p2p lending

O P2P Lending é um modelo de negócio que permite investimentos de créditos sem o intermédio de instituições financeiras, baseado em uma mentalidade de economia compartilhada.

Esse cenário de empréstimo coletivo possibilita a oferta de uma quantia desejada através da união do investimento de várias pessoas que, juntas, formam o valor necessário.

Essa é uma modalidade muito comum entre empreendedores que buscam meios de fazer seu negócio chegar ao sucesso de acordo com as expectativas iniciais.

O modelo ganhou espaço pelo mundo com a crise de 2008, principalmente nos Estados Unidos, que é atualmente o maior mercado de P2P Lending do mundo.

Mas quais são as taxas e riscos envolvidos no P2P Lending de investimento? Vamos falar mais sobre isso e outras coisas para te deixar sossegado quanto a esse modelo de investimento mobiliário.

Quais são as taxas do investimento?

As taxas envolvidas em um investimento são umas das maiores preocupações de uma pessoa. E a grande surpresa do P2P Lending é que não existe taxa alguma para o investidor.

Todos os custos, sejam eles com a plataforma ou com o processo de avaliação, são de responsabilidade da incorporadora. E a Vitacon faz questão de honrar esse compromisso com você.

O único imposto que incide sobre o seu P2P Lending é o Imposto de Renda, que é retido em fonte e se estrutura da seguinte forma:

  • 22,5% para aplicações com prazo de 180 dias
  • 20,0% para aplicações com prazo de 181 até 360 dias
  • 17,5% para aplicações com prazo de 361 até 720 dias
  • 15,0% para aplicações com prazo superior a 721 dias

Os informes de rendimento para a declaração do Imposto de Renda e todas as informações sobre como realizar essa declaração ficam disponíveis no nosso painel do investidor.

Quais os riscos do P2P Lending?

O único risco do P2P Lending está diretamente associado ao risco da incorporadora não cumprir com suas obrigações.

Para evitar essa situação, uma rigorosa análise da situação financeira da Vitacon foi feita antes dela estar disponível na plataforma de investimento Cap Rate.

Mas o que acontece se a Vitacon não pagar o empréstimo?

O título de dívida já está endossado ao investidor desde o início da operação e ele será convidado a ingressar, juntamente dos demais investidores, com cobrança extrajudicial.

A partir de quanto posso investir e qual o retorno obtido?

O valor mínimo que você pode aplicar em um P2P Lending é de R$ 1.000,00. E essa é uma quantia bem acessível em relação aos investimentos imobiliários existentes.

E o retorno do seu investimento acontece ao final do projeto. Você será notificado por e-mail e seu valor será devolvido a sua carteira virtual da plataforma utilizada.

Você receberá o valor que aplicou no seu P2P Lending, além dos juros determinados no mês indicado para cada projeto.

O resgate pode ser solicitado via TED para o seu banco, ou você pode aproveitar para utilizar essa quantia para reinvestir em outros projetos da incorporada.

Vantagens do P2P Lending

E agora falaremos sobre as grandes vantagens desse modelo de negócio, temos certeza que você estava esperando por isso.

Já citamos a praticidade – investimento feito 100% online e confirmado através de TED bancária – e a segurança – você se torna credor do empreendimento, podendo reaver o valor investido em caso de .

Porém, o P2P Lending possibilita algo que antes não era possível. Esse modelo de negócio permite que você tenha acesso a investimentos previamente restritos apenas aos grandes investidores.

Você tem acesso a incorporadoras selecionadas como a Vitacon e que possibilitam investimentos com quantias relativamente pequenas. Além de você ter a chance de obter altos retornos através do investimento em CDB com juros pré-fixados.

Com a possibilidade de dividir o seu capital disponível para investimento entre várias empresas, você acaba por fomentar diferentes projetos e mitigar o seu risco através da diversificação.

Numa só plataforma, você acompanha indicadores de performance dos seus investimentos, de modo que é muito mais fácil para você monitorar seus projetos e gerenciar o seu portfólio de participações.

Logo, o P2P Lending possibilita uma melhor rentabilidade em relação a outros modelos de negócio imobiliários. O que antes te exigiria um maior poder econômico.

Ficou interessado em saber mais sobre esse modelo de negócio e quer conhecer alguns projetos? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de P2P Lending feito através do Cap Rate pela Vitacon

0
Rubens Melo
Posts Relacionados