Businessman touching stock market graph on a virtual screen display.

Quando falamos sobre as vantagens de diversificar investimentos imobiliários, é de praxe que a clássica máxima “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta” apareça na conversa para confirmar a importância de dividir os seus recursos como uma medida de segurança. No entanto, apesar de ser bastante clichê, este popular ditado carrega uma boa dose de sabedoria e exprime muito bem o conceito que guia as estratégias de diversificação dos investimentos imobiliários.

Apesar disto, diversificar investimentos imobiliários não é uma boa solução apenas para garantir a segurança das suas aplicações. Na verdade, esta estratégia apresenta várias outras vantagens para os investidores, como a otimização dos investimentos, aumento da estabilidade das transações, amadurecimento e ampliação da experiência do investidor, e até mesmo a maximização da rentabilidade dos negócios, entre outros possíveis benefícios.

Mas, para que esta estratégia seja bem-sucedida e possa oferecer todas estas vantagens aos seus investimentos, é necessário aplicar os seus conceitos da maneira correta. Assim, existe uma série de pontos a se considerar na hora de diversificar investimentos imobiliários, para que você seja capaz de tirar o melhor proveito possível das suas aplicações.

Mesmo sendo uma estratégia bastante conhecida por sua efetividade, muitos investidores ainda não sabem como utilizar esta técnica de forma eficiente e acabam cometendo erros que diminuem os benefícios que ela tem a oferecer para os seus investimentos. Para entender melhor como isso tudo funciona, confira a seguir os principais pontos a que você deve se atentar ao diversificar investimentos imobiliários, e como cada um deles influencia no sucesso dos seus negócios.

Quais os pontos de atenção ao diversificar investimentos imobiliários?

Elenque seus objetivos e prioridades

Estabelecer quais são os seus principais objetivos com a realização das aplicações é o primeiro passo para definir os melhores tipos de negócio para a sua carteira de imóveis. Esta é a decisão primordial, que guiará todo o seu planejamento de investimentos. Assim, determine suas prioridades de estabilidade e lucro, tempo de retorno, e outros aspectos relevantes à sua aplicação. Ao diversificar investimentos imobiliários e montar sua carteira de aplicações, você saberá pelo que se guiar no momento de decidir quais as melhores opções para os seus objetivos.

Estude sua situação financeira

Outro ponto importante a ser analisado é a sua situação financeira. Embora possa parecer um critério básico, é fácil se deixar levar pela empolgação de expandir os negócios quando os investimentos vão bem, e uma aplicação financeira não deve nunca por em risco a estabilidade das suas economias.

Imprevistos acontecem, e você como investidor deve estar preparado para lidar com qualquer emergência econômica que possa vir a acontecer, uma vez que imóveis normalmente não possuem liquidez alta e reverter seu investimento em dinheiro pode ser algo difícil de fazer a curto prazo sem sofrer algumas perdas. Desta forma, analise com cuidado qual a sua capacidade de investimento enquanto mantém uma reserva adequada de dinheiro para garantir que seus negócios não serão comprometidos por imprevistos.

Evite aplicações que dependem das mesmas variáveis

Um dos principais objetivos almejados ao diversificar investimentos imobiliários é aumentar a segurança das aplicações, procurando evitar que todos os seus negócios estejam sujeitos o mesmo tipo de risco. Assim, ao escolher o próximo imóvel a ser adicionado à sua carteira de investimentos, analise quais os aspectos que podem impactar negativamente nas aplicações que já possui, e procure por alternativas de investimento que sejam mais estáveis nestas situações.

São muitas as variáveis que podem impactar na saúde das suas aplicações, sendo que os principais pontos a serem avaliados são o segmento de mercado, o público alvo, a área em que os imóveis se encontram, e os indexadores que podem influenciar na rentabilidade destes investimentos, por exemplo. Desta forma, você garante que mesmo em momentos de crise relacionados a algum destes aspectos, os seus negócios se manterão estáveis e lucrativos.

Planeje com antecedência

Antes de realizar qualquer investimento, a fase de planejamento é essencial para garantir que o negócio realizado será bem-sucedido e rentável. Na hora de diversificar investimentos imobiliários, a mesma regra se aplica – e pode ser considerada até mesmo mais importante do que em outros casos mais simples. O ideal é você já possuir definido claramente o tipo de imóvel, as suas características e os objetivos que quer atender com este investimento para então procurar por opções que se encaixem nas suas expectativas, e não o contrário.

Ao decidir diversificar investimentos imobiliários, muitos investidores podem tentar realizar este processo no sentido contrário: sair em busca de conhecer todos os imóveis disponíveis para aplicação no mercado para então escolher uma das alternativas para complementar a sua carteira de investimentos. No entanto, desta forma é muito fácil se deixar levar por ofertas atraentes que o mercado apresenta e que, mesmo podendo realmente serem boas oportunidades de investimento, não são a melhor opção para os seus negócios neste momento.

Sabendo o que procurar, é mais fácil de focar na satisfação das necessidades e expectativas que você tem para os seus investimentos – diminuindo as chances de ir atrás de outras aplicações porque o seu julgamento irá correr menos riscos de ser influenciado pelas oportunidades que encontrar no mercado.

Procure investimentos que se complementam

Uma boa sinergia entre os imóveis da sua carteira de investimentos é essencial. Além de aumentar a segurança das suas aplicações, diversificar investimentos imobiliários pode ser responsável por aumentar a lucratividade dos seus negócios e conseguir melhores taxas de rentabilidade nas suas aplicações.

Analisar as características dos investimentos e buscar alternar imóveis com atributos diferentes é a chave para garantir que os seus negócios estarão seguros contra prejuízos mesmo em momentos desfavoráveis – mas também é a melhor forma de potencializar a sua rentabilidade e ampliar seus lucros. Combine imóveis com tempos de contrato, públicos, e funções diferentes de forma harmônica e tire o melhor proveito dos seus investimentos.

Acima de tudo, é importante planejar os seus investimentos e saber aplicar as suas ideias para realizar aplicações capazes de atingir seus objetivos e atendes às suas expectativas. Para isso, é fundamental estudar o funcionamento do mercado e buscar sempre ampliar os seus conhecimentos sobre o investimento em imóveis, de forma fazer negócios cada vez mais bem-sucedidos.

Confira nosso infográfico sobre empreendimentos diferenciados para investir na Vitacon e aprenda ainda mais sobre como fazer investimentos imobiliários de sucesso.

0
master
Posts Relacionados