Como valorizar ainda mais um apartamento compacto?

5 minutos
|14/06/2019
Como valorizar ainda mais um apartamento compacto?
Investimento Imobiliário

A ideia de que um apartamento compacto é sinônimo de falta de conforto ou estilo já não existe mais. Hoje em dia, é possível garantir que espaços pequenos sejam tão aconchegantes quanto os mais amplos, sem quaisquer prejuízos.

Os apartamentos compactos surgem como uma alternativa contemporânea muito interessante, considerando especialmente seu custo-benefício. Com estruturas muito mais otimizadas, eles se caracterizam como uma possibilidade mais econômica, prática e moderna de morar e viver.

Ainda, atualmente, há diversos recursos e ações que podem ser implementadas para deixar esse tipo de imóvel ainda mais atrativo.

Pensando nisso, neste artigo, conheça algumas dicas para valorizar ainda mais um apartamento compacto. Acompanhe.

1. Móveis planejados são perfeitos para o apartamento compacto

Os móveis planejados são indispensáveis nos apartamentos compactos, já que, além de trazer uma proposta mais contemporânea, são bastante práticos. Eles ainda possibilitam melhor aproveitamento, facilitando a utilização completa do espaço – até os menores cantinhos.

Outro ponto muito positivo dessa escolha é a possibilidade de personalização do apartamento, já que é possível desenhar o projeto da melhor forma – de acordo com suas preferências.

É claro que a ajuda de um bom arquiteto é importante para valorizar ainda mais o espaço. Esse parceiro conhece as melhores fábricas, as ferragens para móveis mais modernas e outros truques para criar um ambiente prático, otimizado e estiloso.

2. Mobiliários multifuncionais

Além dos móveis planejados, outra alternativa inteligente para esses espaços são os chamados multifuncionais. Esses mobiliários são desenvolvidos por meio de estratégias inteligentes e possuem design diferenciado, sendo possível deixar um apartamento compacto ainda mais charmoso.

A premissa desse tipo de produto, como o próprio nome sugere, é promover a multifuncionalidade – ou seja, possibilitar diferentes aplicações ao mobiliário, trazendo praticidade e o melhor aproveitamento do espaço.

Os exemplos de mobiliários nessa categoria são muitos e refletem uma preocupação do mercado com a inovação. Móveis com gaveteiros, pufes com baús internos, estantes que viram mesas e sofás que se transformam em camas são alguns dos exemplos mais comuns.

Aderir a essa ideia se torna muito interessante, uma vez que é possível substituir vários móveis por apenas um. Optando por um multifuncional, você consegue cumprir a ideia de “mil e uma utilidades” sem gastar muito para isso. Uma grande vantagem, não é mesmo?

Além disso, tanto a organização quanto o aconchego do apartamento ficam facilitados. Os mobiliários multifuncionais ocupam menos espaço no ambiente e garantem melhor circulação e aproveitamento do ambiente.

3. Boa iluminação

Um dos detalhes mais importantes na composição de ambientes é a iluminação. Aqui, deve ser considerada de uma forma geral, incluindo luz natural (solar) e a artificial. Se o seu apartamento compacto tem boa posição solar, você já está em vantagem.

Nesse caso, não obstrua as janelas e tente valorizá-las da melhor forma possível. Se for utilizar cortinas, prefira as de tecidos leves com transparências.

A iluminação artificial também deve ser pensada com inteligência, a fim de tornar o espaço amplo e, ao mesmo tempo, aconchegante. O uso de luminárias, abajures e lustres é muito recomendado – em tamanhos pequenos, especialmente, mas com grande potência de iluminação.

Outra dica importante em relação à iluminação é a cor das lâmpadas utilizadas, já que isso pode influenciar na ambientação do seu apartamento. Prefira as de cor branca ou Led, que podem gerar a sensação de que o espaço é maior. Com certeza, as luzes corretas podem valorizar ainda mais um apartamento compacto.

4. Espelhos na decoração

Uma técnica muito interessante que tem tudo para deixar os apartamentos compactos mais bonitos é o uso de espelhos na decoração. Os espelhos, além de uma aposta muito bonita e elegante, tendem a dar a impressão de um ambiente maior. Eles causam a sensação de amplitude e transformam qualquer espaço enxuto, valorizando e, também, auxiliando no quesito luminosidade.

No entanto, para que o papel do espelho possa ser cumprido dessa forma, a dica é utilizá-lo sempre em grandes proporções. Ou seja, os espelhos precisam ser grandes em altura em largura. Podem substituir paredes, complementar armários ou receber espaços específicos nos ambientes.

5. Cores certas

Escolher as cores para o apartamento é sempre um grande desafio, independentemente do tamanho do local. Afinal, você quer um ambiente aconchegante, que lhe pareça bonito e, ainda, tenha a estrutura valorizada.

Pensando nesse contexto, o mais indicado para o seu apartamento compacto são as cores claras. Esses tons mais suaves darão a impressão de amplitude no espaço, iluminando e gerando uma impressão positiva. Se for do seu desejo usar alguma cor mais intensa, a dica é que isso seja feito apenas nos detalhes – pois, quando em excesso, esses tons podem deixar o ambiente parecendo ainda menor.

E, quando falamos em cores, não estamos falando apenas das paredes do imóvel. Teto, piso, móveis e decorações também fazem parte desse contexto. O importante é criar um ambiente aconchegante, mas que não sobrecarregue o olhar.

Os apartamentos compactos são uma grande tendência, e que deve crescer cada vez mais. A procura pela praticidade, que rege a sociedade atual, busca cada vez mais alternativas de moradia nesses padrões – que representam menos metros quadrados, mas mais qualidade de vida.

Como vimos, é fácil valorizar ainda mais um apartamento compacto. Com algumas iniciativas, é possível aproveitar ainda mais o espaço e gerar otimização e praticidade ao ambiente.

Agora que você já sabe como valorizar esse tipo de imóvel, conheça os apartamentos compactos da Vitacon para investir.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp