Imóveis verdes com alta taxa de retorno no investimento imobiliário

5 minutos
|14/01/2020
Imóveis verdes com alta taxa de retorno no investimento imobiliário
Investimento Imobiliário

A urgência em reverter os impactos negativos que a sociedade impõe no meio ambiente estão levando à busca e utilização de soluções mais sustentáveis nos mais diversos setores de atividade humana. Na construção civil, a introdução de sistemas mais ecológicos para melhorar o desempenho das edificações e ajudar os seus usuários a terem hábitos mais conscientes já existe: são os imóveis verdes.

Mais do que auxiliar a criar ambientes e cidades mais sustentáveis e ambientalmente conscientes, as soluções utilizadas na concepção e elaboração destas edificações também são capazes de oferecer uma série de vantagens e benefícios muito expressivos tanto para seus usuários quanto para os investidores que apostam nestas inovações. Por conta disso, os imóveis verdes têm conquistado cada vez mais demanda, sendo propriedades cada vez mais valorizadas no mercado imobiliário.

Neste artigo, vamos apresentar o que são os imóveis verdes e explicar como todas as vantagens que ele oferece são convertidas em ótimo negócios com altas taxas de retorno para o investidor. Confira a seguir!

O que são os imóveis verdes?

Os chamados imóveis verdes, também conhecidos como construções verdes ou prédios verdes, são as propriedades dotadas de soluções arquitetônicas e tecnológicas com o intuito de se tornarem mais sustentáveis. Assim, são edificações que se preocupam em utilizar materiais ambientalmente corretos, técnicas construtivas para diminuir o consumo de água e energia, e sistemas para tratamento dos resíduos gerados pelos usuários, de forma a diminuírem o seu impacto no meio ambiente.

Quais as vantagens das construções verdes?

A vantagem mais evidente dos imóveis verdes, é claro, se concentra ao redor da sua importante colaboração para solucionar grandes problemas ambientais enfrentados pela sociedade, diminuindo a quantidade de resíduos emitida e o seu consumo de recursos naturais. No entanto, as soluções criadas para aumentar a sustentabilidade da edificação também oferecem uma série de outros benefícios que podem tornar os imóveis verdes ainda mais atraentes.

As estratégias utilizadas para reduzir a quantidade necessária de recursos, assim como o seu desperdício, têm como resultado também a economia financeira. Ao diminuir o consumo, os valores a serem desembolsados todo mês para pagar pela energia elétrica e utilização de água também caem.

Entre as soluções adotadas para este fim, se incluem várias destinadas a aumentar o conforto térmico e acústico dos usuários do espaço, escolhendo materiais e sistemas construtivos capazes de fornecer mais proteção e bem-estar para todos. Assim, os imóveis verdes promovem mais saúde e qualidade de vida através da sustentabilidade, diminuindo a necessidade de utilizar dispositivos como o ar-condicionado, por exemplo.

No entanto, as vantagens financeiras envolvidas nos imóveis verdes não se restringem apenas à sua utilização, o que faz deles opções muito vantajosas também para investidores. E é sobre isso que vamos falar agora.

Por que os imóveis sustentáveis são uma boa opção de investimento?

Os imóveis verdes são o futuro da construção civil e do mercado imobiliário. Com o aumento da consciência ambiental e a crescente procura por uma vida com menos impactos ecológicos, o interesse em construções capazes de auxiliar na redução do desperdício de recursos e na criação de hábitos mais sustentáveis vem ampliando significativamente.

A principal tendência é que a demanda por este tipo de edificação cresça cada vez mais, e o mercado já está se adaptando a estas exigências. Mesmo nas situações em que tem custo inicial um pouco superior em relação a outras edificações similares – o que nem sempre acontece -, o investimento em imóveis verdes ainda se configura como uma opção de investimento mais vantajosa do que as edificações tradicionais porque apresenta potencial de valorização muito maior. Desta forma, o retorno oferecido pelas soluções sustentáveis utilizadas justifica e compensa o valor extra investido.

Outro ponto a considerar é que a legislação também caminha para esta direção, sendo que a perspectiva para o futuro é a criação de cada vez mais incentivos e facilidades para proprietários de edificações ambientalmente conscientes. Além disso, o aumento na demanda por edificações sustentáveis é visível, sendo que estudos já comprovaram que a taxa de vacância é significativamente menor em empreendimentos deste tipo – o que é um diferencial competitivo importante para o investidor.

Não há dúvidas que os imóveis verdes já estão transformando o mercado. Visite o site da Vitacon para conhecer empreendimentos com soluções inovadoras para mudar a vida na cidade. Venha investir no futuro com a gente, esperamos você!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp