Gentrificação x Oportunidades imobiliárias

6 minutos
|30/07/2019
Gentrificação x Oportunidades imobiliárias
Investimento Imobiliário

O investimento em imóveis é um mercado extremamente dinâmico. Existe um grande número de fatores que pode influenciar no aparecimento de boas oportunidades para investir em imóveis, sendo que os principais são os movimentos de aquecimento e resfriamento da economia e as alterações no espaço urbano, que valorizam ou depreciam áreas e imóveis, e a gentrificação é um fenômeno que se encaixa na segunda categoria.

Esse é o processo de transformação de uma área urbana que altera seu potencial de valorização – o que é de grande interesse para os investidores que procuram fazer negócios bem-sucedidos. No entanto, muitos ainda têm dúvidas a respeito deste tema.

Afinal, o que é a gentrificação? Como ela acontece? De que forma ela pode influenciar nos investimentos imobiliários de uma área? Entenda como tudo isso funciona a seguir.

O que é a gentrificação?

A gentrificação é o nome dado a um processo que ocorre no meio urbano, quando áreas já estabelecidas passam por transformações e revitalizações que concedem melhorias ao ambiente local. Normalmente, as transformações se caracterizam por substituir paisagens com condições mais populares, gradualmente modificando seu caráter para construções e infraestrutura de locais originalmente mais nobres e comerciais.

Desta forma, o nível geral da área aumenta, saltando de classe mais baixa para uma mais alta – o que valoriza a área como um todo, elevando o preço dos imóveis. Este processo é muito comum em todas as cidades, e ocorre periodicamente, conforme a expansão dos centros urbanos e da criação de novos polos de atração dentro dos municípios.

Como ocorre a gentrificação?

O processo chamado de gentrificação pode ocorrer de várias formas e motivos. Normalmente, a principal causa do fenômeno da gentrificação é a localização da área em questão, que se encontra em pontos estratégicos da cidade. Assim, os locais mais propícios a serem submetidos a este tipo de transformação são bairros de caráter mais popular, que se localizam próximos ao centro ou a pontos de interesse da cidade, e que passam a atrair a atenção de serviços e públicos que não ocupavam estes bairros anteriormente.

Desta forma, a instalação de negócios que oferecem produtos e serviços visando um público de poder aquisitivo maior daquele que antes ocupava este espaço, gradativamente, muda as características sociais destas áreas, valorizando os imóveis ali localizados e aumentando os seus preços de compra e aluguel.

No entanto, esta não é a única forma deste processo acontecer. A transformação do espaço urbano através de intervenções, como revitalizações ou instalação de novos pontos atrativos, também é capaz de alterar o valor de uma área antes considerada sem grande importância. A implantação de nova infraestrutura urbana, como o asfaltamento das vias ou a revitalização de praças, por exemplo, pode gerar maior movimento e alterar o perfil dos usuários de uma região. A criação de novos pontos de comércio, como shopping centers, centros comerciais ou calçadões também é capaz de desencadear o processo da gentrificação.

Por que a gentrificação é relevante aos investimentos imobiliários?

O processo de gentrificação descreve o fenômeno de valorização de áreas através da troca do perfil do público que ali transita. A gradual alteração no poder aquisitivo dos usuários reflete no valor dos imóveis de locais que passam por este processo, fazendo com que os ocupantes anteriores destes espaços se vejam ocupando áreas supervalorizadas. Desta forma, muitos dos negócios e residentes que ali estavam instalados se interessam em comercializar os seus bens localizados na região para, então, se mudarem para áreas que melhor atendam suas necessidades e interesses.

Para os investidores, identificar um bairro que está passando por este fenômeno significa encontrar boas oportunidades de investimento em imóveis. Afinal, são áreas que estão em processo de valorização e que possuem muitos imóveis que ainda pertencem, em grande parte, aos seus proprietários originais – que estão interessados em negociá-los.

Em outras palavras, existem grandes chances de encontrar imóveis de qualidade e por bons preços, muitas vezes bastante abaixo dos praticados em outros bairros com o mesmo perfil econômico que este está atingindo, em uma área que tem um potencial de valorização enorme. Custo de investimento baixo e grandes chances de aumento no valor do imóvel: ou seja, o sonho de qualquer investidor.

Por isso, para quem está interessado em realizar investimentos em imóveis, é importante estar atento aos indícios de que uma área possa estar iniciando um processo de gentrificação. E existem vários sinais que podem ser observados para prever os locais que estão se desenvolvendo desta forma.

Como é possível identificar quando a gentrificação está acontecendo?

A gentrificação, normalmente, é um processo gradual e que ocorre ao longo do tempo. É possível perceber áreas que vão mudando de caráter gradativamente com a instalação de negócios de cunho mais nobre e valorizado, como restaurantes gourmet e empreendimentos de alta classe.

Uma das principais características deste fenômeno é o gradativo aumento no preço dos produtos e serviços oferecidos na área, que passam a atender um público de poder aquisitivo maior do que o anteriormente ali instalado. Como no geral são áreas bem localizadas, é possível acompanhar a saturação dos bairros vizinhos, a partir de onde as áreas de comércio e residência de nível mais alto passam a escoar para os bairros adjacentes.

Outra forma de identificar locais onde pode ocorrer o fenômeno da gentrificação é acompanhar projetos de revitalização e reforma de áreas públicas, além da construção de pontos de interesse, como shopping centers ou áreas de comércio a céu aberto, como calçadões. Este tipo de projeto tende a melhorar a qualidade do espaço, aumentar o movimento do local e elevar a classe da área – valorizando toda a região ao redor.

E então, você já sabia como funcionava o processo de gentrificação do ponto de vista dos investidores? Ficou interessado para saber mais sobre investimento imobiliário? Confira o nosso artigo sobre qual a faixa de valor de imóveis mais interessante para começar a investir e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp