August de 2018 | Arquitetura e Decoração

Por que a cozinha americana é tendência no mercado?

A presença da cozinha americana nos projetos de design de interiores é cada vez mais comum. Ainda que não seja propriamente uma tendência recente, ela se popularizou com mais intensidade nos últimos tempos, sendo, hoje, uma das referências da arquitetura moderna. Quem diria, hein? A verdade é que quando uma solução é boa, ela é atemporal e vem, mesmo, para ficar!

Nesse contexto, atualmente, as cozinhas redescobrem significados e passam a proporcionar sensações de conforto e bem-estar – deixando de lado sua atribuição meramente funcional. 

Mas você sabe o porquê desse protagonismo? E como a cozinha americana é capaz de transformar o ambiente? Ainda, quais são as principais vantagens proporcionadas por esta alternativa?

O artigo de hoje trará um pouco mais sobre essa ideia e como ela pode ser bem aproveitada no seu espaço.

Como é a cozinha americana?

Que tal, primeiramente, entender esse conceito? A cozinha americana representa uma tendência vinda dos Estados Unidos (como o próprio nome sugere!), que conquistou espaço nas residências brasileiras – principalmente em locais mais compactos, como apartamentos, lofts e studios. Sua proposta é a integração entre dois dos ambientes mais frequentados da casa: a sala e a cozinha.

Ela é projetada em formato aberto, unindo esses dois espaços. As cozinhas americanas podem ser trabalhadas de diversas formas, de acordo com o espaço em questão e os interesses do morador. Ainda assim, esse espaço tende a seguir sempre os mesmos padrões de composição. O uso de balcões, por exemplo, é bastante comum, caracterizando um ambiente prático de convivência.

Outro destaque das cozinhas americanas é o design, já que os móveis misturam praticidade e sofisticação. Trabalhados em madeira, contam com detalhes ricos e diferenciados – típicos de uma realidade mais moderna. Sem dúvidas, essa é uma grade aposta, que valoriza o espaço e demonstra a personalidade dos moradores.

Quais são as razões para escolher a cozinha americana?

As razões para a escolha do modelo de cozinha americana não são poucas e envolvem diferentes aspectos relacionados à concepção e organização. Acredite, é uma ideia praticamente sem contraindicações! A seguir, confira os principais pontos e entenda melhor.

1. Porque é prática

O conceito da cozinha americana é muito interessante, principalmente pela praticidade que proporciona. Como ela integra dois ambientes super importantes e bastante frequentados da casa ou do apartamento, essa combinação gera mais conforto para lidar com a rotina do dia a dia.

Com a cozinha americana, os espaços se tornam um só e as logísticas mais fáceis – o que se deve, também, ao tamanho disponível (que, na maioria das vezes, é menor) e à proposta de organização conjunta.

A disposição dos moveis nesse contexto também segue esse raciocínio, já que são bem organizados e sistematizados – ou seja, pensados para comportar todas as funcionalidades do espaço.

2. Porque amplia o ambiente

O conceito integrado da cozinha americana, além de muito prático, é visualmente favorável para a estrutura da sua casa. Isso porque causa a impressão de amplitude do espaço, encontrando uma solução inteligente de composição para dois ambientes que seriam apertados.

Nesse contexto, a tradicional divisão dá espaço a um local maior para a aposta em outras alternativas mais interessantes de decoração. Aqui, o importante é usar a criatividade para melhor aproveitamento e destaque da ideia!

3. Porque é aconchegante

No formato americano, a cozinha perde seu aspecto unicamente funcional e recebe uma carga extra de aconchego e de conforto. Isso porque ela deixa de ser percebida como um espaço para “ficar com a barriga no fogão” e passa a cumprir requisitos de conforto e versatilidade.

A verdade é que a cozinha americana torna o ambiente muito mais intimista e ajuda a aproximar as pessoas. Quem está cozinhando pode participar de uma conversa com quem está colocando a mesa ou bebendo um vinho sem precisar gritar. O espaço proporciona mais e melhores momentos de integração, mesmo quando se está preparando uma refeição – bacana, né?

4. Porque é descolada

Nem só de aspectos funcionais sobrevivem as propostas de cozinha americana. Outro grande destaque se deve ao conceito descolado e inovador – afinal, foge dos padrões tradicionais do design de ambientes.

Optar por essa ideia é uma forma de transformar o espaço a partir de uma realidade mais moderna e charmosa, reflexo de estilo. Ainda, por mais que elas possam partir de um padrão de projeção, as cozinhas americanas podem ser incrementadas com referências mais atuais e personalizadas. Então, se você é antenado e gosta de acompanhar o que é tendência e os lançamentos do mercado, essa é a opção mais indicada!

5. Porque promove interação

Os aspectos sociais, como vimos, também são uma razão importante para a opção pela cozinha americana. Isso porque a proposta de integração supera os limites físicos e compreende o que conhecemos, também, por interação.

Enquanto nos projetos em que a cozinha é separada (e fechada) a convivência entre as pessoas fica mais restrita, na americana o espaço fica mais compartilhado. Nela, você pode estar fazendo as atividades culinárias, enquanto assiste televisão e conversa com seus amigos e familiares. Restrições de isolamento não existem mais!

Acompanhando esse raciocínio, podemos considerar que a alternativa é interessante tanto para quem gosta de juntar o pessoal para momentos de confraternização quanto para quem quer apenas um espaço mais descontraído para o dia a dia. 

As cozinhas no formato americano são, mesmo, uma grande tendência, mas que promete não abandonar o mercado tão cedo. Pelo sucesso que representam, ao que tudo indica, serão presença confirmada ainda por muito tempo! Agora é só começar: procure um profissional e idealize a sua cozinha americana para atrair ainda mais interessados no seu imóvel. 

E então, o que você achou dessa ideia? Será que tem potencial para o seu projeto de interiores? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Compartilhe

Comente

0 Comentários

Entre em contato
com a gente
>
Pelo whatsapp

É só clicar (11) 97534-6551 e enviar um oi.

Pelo telefone

Liga pra gente: (11) 3588-4101.

Pelo chat

É só clicar.

Quero agendar uma reunião

Você escolhe onde e quando.

Chat

Reunião