Como otimizar o tempo entre casa e trabalho?

6 minutos
|13/08/2019
Como otimizar o tempo entre casa e trabalho?
Carreira

Quantas vezes você já não se pegou desejando que o dia tivesse mais do que 24 horas? Cuidar da família, manter a casa em ordem, trabalhar, estudar, praticar exercícios… São tantas atividades que é comum a sensação de que é impossível conciliá-las e ainda ter uma vida social. Parece difícil impedir que o dia a dia das grandes cidades, como São Paulo, tome conta de você, mas é possível assumir o controle da rotina e otimizar o tempo, inclusive, aquelas horas gastas no deslocamento entre casa e trabalho.

Toda essa sobrecarga e correria ficam evidenciadas pelas estatísticas, como o tempo que os paulistanos passam parados no trânsito por ano: um mês e meio. Assustador, não é mesmo?

Mas é possível ter mais qualidade de vida e aproveitar cada minuto sem precisar abrir mão das responsabilidades diárias. Basta um pouco de disciplina e planejamento.

Quer saber como otimizar o tempo entre casa e trabalho? Então, confira nossas dicas a seguir!

Mude os horários de entrada e saída do trabalho para otimizar o tempo

A revolução industrial deixou como herança a sincronização dos horários de expediente. Enquanto isso permanecer e os horários de entrada e saída forem os mesmos, os engarrafamentos vão crescer, fazendo com que o deslocamento entre casa e trabalho tome mais tempo do que você deseja.

A necessidade para se deslocar diariamente para cumprir tarefas corriqueiras é um verdadeiro desafio para quem vive nas grandes metrópoles. Mas empregadores e gestores precisam desenvolver estratégias que facilitem a mobilidade dos colaboradores.

Que tal sugerir uma alteração no seu horário para otimizar o tempo? Poucos minutos podem fazer grande diferença na sua rotina!

Aproveite para planejar o seu dia

Embora o tempo gasto entre casa e trabalho normalmente esteja fora do controle dos profissionais, especialmente considerando a imprevisibilidade do trânsito, é possível assumir o controle de como esse tempo será usado.

Separar alguns minutos durante o trajeto para planejar o dia, pensar nas responsabilidades do trabalho e traçar os objetivos pode transformar o que seria considerado como chato e desperdício de tempo em um período proveitoso e útil!

Experimente meios alternativos de transporte

Os metropolitanos enfrentam congestionamentos no ir e vir da casa para o trabalho diariamente. O uso do carro, que há alguns anos era visto como o meio mais rápido e prático para se locomover, passou a ser um grande vilão.

Estima-se que para cada 4,4 habitantes haja um automóvel. Esse número acaba impedindo que o trânsito flua com facilidade e resulta em longas filas e muito tempo perdido. E se o tempo no engarrafamento é abundante, faltam horas para aproveitar uma janta em família, fazer exercícios ou curtir momentos de lazer, certo?

No entanto, é importante lembrar que, para amenizar os problemas causados pelo conglomerado de carros e otimizar o tempo, existem meios alternativos de transporte.

As opções são diversas: motorista particular por meio de serviços de transporte compartilhado, aplicativos de caronas compartilhadas, bicicletas, entre outros.

Pratique atividades físicas

Os profissionais da área recomendam pelo pelos 30 minutos diários de atividades físicas para a manutenção da saúde. Se você deseja otimizar o tempo, o deslocamento entre casa e trabalho pode ser a sua “academia”.

Experimente fazer o trajeto a pé ou de bicicleta: caminhadas e corridas ajudam a deixar a mente em dia e a fortalecer a saúde.

Conheça as opões de transporte público

Se você deseja otimizar o tempo e, de quebra, contribuir com a sustentabilidade, usar ônibus, trem e metrô pode ser uma excelente opção.

Que tal deixar o carro na garagem e conhecer os pontos mais próximos da sua casa? Você verá que o custo de locomoção vai diminuir e poderá se surpreender com a quantidade de alternativas de acesso.

Invista em imóveis com boa localização

Na hora de comprar ou alugar um apartamento, a localização do imóvel deve estar no topo da lista de critérios a serem avaliados. Afinal, a facilidade de acesso tem influência direta sobre a sua qualidade de vida.

Imóveis bem localizados apresentam mais facilidades de transporte público, reduzem o tempo gasto no deslocamento entre casa e trabalho e, também, oferecem fácil acesso aos comércios e serviços que você mais utiliza, como mercados, bancos, farmácias, etc.

Procure oportunidades de trabalho a distância

Trabalho freelancer home office são tendências entre os brasileiros. Muitas empresas já aderiram a esse tipo de modalidade de contratação, por isso, se a sua profissão oferece essa possibilidade, pode ser bastante viável migrar para esse formato e otimizar seu tempo.

Utilize espaços de coworking

Se você decidiu que a melhor maneira de otimizar o tempo é aderir ao home office, então, precisa conhecer espaços de coworking. Esses ambientes são excelentes para fazer networking, firmar parcerias e se dedicar ao desempenho das suas atribuições.

Alguns empreendimentos já oferecem essa comodidade para os seus condôminos, o que favorece ainda mais a redução do tempo de locomoção e de custos de locação de salas.

Aproveite o deslocamento

A melhor maneira de otimizar o tempo entre casa e trabalho é torná-lo útil. O que faz falta no seu dia? Tempo para dormir? Então, tire um cochilo no ônibus! Oportunidade para pagar contas? Utilize o seu smartphone para realizar as transações necessárias. Ir ao mercado? Use aplicativos e sites com delivery. Falta de lazer? Faça o trajeto a pé, sente em um parque, tome um sorvete, aproveite o ar livre e experimente programas diferentes.

Para ter mais qualidade de vida e otimizar o tempo, é fundamental ser capaz de planejar e organizar a sua rotina. Se você não consegue conciliar suas responsabilidades diárias com momentos de lazer, algo está errado no seu planejamento.

Utilize todas as possibilidades para usar o deslocamento a seu favor e invista em hábitos que ajudem a otimizar o seu tempo e a tornar a sua vida mais tranquila e saudável.

E então, pronto para otimizar o tempo entre casa e trabalho? Tem alguma dica extra para compartilhar com outras pessoas que estão correndo atrás do relógio? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp