É possível viver de renda de aluguel de imóvel?

5 minutos
|21/05/2019
É possível viver de renda de aluguel de imóvel?
Investimento Imobiliário

Quem não conhece um familiar, amigo ou conhecido que vive da renda de aluguel, ou seja, que utiliza imóveis para gerar uma renda mensal por meio da locação?

Se obter um imóvel já é o desejo comum entre os brasileiros, ser capaz de construir um patrimônio por meio de investimentos imobiliários que resultem em melhores rendimentos financeiros é um sonho compartilhado por muitos.

Nesse contexto, muitas vezes, materializar o investimento na aquisição de um imóvel é mais atrativo do que colocar as suas economias no mercado de ações. Não é segredo que essa modalidade é uma boa alternativa para diversificar as opções de investimentos e obter um rendimento seguro e mais atrativo do que o da poupança, por exemplo.

Este tipo de investimento é conhecido pelas boas possibilidades de retorno e valorização. Entretanto, é preciso ter algumas informações em mente para ter sucesso no processo. Para esclarecer as suas dúvidas, apresentaremos, neste artigo, algumas dicas que esclarecerão de vez se é possível viver de renda de aluguel de imóvel. Acompanhe a seguir.

Afinal, é possível viver de renda de aluguel?

Uma das formas de investimento mais tradicionais no Brasil é a compra de imóveis e o posterior aluguel dessas propriedades. Esses bens são ativos reais e, por isso, trazem mais segurança para o investidor, que tem a tranquilidade de saber que não irá perder seu patrimônio, mesmo durante períodos economicamente conturbados. Isso faz com que a locação de imóveis seja uma das principais formas de se viver de renda.

Imagine se você pudesse ver seu dinheiro crescer e recebê-lo de forma regular, sem necessariamente ter de trabalhar diariamente para isso? Parece mentira? Saiba que se você for capaz de construir uma renda recorrente, isso pode se tornar realidade.

A previsibilidade dos recursos financeiros possibilita que você planeje melhor as suas finanças pessoais, tenha mais tranquilidade na sua rotina e possa aproveitar novas e melhores oportunidades de investimento.

Dessa forma, é possível, sim, pagar as próprias contas com o dinheiro originado por meio de fontes alternativas ao salário tradicional, como o aluguel oriundo de aplicações financeiras. Afinal, mesmo com o grande número de pessoas que adquirem imóveis próprios, há quem opte pelo aluguel por necessidade financeira ou para atender a alguma característica específica, como mudança de cidade, não imobilizar capital, procurar uma localização melhor, entre outras.

Dessa forma, o locatário conta com uma certa previsibilidade a respeito dos ganhos com a propriedade.

Evidentemente, para chegar a esse patamar e usufruir da comodidade da renda de aluguel, é preciso planejar, colocar em prática um controle financeiro assertivo, avaliar finanças pessoais e estabelecer objetivos.

Como viver de renda de aluguel de imóvel?

Confira, agora, algumas dicas práticas para ajudá-lo a viver de renda de aluguel de imóvel.

1. Organize as suas finanças pessoais

Um dos passos mais importantes para quem deseja viver de renda de aluguel de imóvel é ter a consciência de que alguns sacrifícios serão necessários, mas que eles poderão valer muito a pena no longo prazo.

Comece examinando as suas economias para definir o seu orçamento disponível para investir. Ainda, adote o hábito de analisar fluxos de entrada e saída, mantenha suas finanças organizadas e estabeleça uma quantia de segurança a ser mantida para eventuais imprevistos. Assim, você terá controle sobre o seu patrimônio e estará pronto para transformá-lo em uma renda mensal.

2. Aprenda sobre o investimento no mercado imobiliário

Quanto maior for o seu conhecimento sobre investimentos, maiores serão as chances de reconhecer bons momentos e oportunidades de mercado para fazer os melhores negócios.

Saiba que, mesmo que você possua conhecimento sobre a economia e esse tipo de operação, é preciso atualizá-lo constantemente.

A experiência adquirida irá agregar com o passar do tempo e você aprenderá a observas as tendências, o andamento do mercado, as propostas de financiamento e o aquecimento das transações. Assim, você poderá tirar o melhor proveito de cada investimento, recebendo o máximo potencial de retorno que eles oferecem.

3. Elabore um plano estruturado

Viver de renda de aluguel de imóvel exige muito planejamento. É preciso estudar as melhores maneiras de adquirir o imóvel, escolher um plano de pagamento que não comprometerá o seu orçamento, determinar o tipo de retorno que você deseja, entre outros fatores.

Todos esses pontos devem ser avaliados para evitar futuras complicações e a fim de não comprometer o seu investimento.

4. Estude o investimento em apartamentos compactos

Apartamentos compactos são mais fáceis de alugar, ainda mais se estiverem situados em localizações privilegiadas.

O seu ganho pode ser muito maior investindo em um apartamento enxuto, mas que fique próximo de centros urbanos e áreas principais, do que com um imóvel maior situado em local isolado.

Esse movimento atende ao novo perfil atual da sociedade, que, de modo geral, está mais interessada em reduzir distâncias e viver melhor.

5. Reconheça as melhores oportunidades

Fazer uma avaliação assertiva do imóvel é essencial para efetivar transações que valorizarão com o passar do tempo.

Por isso, ao escolher onde investir, analise aspectos como estrutura, qualidade dos acabamentos, instalações públicas, segurança, facilidades, proximidade de áreas centrais, possibilidade de desenvolvimento da região e demais fatores que valorizarão o imóvel e farão o seu dinheiro render ainda mais.

Para viver de renda de aluguel de imóvel, é preciso dar o primeiro passo. Então, que tal fazer isso ainda hoje? Comece ampliando o seu conhecimento a respeito dessa oportunidade lendo o nosso material sobre os argumentos mais comuns para desencorajar o investimento imobiliário – e porque fugir deles. Até a próxima! 

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp