8 coisas sobre coliving que ninguém te conta

6 minutos
|30/08/2019
8 coisas sobre coliving que ninguém te conta
Millennial Trends

Muito mais do que economia compartilhada, o conceito de coliving é que dita, agora, os rumos das moradias ao redor do mundo. O estilo de vida que já está consolidado na Europa e nos Estados Unidos vem ganhando adeptos em outros países – inclusive no Brasil. E o feedback das pessoas que optaram por viver compartilhando muito mais do que uma casa, mas, também, experiências de vida, tem sido bastante positivo.

Cada vez mais popular devido à sua forma acessível, descomplicada e que promove uma troca de vivências e ideias, o coliving está revolucionando o estilo de moradia convencional. Mas, por se tratar de algo relativamente novo em nosso país, pode ser que você ainda não saiba exatamente como o coliving funciona na prática.

Pensando nisso, a seguir, confira 8 coisas sobre coliving que ninguém te conta.

1. Coliving não é só para estudantes

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o coliving não é uma opção apenas para estudantes. Em prédios que contam com áreas compartilhadas, é comum encontrar pessoas já estabelecidas em suas carreiras, casais, público de terceira idade…

Isso porque os motivos para aderir ao coliving são diversos, assim como as fases da vida. Portanto, ao aderir a essa ideia, você terá como vizinhos pessoas bastante diferentes, o que contribuirá ainda mais para qualificar interações e gerar aprendizado.

2. O coliving é uma ótima opção para quem valoriza a sustentabilidade

Muitos desses imóveis adaptados para coliving já possuem um sistema de reaproveitamento de água e captura de energia sustentável. Além disso, o fato de compartilhar espaço e serviços gera ações bem mais sustentáveis.

Por exemplo, há prédios que contam com lavanderia compartilhada. Essa opção ajuda – e muito – a reduzir o consumo de água durante a lavagem de roupa.

Também há empreendimentos que contam com iniciativas de estímulo a uma mobilidade mais sustentável – como áreas de bicicletário, parceria com empresas de bike shaking e que oferecem carros e outros meios de transporte compartilhados entre seus moradores.

3. O coliving possui princípios fundamentais

O coliving, muito mais do que uma forma de morar, é um manifesto de valores. As pessoas, cada vez mais, buscam opções de consumo, de relacionamento e, também, de moradia que estejam alinhados a suas crenças e valores. E o coliving é uma modalidade que já nasceu com essas questões bem definidas.

O manifesto, criado pela Coliving.org, apresenta os principais fundamentos desse movimento:

  • Comunidade em harmonia e equilíbrio com a individualidade.
  • Aproximação de pessoas e troca de experiências.
  • Consumo pensado na colaboração.
  • Projeção compartilhada de moradias.
  • Economia de recursos naturais.
  • Divisão de decisões e tarefas.

4. Normalmente, os imóveis com essa vocação são super bem localizados

Como você deve saber, o m² em áreas privilegiadas costuma ser bem caro. A partir disso, muitas pessoas encontram em prédios com espaços compartilhados a melhor solução. Isso porque esses empreendimentos, geralmente, são muito bem localizados, próximos a meios de transporte, universidades, grandes centros de negócios, parques, locais de lazer…

5. A estrutura desse tipo de empreendimento é bastante funcional

Esse tipo de empreendimento é planejado para otimizar ao máximo cada espacinho do prédio, suas áreas privativas e comuns. Geralmente, prédios inspirados no conceito de coliving e economia compartilhada, contam com:

Quarto individual

Existem algumas opções com quartos compartilhados, mas a principal procura é por moradias com quartos individuais e áreas comuns coletivas. Afinal, compartilhar é bom, mas ter a sua privacidade em alguns momentos também é importante.

Casa/apartamento mobiliado

Em muitos casos, tudo o que o novo morador precisa fazer é levar suas malas e itens pessoais. Os móveis já estão por lá, não é preciso se preocupar!

Internet

Com tanta gente moderna junta, internet não poderia faltar, e, por isso, é ofertado um serviço de qualidade e alta velocidade aos moradores. Em alguns empreendimentos, a internet não é apenas para desktops ou dispositivos móveis. Já há casos de uso de Internet das Coisas (IoT) para facilitar – e muito – o dia a dia de quem vive nesses ambientes.

Por exemplo, você não acha que é super prático ligar luzes, sistema de som ou sua TV apenas com um comando de voz? Ou quem sabe programar sua cafeteira para que, ao acordar, o seu café já esteja pronto e quentinho? Acredite, isso já é possível!

6. Prédios com esse perfil são muito seguros

Algumas pessoas podem achar que, por estimularem o compartilhamento e uma interação maior, esse tipo de empreendimento não é seguro. Bem pelo contrário.

Esses prédios comumente contam com diversos recursos para torná-los bastante <u>seguros</u>, como portaria 24 horas e monitoramento remoto.

7. Esses empreendimentos ajudam a otimizar o tempo

Não ter que se deslocar para ir à academia, lavanderia ou mesmo ao trabalho, com certeza, ajuda a garantir mais qualidade de vida e otimização do tempo, certo?

Empreendimentos coliving já contam com uma ampla gama de serviços e espaços compartilhados. Tudo isso ajuda você a aproveitar melhor as horas do seu dia.

8. Prédios com essa proposta são uma ótima opção de investimento

O coliving é uma tendência já consolidada em diversas nações, que tem tudo para se expandir nos próximos anos em terras brasileiras – e o cuidado com detalhes como acabamento, segurança, aproveitamento de espaços, integração com a tecnologia e otimização das áreas comuns, deve atrair cada vez mais pessoas para essa proposta.

Dessa forma, esse é um tipo de moradia que deve ser cada vez mais requisitada, por isso, é uma boa hora para comprar o seu e fazer um bom negócio. Se no futuro você precisar mudar, saberá que seu investimento continuará valorizado.

E então, pronto para embarcar nesse novo estilo de vida? Se você já aderiu ao conceito de coliving, compartilhe com a gente as suas experiências nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp