Como otimizar uma viagem a trabalho para seus colaboradores

5 minutos
|25/10/2019
Como otimizar uma viagem a trabalho para seus colaboradores
Viagens

E para não tornar essa viagem a trabalho um componente oneroso no orçamento empresarial, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos do planejamento de tais momentos, assim como buscar soluções inovadoras para tornar essas incursões mais lucrativas e econômicas quando for possível.

Para ajudá-lo nisso, neste artigo, acompanhe algumas dicas que podem otimizar uma viagem a trabalho. Planejamento, estudo de alternativas, inovação e o cumprimento de cronogramas estão entre as boas práticas. Acompanhe a seguir.

1. Escolha muito bem a localização da hospedagem

Este ponto deve ser central no momento de planejar uma viagem a trabalho. Com uma boa localização, outras economias podem se mostrar facilitadas, entre elas a redução de custos e mesmo de tempo com deslocamento.

Por exemplo, para uma prestação de serviço mais complexa, que se estenda por semanas, ou, no caso de um trabalho que seja recorrente, torna-se muito mais vantajoso estabelecer-se próximo a esses locais.

2. Estude alternativas de transporte

Seja para o deslocamento até outra cidade ou entre bairros, existem diversas alternativas que podem baratear os custos de transporte sem tirar o conforto e a praticidade de quem viaja.

Aplicativos de transporte, por exemplo, são formas econômicas com relação aos custos de táxi. Já se pensarmos em uma série de deslocamentos em um curto espaço de tempo, o aluguel de um veículo pode se mostrar mais vantajoso. Por sua vez, se a demanda do colaborador em viagem envolve transporte de pequenas cargas, o aluguel de uma pequena caminhonete também pode ser uma boa solução.

O planejamento dos transportes também pode ser facilitado pela escolha do local de estadia, como vimos no tópico anterior.

3. Faça um planejamento detalhado da viagem a trabalho e evite custos imprevistos

Este é um dos aspectos mais cruciais quando o assunto é otimizar uma viagem a trabalho. Sem planejamento, os gastos de última hora se elevam e as alternativas mais econômicas podem ser deixadas de lado em nome da pressa e da urgência.

Sendo assim, consulte preços, estude alternativas, faça cotações com diferentes fornecedores. É na etapa de planejamento da viagem que se cria cronogramas e se desenvolve saídas incomuns para problemas comuns e que, assim, os custos podem cair drasticamente, sem afetar a qualidade e o conforto dos seus funcionários.

4. Lembre-se: o conforto não pode ser deixado de lado

Nenhuma economia torna-se duradoura se sua contrapartida for a precarização. É, sim, possível economizar quando planejamos bem uma viagem a trabalho – e sem prejudicar o bem-estar dos colaboradores da empresa.

Expondo os funcionários a repetidas viagens com baixa qualidade de estadia ou transporte, por exemplo, perde-se a confiança na relação de trabalho e causa-se o seu desgaste. Portanto, opções que melhorem a qualidade da viagem e ofereçam menor custo são alternativas ideais de serem aplicadas.

Essa saída pode parecer ideal demais ou até inviável em um primeiro momento, mas saiba que não é bem assim. Assim como os aplicativos de transporte que baratearam a locomoção nas grandes cidades um dia foram utópicos, outras modalidades de estadia estão surgindo e podem ser ótimas soluções a serem levadas em conta.

Hoje, alugar um apartamento pode se tornar menos oneroso do que entrar e sair frequentemente de hotéis. A estadia em um apartamento puxa para baixo os preços de alimentação e também compensa muito se pensarmos no conforto e na privacidade providas por essa acomodação individual a seus colaboradores.

Se pensada como uma solução de longo prazo, o apartamento também pode abrigar trabalhadores de diferentes funções, que chegam e vão em diferentes datas, tudo isso com o custo bastante reduzido. A compra de um imóvel com a função de acomodar colaboradores que fazem uma viagem a trabalho também é uma alternativa inteligente se avaliarmos que, além de reduzir os custos dessas viagens, o apartamento torna-se um investimento da empresa.

Considerações finais

Neste artigo, vimos diferentes soluções que podem ser aplicadas frente à questão de tornar mais vantajosa uma viagem a trabalho. No entanto, naturalmente, todas essas questões passam pelo planejamento e pelo cumprimento desses cronogramas e projeções.

Sejam vantagens de curto, médio ou longo prazo, somente o planejamento aplicado de uma viagem é capaz de provê-las. Com o estudo de possibilidades, com o pensamento inovador e “fora da caixa”, podemos obter qualidade e economia em uma mesma opção, alcançando o que se entende por otimização em seu sentido mais abrangente.

Atualmente, soluções incomuns para problemas corriqueiros podem rapidamente se estabelecer como padrões para o tratamento de certas situações. É o caso dos aplicativos de transporte, dos bancos digitais e dos aplicativos de entrega de alimentos e entregas em geral, por exemplo.

Adquirir um apartamento ao invés de gastar repetidamente com hotéis é uma solução que tem se mostrado vantajosa no curto e no longo prazo. Ainda, o investimento em imóvel é seguro e contribui para ampliar o patrimônio de sua empresa no decorrer do tempo.

E então, pronto para otimizar a viagem a trabalho para seus colaboradores? Para obter mais dicas úteis para esse planejamento, baixe gratuitamente nosso infográfico apresentando os benefícios do HOUSI, da Vitacon, para a sua empresa.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp