Seu medo de perder dinheiro ao investir em imóvel é justificável?

7 minutos
|28/02/2019
Seu medo de perder dinheiro ao investir em imóvel é justificável?
Investimento Imobiliário

O investimento imobiliário é conhecido por ser uma aplicação financeira segura e recheada de benefícios, sendo uma das modalidades de investimento mais populares no Brasil. Apesar disso, ainda é muito comum encontrar potenciais investidores deixando de fazer negócios por receio de perder dinheiro ao investir em imóvel.

Mas por que este medo de perder dinheiro ainda é tão presente no investimento imobiliário? Investir em imóvel realmente oferece tantos riscos para o investidor? Como evitar estes riscos e fazer negócios imobiliários de forma segura e rentável?

Confira a seguir se o seu medo de perder dinheiro ao investir em imóvel é justificável, e entenda por que manter um pouco deste receio pode ser uma maneira saudável de fazer com que seus negócios sejam sempre bem-sucedidos.

A precaução é essencial em investimentos

Uma das principais regras do investimento é que a sua aplicação financeira deve sempre impactar positivamente sobre as suas economias. Para que isto aconteça, é fundamental priorizar o planejamento da sua aplicação e encarar o investimento de forma objetiva, analisando de forma racional o seu potencial de sucesso e evitando agir de forma impulsiva.

Neste sentido, o seu medo de perder dinheiro ao investir em imóvel é mais do que justificável – é um aspecto fundamental para garantir que você planeje suas ações com cautela. O receio pela saúde das suas finanças pode ajudar por fazer com que você procure sempre pesar as características de todas as oportunidades de investimento levando em consideração a segurança do dinheiro aplicado.

A segurança de investir em imóvel

Apesar de que o medo de perder dinheiro pode ser um aliado importante para lembrar de fazer as suas decisões de investimento com precaução, é importante também lembrar que investir em imóvel é considerada uma modalidade de aplicação bastante segura para os padrões do mercado. Mesmo sendo um investimento de renda variável, sem garantias de taxa fixa ou tempo designado para recebimento do retorno financeiro, o mercado imobiliário oferece vários benefícios que aumentam a segurança do investidor e garantem a proteção do dinheiro investido.

Há quem diga que não existe investimento 100% seguro. No caso do investimento imobiliário, é inegável que existe a possibilidade de prejuízo. As oscilações econômicas podem interferir profundamente no mercado imobiliário, pois alteram diretamente a capacidade de compra e aluguel da população. Assim, momentos de resfriamento na economia também costumam diminuir a procura por imóveis – o que significa estagnação para os investidores.

Da mesma maneira, outros problemas podem surgir para atrapalhar o investimento dos proprietários: avarias no imóvel, acidentes como alagamentos ou incêndios, mudanças na demanda, e desvalorização de áreas da cidade são bons exemplos de situações negativas para investidores imobiliários.

Mesmo com todas estas possibilidades, o investimento em imóveis ainda se mantém como uma aplicação relativamente segura. As propriedades imobiliárias sempre conservam o valor do seu espaço dentro da cidade – que é gradativamente mais disputado. Assim, mesmo com a desvalorização da edificação ou mesmo da área do imóvel, ele dificilmente perderá seu valor de forma abrupta.

Por este mesmo motivo, investir em imóvel é uma forma eficaz de proteger o seu patrimônio e garantir que o seu dinheiro está aplicado em um investimento duradouro. Os imóveis, principalmente residenciais, são necessários mesmo em momentos de crise, o que garante boas chances de recebimento de retorno financeiro mesmo em períodos negativos.

O imóvel também protege o seu dinheiro da desvalorização. Ao deixar o seu dinheiro parado na poupança, ele está progressivamente perdendo valor por conta da inflação. Aplicado em um imóvel, você garante que esta quantia está protegida pelo valor da propriedade.

É necessário entender o medo para superá-lo

É comum ter receio de fazer maus negócios e perder dinheiro ao investir em imóvel, principalmente entre investidores iniciantes e pessoas que tiveram pouco contato com o mercado imobiliário. A falta de conhecimento sobre esta área de investimentos é a principal fonte de insegurança e sentimento de dúvida quanto à confiabilidade deste tipo de aplicação.

Para suprimir este medo, o ideal é que o investidor procure formas de aumentar sua capacidade de discernimento, com o objetivo de se tornar progressivamente mais confiante e apto a compreender as melhores oportunidades de investimento imobiliário para os seus objetivos e necessidades. Afinal, a melhor maneira de superar o medo de investir em imóvel é aprender como lucrar e fazer bons negócios dentro do ramo imobiliário. Com isso, os maiores aliados para quem deseja investir em imóvel são o planejamento e a experiência de mercado, como veremos no item abaixo.

A solução para o medo é o segredo para bons negócios

Como mencionamos anteriormente, os investimentos imobiliários estão atrelados a vários agentes externos que podem influenciar no sucesso e lucro das suas aplicações. No entanto, é importante ter em mente que o correto planejamento pode evitar a grande maioria dos desafios que podem surgir ao investir em imóvel, sendo o responsável por assegurar que o investimento terá um impacto positivo nas suas economias. Assim, é o planejamento que garante que o seu investimento irá se manter saudável e gerando retorno para as suas finanças.

Existem várias ferramentas à disposição dos interessados que podem auxiliar no processo de planejamento e aprendizado. É possível estudar sobre o mercado imobiliário, buscando entender o funcionamento das dinâmicas deste tipo de investimento e aplicar o conhecimento teórico aos seus negócios.
Para quem não possui tempo ou disposição para este tipo de atividade, existem empresas e profissionais que oferecem serviço especializado de ajuda e orientação para investidores imobiliários. Assim, é possível contratar especialistas que se comprometem a auxiliar no processo de identificar as melhores oportunidades para quem deseja investir em imóvel e até mesmo no gerenciamento posterior das suas aplicações imobiliárias.

A experiência que o contato com o mercado imobiliário gera também é uma importante aliada. Não é por menos que os investidores mais experientes tendem a ficar cada vez mais confiantes com o tempo: a ampliação da visão de mercado e aumento da compreensão das possibilidades de lucro facilitam na realização de negócios bem-sucedidos e rentáveis.

Da mesma maneira, investir em imóvel através de empresas que têm experiência no mercado é uma boa maneira de começar a fazer negócios de forma segura, pois você estará utilizando o conhecimento de especialistas quanto pode ter a confiança de que os empreendimentos serão de qualidade e terão procura no mercado.

Ter medo de perder dinheiro com investimentos é natural e pode ser uma boa maneira de se manter precavido em suas aplicações financeiras. No entanto, investir em imóvel é uma modalidade de investimento bastante segura e que oferece diversos benefícios para os seus investidores, sendo que o planejamento é um aliado essencial para garantir que você aproveite tudo que o mercado tem a oferecer enquanto assegura a proteção do seu dinheiro.

E você, ainda tem medo de perder dinheiro ao investir em imóvel? Continue aprendendo sobre o investimento em imóveis com o nosso próximo artigo chamado “X pontos-chave de um investimento imobiliário bem sucedido”, e descubra como fazer negócios imobiliários seguros e lucrativos.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp