Por que a localização é fundamental no investimento imobiliário?

6 minutos
|12/06/2019
Por que a localização é fundamental no investimento imobiliário?
Investimento Imobiliário

Todo o mundo já ouviu falar que a localização é muito importante para o sucesso de um investimento imobiliário. E não é pra menos: em um estudo feito recentemente pelos portais Imovelweb e Wimoveis, especializados em atuar no mercado imobiliário, 50% dos brasileiros consideram que a localização é a maior prioridade na hora de alugar um imóvel.

Assim, escolher uma boa localização pode ser o ponto decisivo para que o seu negócio esteja sempre na mira de clientes interessados e, com isso, seja lucrativo e bem-sucedido. Por isso, é essencial para qualquer investidor imobiliário saber avaliar quais as melhores áreas para realizar as suas aplicações em imóveis.

Neste sentido, são vários os critérios que você pode analisar para definir qual o melhor bairro para fazer o seu investimento. Para ajudar nessa tarefa, explicamos aqui alguns dos principais fatores que caracterizam as áreas mais interessantes para aplicação em imóveis.

Confira a seguir os principais motivos pelos quais a localização é fundamental no investimento imobiliário e entenda que aspectos você deve observar ao escolher a área da sua próxima aplicação em imóveis para garantir o sucesso do seu negócio.

Por que a localização é fundamental no investimento imobiliário?

Os pontos de interesse e a atração das comodidades

Morar perto do trabalho ou de áreas de comércio pode ser uma grande fonte de conforto para qualquer pessoa. Evitar horas de viagem desnecessária todos os dias para fazer funções básicas como trabalhar, estudar, reabastecer a casa ou levar as crianças na escola é um dos principais critérios observados por quem procura um novo imóvel para viver. Assim, realizar um investimento imobiliário em uma área que possui pontos atrativos para moradores é uma boa forma de garantir que as pessoas ficarão interessadas em morar naquele imóvel.

Estes pontos de interesse podem ser várias coisas diferentes. Áreas próximas a universidades normalmente são bons locais para investir em imóveis residenciais para estudantes, por exemplo. Apartamentos ou casas maiores, para famílias, normalmente são bastante procurados em locais com escolas e centros de saúde próximos. Em imóveis residenciais para jovens, normalmente é interessante a existência de áreas boêmias e academias no entorno.

Da mesma forma, imóveis comerciais também se beneficiam por se localizarem próximo a pontos de interesse. Locais que atraem pessoas, como centros comerciais ou pontos de transporte público, por exemplo, costumam ser ótimas áreas para instalação de negócios que lidam com vendas ou prestação de serviços. Áreas próximas a centros de negócio, por sua vez, são boas para imóveis para escritório. Analise com cuidado o que existe na área e procure identificar que tipo de imóvel pode se beneficiar das características daquele local.

A busca pela segurança nas cidades

Tanto para imóveis comerciais quanto residenciais, a busca cada vez maior por segurança na cidade influencia bastante na hora de optar por um imóvel. Para quem pretende fazer um investimento imobiliário, é muito importante analisar se o bairro em que o imóvel se encontra é seguro e se as características da rua ou do entorno aparentam ser tranquilas, uma vez que a localização pesa bastante neste critério.

Isso não apenas ajuda a aumentar o interesse dos potenciais clientes no seu imóvel, mas também evita que você passe por situações que possam danificar a sua propriedade e causar mais gastos no seu investimento.

A importância da infraestrutura pública de qualidade

Procurar um imóvel que se situa em uma área com infraestrutura pública de qualidade é um grande passo para garantir o sucesso do seu investimento imobiliário. Ruas com bom calçamento, calçadas largas e presença de iluminação pública adequada, por exemplo, são quesitos que valorizam bastante uma área e os imóveis que ali se encontram.

A arborização das vias e a existência de parques ou praças nas proximidades também são aspectos que melhoram a ambiência do local, o que faz com que as pessoas se sintam confortáveis e prefiram imóveis situados nesta área a outros similares localizados em bairros menos agradáveis, tanto para imóveis comerciais quanto residenciais.

O problema da poluição sonora urbana

A produção excessiva de ruídos nos centros urbanos tem feito o interesse em áreas antes valorizadas começar a cair. Os problemas de saúde que a poluição sonora causa, assim como o obstáculo que ela impõe a atividades tanto de trabalho quanto de lazer e descanso, têm tornado este um aspecto relevante para o mercado de imóveis. Com isso, é recomendável que o investidor realize uma análise dos níveis de ruído da área antes de realizar o seu investimento imobiliário, evitando perder rentabilidade por problemas acústicos do local.

Valorização dos bairros

Investir em áreas bem valorizadas é uma ótima forma de garantir que o seu negócio imobiliário terá bastante demanda e será bem-sucedido. No entanto, estas áreas também possuem preços mais altos, o que pode diminuir a sua capacidade de investimento. Uma boa maneira de contornar isso e alavancar o potencial de rentabilidade da sua aplicação é investir em áreas que estão em processo de valorização.

Para isso, é necessário observar áreas que apresentam sinais de desenvolvimento, como o aparecimento de novos empreendimentos e estabelecimentos de comércio ou serviço, aumento de trânsito de pessoas, ou até mesmo a abertura de novos pontos de transporte público. Tudo isso indica que este bairro está em crescimento e que, com isso, os imóveis ali localizados valorizarão pelo aumento da procura. Deste modo, basta estar atento para encontrar ótimas oportunidades de fazer um investimento imobiliário lucrativo e rentável.

A localização do seu investimento imobiliário deve ser uma prioridade no momento de decidir qual a melhor opção de imóvel para os seus negócios. Assim, você será capaz de garantir o interesse dos clientes pela sua aplicação e assegurar a lucratividade do seu retorno financeiro.

Você já sabia os motivos que fazem a localização ser tão relevante para os investimentos imobiliários? Já costumava considerar todos esses aspectos ao analisar a área de um imóvel? Se quiser saber tudo sobre o mundo da aplicação em imóveis, confira nosso infográfico sobre motivação de compra: como vender seu imóvel com um bom rendimento e aprenda ainda mais sobre como fazer investimentos imobiliários de sucesso!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp