October de 2018 | Investir em imóveis

Como garantir o retorno de um investimento?

O investimento em imóveis é conhecido por ser uma aplicação muito segura. Além disso, ele oferece outras vantagens para o investidor, tendo um potencial de retorno muito interessante – afinal, existe uma diversidade de imóveis e grande potencial de valorização. No entanto, sempre é importante avaliar bem e planejar sua aplicação para que o retorno de um investimento deste tipo seja sempre positivo.

Para isso, existem vários critérios que você pode observar para fazer com que o seu negócio valorize ao máximo e seja sempre o mais lucrativo possível.

Veremos, a seguir, como você pode garantir o retorno de um investimento imobiliário. Confira.

O retorno de um investimento inicia no momento da compra

Um investimento, para ser bem realizado, precisa de uma fase sólida de análise e ponderação dos resultados. Mas tudo isso começa com uma compra bem-sucedida: comprar o imóvel por bom valor é o primeiro passo pra garantir que o retorno de um investimento seja positivo. Por isso, é importante analisar vários fatores da qualidade do imóvel para que você tenha certeza de estar investindo seu dinheiro de forma justa e segura. 

Dicas para garantir o retorno de um investimento

Para garantir o retorno de um investimento, é necessário avaliar vários aspectos relativos ao imóvel em questão e ao mercado, de forma a escolher o melhor momento para sua venda. Enquanto a conjuntura atual pode ser um aspecto externo que influencia o seu poder de venda, existem várias formas de você se preparar e ser capaz de manter seu imóvel em ótimas condições – aproveitando os bons momentos econômicos para realizar a venda da melhor forma possível.

Confira, a seguir, 5 dicas importantes sobre como garantir o retorno de um investimento imobiliário:

1. Acerte na hora de precificar

A correta avaliação do valor do imóvel é de grande importância, pois isto pode definir o quão bem-sucedido o investimento será. Ela deve levar em conta vários elementos do imóvel, desde o tamanho do prédio ou terreno, o tipo de estrutura, a idade da edificação e a qualidade de sua construção e acabamentos.

No entanto, não são apenas as características do imóvel em si que devem ser consideradas. Aspectos externos, como a presença de infraestrutura de qualidade nas redondezas (ruas asfaltadas, iluminação pública, acesso a telefonia e internet, estacionamento, entre outros,) também devem impactar sobre a valorização do preço do imóvel.

Além disso, deve ser avaliada a região onde o imóvel está localizado – neste ponto, fatores como a demanda pelo tipo de imóvel em questão na área e a expectativa de desenvolvimento e urbanização do bairro em que ele se encontra são aspectos importantes a serem analisados.

Uma boa forma de confirmar se o valor do imóvel está de acordo com o que ele oferece é pesquisar o preço de similares em áreas próximas, para avaliar se condiz com a média da região.

2. Saiba o momento certo de vender

O mercado imobiliário é bastante dinâmico, oscilando de acordo com vários aspectos. Por isso, definir o melhor momento para realizar a venda do imóvel pode ser uma tarefa desafiadora. Como regra geral, é importante analisar a valorização do imóvel em relação ao seu preço de compra: quanto maior a valorização, maior será o lucro.

Isso pode ocorrer principalmente pelo desenvolvimento da região do imóvel e aumento pela sua demanda. No entanto, também é importante avaliar aspectos externos, de forma a definir se a sua valorização está em um bom nível para venda e se ela pode vir a aumentar ou diminuir.

Para isso, o investidor deve considerar tanto a situação em que o mercado se encontra quanto as projeções futuras. O aquecimento da economia tende a facilitar a realização de bons negócios, pois aumenta o número de pessoas interessadas – o que dá ao investidor o poder de escolha da melhor oportunidade para vender.

3. Deixe o imóvel em condições atrativas

Um dos fatores decisivos na hora de vender ou alugar seu imóvel é a condição em que você o oferece ao mercado. Por isso, é importante realizar a correta manutenção dos espaços e mantê-los com uma boa aparência – além de se certificar de que o imóvel está atendendo a todas as normas necessárias, principalmente em casos de empreendimentos comerciais.

Até mesmo a limpeza do local impacta na hora de apresentá-lo aos possíveis compradores ou locadores – o que explica a importância de organizar bem as visitas.

4. Tenha uma noção de marketing

Como em qualquer negócio, saber como vender seu produto pode facilitar muito na hora de receber boas propostas e, assim, ter o esperado retorno em um investimento.

Para isso, um dos fatores mais importantes é saber como anunciar as qualidades do seu imóvel – afinal, as melhores características dele são o que o torna atrativo para os clientes e o diferencia dos outros similares que existem no mercado. No entanto, existem mais aspectos que você deve observar.

Para a divulgação do produto, a visibilidade e alcance que ele possui também apresenta um grande impacto no sucesso da venda. Além disso, também é relevante oferecer uma boa comunicação e atendimento ao possível cliente, pois isso pode facilitar na hora de fechar o contrato e estabelecer uma boa relação com o seu comprador ou locatário.

5. Sempre tenha foco no lucro

Para ser bem-sucedido em obter o retorno de um investimento, é necessário considerar todos os custos envolvidos para definir se o negócio será lucrativo ou não. Desta forma, devem ser contabilizados não apenas os custos iniciais de investimento e a expectativa de retorno com a venda ou aluguel, mas, também, as despesas com a manutenção e limpeza do imóvel, além dos custos legais para mantê-lo.

A longo prazo, também existe a chance de depreciação do imóvel. Por isso, é importante saber quais os possíveis custos do imóvel para calcular a taxa de retorno esperado e a estimativa de tempo para que o valor compense o investimento – buscando sempre realizar os negócios da forma mais lucrativa possível.

Gostou das nossas dicas sobre como garantir o retorno de um investimento? Então, confira também o artigo “Quero começar a investir em imóveis: e agora?” e saiba como fazer um bom negócio! Até a próxima!

Compartilhe

Comente

0 Comentários

Entre em contato
com a gente
>
Pelo whatsapp

É só clicar (11) 97534-6551 e enviar um oi.

Pelo telefone

Liga pra gente: (11) 3588-4101.

Pelo chat

É só clicar.

Quero agendar uma reunião

Você escolhe onde e quando.

Chat

Reunião