, e felicidade para seus usuários. A brMalls possui um portfolio variado de equipamentos e continuará buscando a melhor forma de agregar valor ao seu negócio.

Como foi o processo de escolha da Vitacon pela BR Malls?

Pelo seu posicionamento inovador e disruptivo, a Vitacon sempre foi procurada por empresas de diversos segmentos em busca de ampliação de awareness, receitas e forças competitivas. Nesse sentido, BR Malls foi uma das empresas em que a Vitacon mais se conectou em relação a valores, atuação e time, o que fez com que a parceria prosperasse e chegasse a esse fechamento de sucesso.

Quais os shoppings e locais envolvidos na negociação?

Os locais escolhidos pela Vitacon e BR Malls para essa parceria foram identificados de maneira estratégica buscando o melhor mix de localização, potencial e aderência ao nosso DNA. Em breve, esses locais serão divulgados, assim como o cronograma de cada lançamento.

Os empreendimentos serão unidades residenciais ou corporativas? Haverá venda a varejo?

Teremos torres residências, comerciais, e, potencialmente, BTS “built to suit”, modalidade na qual a torre é construída para atender um comprador único com proposta específica. BTS podem ser universidades, escolas, centros clínicos, etc.

Quem terá preferência na comercialização das unidades construídas?

A estratégia comercial e a operacionalização do processo de vendas serão liderados pela Vitacon, com sua expertise em plataformas digitais de vendas, parcerias estratégicas e seu time interno de alta performance.

A Housi vai explorar as unidades dessa parceria?

A Housi, empresa do grupo Vitacon, não está contemplada nessa parceria. Porém, caso avaliemos em conjunto que faça sentido o oferecimento dos serviços Housi nos projetos, os mesmos serão incluídos na comercialização/operacionalização.

Os empreendimentos serão construídos ao mesmo tempo? Quando começará? Por qual começará? Qual o cronograma?

O primeiro lançamento deverá ocorrer em 2023 e a primeira entrega em 2027. Não serão lançados ao mesmo tempo e soltaremos o cronograma em momento oportuno.

Já temos imagens dos projetos? Quem será o arquiteto dos projetos?

Estamos em processo de avaliação dos melhores escritórios de arquitetura para cada projeto, considerando localização, perfil de mercado e o shopping já existente no local.

Qual será a construtora escolhida para os projetos?

A Vitacon contratou uma gerenciadora de muita credibilidade no mercado para conduzir mapeamento das construtoras locais onde, junto com a BR Malls, escolherão o melhor parceiro para cada empreendimento.

A BR Malls terá exclusividade de ter torre Vitacon na praça onde a parceria existir?

Não, a Vitacon poderá incorporar nos mercados locais dos projetos conforme sua ambição e estratégia.

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