Por que o coliving é tendência de investimento que cresce?

6 minutos
|24/10/2019
Por que o coliving é tendência de investimento que cresce?
Investimento Imobiliário

O coliving é uma tendência de investimento em crescimento e atrai a atenção de muitos investidores que buscam pelas oportunidades mais rentáveis. Você já ouviu falar sobre os conceitos de compartilhamento e economia colaborativa? Além de afetar o consumo de produtos e serviços, eles também chegam no mercado imobiliário.

Imagine que você more em um apartamento compacto com apenas quarto e banheiro. Todas as suas outras necessidades podem ser supridas por áreas compartilhadas: cozinha, área para lavar as roupas, sala de estar, espaço para coworking, área de lazer, academia. Dessa forma, torna-se mais simples e prático cuidar da sua casa, não é?

Apesar de parecer um conceito muito diferente para uma boa parte dos brasileiros, para uma parcela da população esse estilo de vida sustentável é ideal – e o esperado é que o número de pessoas com essa visão seja cada vez maior. Isso significa que o coliving é tendência de investimento em crescimento.

Ficou interessado no conceito de coliving para potencializar os seus investimentos? Veja ao longo deste artigo como esse conceito pode levar a um grande crescimento nos resultados.

Como funciona o coliving?

O coliving tem um funcionamento baseado na colaboratividade e no compartilhamento de espaços e recursos. Em vez de cada um dos moradores de um condomínio instalar equipamentos para prática de ginástica em seu apartamento, eles podem compartilhar uma área bem equipada com os melhores aparelhos – gerando uma redução no consumo e nos custos para todos.

O conceito de coliving funciona com a aplicação dessa mesma lógica. Em alguns condomínios, são compartilhadas apenas as áreas de lazer e esportes, enquanto, em outros, esse conceito é explorado a fundo para permitir o compartilhamento de grande parte das necessidades do dia a dia.

Para um trabalhador que passa o dia todo fora de casa, é mais prático usufruir de uma academia compartilhada, lavar suas roupas na área de serviço do condomínio e fazer uma refeição em uma cozinha equipada com tudo o que há de melhor.

Por que o coliving é tendência?

Reconhecendo os benefícios do coliving, muitas pessoas se sentem atraídas por esse estilo de vida. Enquanto há aquelas acostumadas com um outro estilo de vida, que não abrem mão de uma ampla casa com seus bens, a nova geração tem um desprendimento maior da posse de bens materiais e está focada em usufruir dos serviços necessários para uma boa qualidade de vida.

Veja por quais motivos o coliving é tendência:

Mudança no comportamento dos consumidores

O coliving é tendência por conta de uma mudança no comportamento dos consumidores. Quando existe um foco maior nos benefícios do que na posse de bens, surgem novas formas de entregar produtos ou serviços: um aplicativo de carona colaborativa em vez de ter um carro, a possibilidade de alugar bicicletas quando for necessário em vez de comprar uma, o uso de um espaço de coworking em vez de uma sala própria, etc.

É essa mudança no comportamento dos consumidores que explica a popularidade dos empreendimentos coliving. Não é necessário ter um apartamento espaçoso e equipado com diversos aparelhos que são usados raramente. A possibilidade de compartilhar espaços quando for preciso é mais atrativa para esses novos consumidores.

Facilidade e praticidade

Outro motivo pelo qual coliving é tendência é a praticidade gerada para pessoas que têm uma rotina agitada. Sem muito tempo para ficar em casa, não faria sentido montar um escritório e mantê-lo sempre organizado para usá-lo apenas nos fins de semana. Ter acesso a um espaço de coworking dentro do condomínio é uma realidade mais prática, não é?

Acessibilidade a todos

O coliving gera acessibilidade a todos, de forma igual. Você não precisa ter uma renda muito acima da média para usufruir de uma casa com salão de festas, piscina e academia. Em um condomínio com espaços compartilhados, é possível ter acesso a essas facilidades por um custo muito menor.

Um novo estilo de vida

Por fim, o coliving representa um novo estilo de vida adotado por muitas pessoas. Reconhecendo que a tendência é que esse número de pessoas adeptas ao compartilhamento siga subindo, o coliving promete continuar crescendo.

Coliving: grande potencial de investimento

Acabamos de ver como o coliving é tendência entre os moradores, certo? Isso significa que os investidores também podem encontrar ótimas oportunidades com esses imóveis – alcançando uma boa rentabilidade. Veja os principais fatores que comprovam isso:

Atrativo para o público

Para que um investidor alcance o sucesso com seu investimento, chamar a atenção de um público interessado é essencial – seja para locação ou compra do imóvel. Portanto, investir em empreendimentos que são uma tendência entre os consumidores é muito importante para garantir que existam interessados.

Preços amigáveis

Os empreendimentos coliving possuem preços amigáveis para os investidores, reduzindo o tempo para recuperação do investimento e permitindo que seja alcançada uma grande lucratividade. Isso acontece por conta da metragem reduzida desses imóveis – afinal, existem menos cômodos no apartamento por conta dos espaços compartilhados.

Além disso, é possível encontrar várias propostas de apartamentos na planta – com valores ainda menores do que os empreendimentos prontos. Com uma boa pesquisa, você pode ter acesso a preços com grande potencial de retorno.

Potencial de valorização

O coliving é tendência de investimento em crescimento. Isso significa que existe um grande potencial de valorização desses imóveis conforme mais pessoas vão descobrindo todos os benefícios do estilo de vida. Comprar um imóvel coliving, hoje, pode significar uma ótima valorização nos próximos anos.

Alta lucratividade na operação

Com preços atrativos e grande interesse do público, se torna mais fácil alcançar uma boa lucratividade na operação. Um investimento pode ser considerado um sucesso quando você consegue manter o imóvel alugado durante o período de valorização e encontra bons compradores.

Você já sabia por que o coliving é tendência de investimento em crescimento? Confira também o nosso infográfico com diferenciais para investidores que escolhem empreendimentos coliving da Vitacon e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp