October de 2018 | Investir em imóveis

5 melhores negócios para começar a investir

Começar a investir é, sempre, uma ótima decisão, pois, aplicar o dinheiro assegura que ele vai proporcionar um retorno financeiro ao longo do tempo, além de ser uma boa forma de garantir que ele não seja gasto com coisas fúteis, principalmente por quem tem mais dificuldade em administrar seus recursos.

No entanto, saber aplicar corretamente define não apenas se o investimento será bem-sucedido, mas também quanto retorno ele vai ser capaz de proporcionar, e a que prazo. Para quem está entrando neste mundo e quer começar a investir, existem algumas maneiras de facilitar este processo através de negócios mais simples e seguros.

Você está interessado em investir? Então, confira os 5 melhores negócios para começar com o pé direito.

Como começar a investir com o pé direito?

Antes de começar a investir, é muito importante estudar o funcionamento de todos os tipos de investimentos para que possa alcançar resultados satisfatórios. Além dos tipos, é essencial, também, aprender a decifrar o mercado: é importante se manter atualizado quanto às suas oscilações, pois com elas variam os melhores e os piores momentos para investir.

Atualmente, a informação é de fácil acesso e o conhecimento é precioso, e isso pode fazer toda a diferença entre realizar um investimento bem ou mau sucedido. Existem sites e cursos que explicam desde os conceitos mais básicos até os mais avançados, sendo que grande parte destas informações pode ser conseguida em artigos como este, de forma gratuita. Por isso, pesquise e estude antes de aplicar seu dinheiro para começar a investir da melhor forma possível.

Melhores negócios para começar a investir

Os investimentos podem ser divididos em dois grandes grupos: os de renda fixa e variável. Ambos possuem algumas vantagens e desvantagens, e apresentam opções interessantes para quem está querendo começar a investir.

Por isso, busque entender bem como cada uma funciona: todas estas opções devem ser estudadas com cuidado para que você escolha o tipo de aplicação que melhor se encaixa em seu perfil antes de começar a investir. Mas não se preocupe, nós podemos ajudar. Confira, a seguir, uma lista que apresenta os 5 melhores negócios para quem quer começar a investir:

Investimentos de renda fixa

A renda fixa é conhecida por ser uma das mais seguras opções de investimento, o que a torna muito interessante para quem quer começar a investir. Basicamente, esta categoria de investimentos é um título de dívida que uma instituição, como o governo ou um banco, emite.

Assim, ele utiliza o dinheiro que você investiu e oferece em troca uma taxa de rentabilidade – que será o seu ganho. Esta taxa, por sua vez, pode ser pré ou pós-fixada: a primeira estabelece exatamente o quanto você vai ganhar e em quanto tempo, enquanto a segunda oscila de acordo com algum indicador econômico.

1. Caderneta de poupança

A poupança é a forma mais tradicional e popular de investimento. A sua adesão é simples, podendo ser feita em qualquer banco. Ela garante o recebimento de rendimento todos os meses, o que também é um fator bastante positivo. No entanto, apresenta um dos menores rendimentos, especialmente a curto prazo, além de ter ciclos de 30 dias e aplicação de juros sobre o menor valor do período – ou seja, se você sacar uma parte desta quantia, sua rentabilidade vai diminuir.

2. Tesouro Direto

Criado em 2002, esse investimento é emitido por um órgão do governo, sendo um título público. É considerado um investimento de baixo risco, uma vez que a possibilidade de quebra do Estado é muito pequena, e conhecido por ter uma boa rentabilidade. Porém, a garantia da rentabilidade acordada só se dá no vencimento – assim, a curto prazo, saques antecipados estão sujeitos a oscilações do mercado, podendo gerar prejuízos.

3. CDB

Os Certificados de Depósito Bancário, conhecidos como CDB, são uma forma de investimento onde você aplica seu dinheiro em um banco. Na prática, funciona como se você estivesse fazendo um empréstimo ao banco e, depois, recebesse o valor com aplicação de juros – exatamente a mesma coisa que aconteceria na situação contrária, como em um financiamento, por exemplo.

Neste caso, existe tanto a modalidade prefixada quando pós-fixada, exigindo algum conhecimento sobre as expectativas do mercado para escolher a melhor opção.

Investimentos de renda variável

Na renda variável, o retorno recebido não é fixo no momento da aplicação. Isso acontece porque os investimentos dependem do mercado e de outros agentes que podem variar – valorizando mais ou menos.

No geral, isso os torna capazes de dar retornos maiores do que os investimentos de renda fixa, sob a desvantagem de poder ser, também, de maior risco. Mas isso não é regra – e existem formas de fazer aplicações em investimentos de renda variável de forma segura, mesmo para quem quer começar a investir.

4. Mercado de ações

O mercado de ações é uma das modalidades mais conhecidas de investimento e, também, uma das mais voláteis. Este tipo de aplicação é muito sensível às variações do mercado, podendo alternar várias vezes entre valorização e desvalorização ao longo de um mesmo dia.

Por isso, apesar de ser capaz de gerar altos retornos, as ações também podem acarretar grandes prejuízos. No entanto, existem formas de investimento em ações através de fundos de investimento ou da contratação de corretoras, com profissionais que aplicam seu dinheiro da forma mais lucrativa possível.

5. Investimento imobiliário

Os investimentos imobiliários estão sempre entre os grandes favoritos para quem quer aplicar seu dinheiro por conta das vantagens que eles apresentam: são muito seguros, pois apresentam grande estabilidade e podem proteger seu dinheiro em momentos de inflação; têm a possibilidade de gerar renda com a locação do espaço, enquanto oferecem, também, a possibilidade de lucro com a venda; e possuem ótimo potencial de valorização, de acordo com o desenvolvimento urbano da área e aumento da sua demanda.

Ou seja, o investimento em um imóvel é capaz de oferecer a segurança de preservar seu valor patrimonial – afinal, a posse sobre um imóvel é permanente – e, ao mesmo tempo, apresentar uma boa rentabilidade, especialmente em casos de retorno com aluguel. Assim, uma boa compra de um imóvel pode ser uma ótima alternativa para quem quer começar a investir de forma segura.

Ficou interessado e quer aprender mais sobre os investimentos imobiliários? Confira nosso artigo “Quero começar a investir em imóveis, e agora?” e tire todas as suas dúvidas! Até a próxima!

Compartilhe

Comente

0 Comentários

Entre em contato
com a gente
>
Pelo whatsapp

É só clicar (11) 97534-6551 e enviar um oi.

Pelo telefone

Liga pra gente: (11) 3588-4101.

Pelo chat

É só clicar.

Quero agendar uma reunião

Você escolhe onde e quando.

Chat

Reunião