ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

6 razões para investir em fundo imobiliário

Investimento imobiliário • 21/11/2019 • min. 6 razões para investir em fundo imobiliário

 

O que é e como investir em fundo imobiliário?

Investir em fundo imobiliário é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado brasileiro.

Levando em consideração que o valor de um imóvel para investimento pode ser proibitivo para quem está iniciando, por meio dos fundos torna-se possível apostar no seguro setor imobiliário - e com valores mais baixos e pouca burocracia.

Os fundos de investimentos imobiliários, também conhecidos como FII, são formados por grupos de investidores que têm como objetivo aplicar recursos em diferentes tipos de investimentos imobiliários. O retorno é conquistado por meio da exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel, letras de crédito imobiliário e demais atividades do mercado.

Existem muitos tipos de investimento imobiliário, mas, em linhas gerais, podemos ressaltar duas modalidades principais:

  • Fundos de tijolo: focado, na maioria das vezes, em imóveis físicos. Sua metodologia consiste em investir na aquisição, construção ou aluguel de imóveis comerciais, tais  como prédios comerciais, galpões, shoppings, entre outros. Nessa modalidade, os investidores recebem cotas mensais, vindas de pessoas ou empresas que utilizam os imóveis adquiridos.

  • Fundos de papel: nesse caso, a estratégia consiste em investir em títulos financeiros do segmento, por exemplo, recebíveis imobiliários, LCI, CRI, etc. A renda é oriunda da venda e dos juros pagos pelos títulos.

É extremamente importante que o investidor tome os cuidados necessários antes de escolher o modelo de investimento. Avaliar pontos importantes como os ativos, histórico de rentabilidade e números do fundo, bem como verificar se a administração é de confiança são ações fundamentais.

Para que a parte burocrática se torne mais simples e segura, vale contar com uma boa corretora de seguros ou empresa parceira para ajudar nessa missão. Por isso, antes de abrir a conta na corretora, é necessário estudar diversas opções, pois é por meio dela que o investimento será realizado com agilidade, eficiência e segurança, ou não.

Depois de definir a empresa, abrir conta e transferir o dinheiro, é a hora de investir. Para isso, basta enviar uma ordem de compra pela corretora para adquirir o número de cotas desejadas, mais ou menos como acontece ao comprar uma ação.

Há, também, opções de investimento em fundos diretamente com as empresas. A Vitacon, por exemplo, oferece essa possibilidade desburocratizada e prática por meio do Vitacon CapRate.

6 motivos para investir em fundo imobiliário

Como vimos, há diversas possibilidades e vantagens nesse tipo de investimento. Entre elas, destacam-se:

1. Possibilidade de investir mesmo com valores menores

Essa é uma vantagem bastante diferenciada e que merece atenção. Muitas pessoas acreditam que, para investir no segmento imobiliário, é preciso ter muito dinheiro em mãos. No entanto, o fundo imobiliário é um exemplo de que essa premissa nem sempre é verdadeira. Há possibilidades de investir em fundos com diferentes valores e com cotas bastante acessíveis.

2. Modalidade de investimento sem dores de cabeça

A ideia de que ser investidor é sinônimo de muitas dores de cabeça, neste caso já caiu por terra. A administração dos ativos é realizada por um gestor responsável pela incorporação, aluguel, cobrança dos inquilinos, inadimplência, desocupação do imóvel, etc. E isso faz dessa modalidade uma das mais práticas para se investir.

3. Investir em fundo imobiliário é fácil e rápido

Diferentemente da compra de um imóvel, por exemplo, investir em fundo imobiliário é muito fácil e rápido. Comumente, basta acessar o site da corretora ou empresa escolhida e, em poucos cliques, o processo é finalizado.

4. Fundo imobiliário é uma ótima opção para diversificar carteira

Sempre falamos sobre a importância de diversificar os investimentos. De fato, a maior parte dos fundos é dedicada a um tipo de ativo específico, mas alguns produtos apresentam carteira diversificada.

A mistura de imóveis em um mesmo portfólio reúne riscos e atrativos diferenciados para cada segmento. Sendo assim, caso surja uma crise em um determinado setor, outro pode compensar e evitar perdas mais significativas ao investidor.

5. Isenção de imposto

Na maioria dos casos, os investidores são isentos do pagamento de impostos, como por exemplo: aqueles que possuem menos de 10% do total de cotas de um único fundo; fundo com no mínimo 50 cotistas; produto listado em bolsas ou balcão organizado.

6. O fundo imobiliário conta com gestão profissional

Provavelmente você não conseguira responder com 100% de certeza qual é o melhor momento para vender e obter lucros com seus investimentos, tão pouco saberia qual é a melhor região da cidade para investir em imóvel. No fundo de investimento, essas e outras decisões são tomadas por gestores que estudam o mercado e conseguem identificar com facilidade as oportunidades e os riscos que elas oferecem.

Seguro, prático e acessível, investir em fundo imobiliário é uma excelente alternativa para quem deseja dar um passo à frente em investimentos confiáveis e rentáveis.

E então, ficou interessado em investir em fundo imobiliário? Conheça já as vantagens do Vitacon CapRate, é possível começar a investir a partir de mil reais e obter uma lucratividade bastante atrativa. Faça uma simulação de seu investimento e aproveite essa oportunidade!

Relacionados