Vitacon na Gazeta do Povo

Apartamento de 43 m² transpira brasilidade

Projeto de Guilherme Torres transforma pequena residência perto da Avenida Paulista em manifesto do bom design brasileiro

Quem disse que em apartamentos pequenos não é possível fazer uma decoração com personalidade? Eles podem  ir além dos móveis planejados pré concebidos e dos móveis multifuncionais, basta investir em detalhes únicos, como ensina o arquiteto paranaense Guilherme Torres que transformou um prédio com flats de 43 metros quadrados, próxima à Avenida Paulista, em São Paulo, em um manifesto do bom design brasileiro.

O prédio é da incorporadora Vitacon e data da década de 1980. Internamente a decoração era mediterrânea, escura e monótona. Conhecido por seus projetos ousados e jovens, Torres recebeu carta branca para renovar o espaço.

Sala de estar integrada com sala de jantar. Repare no filtro verde, atrás do sofá, que aproveita ventilação e iluminação natural. Destaque ainda para as paredes revestidas com madeira, responsáveis por trazer calor e conforto ao ambiente

Na parte externa, a residência toda foi coberta com um exoesqueleto de alumínio, formando uma estrutura monolítica pintada de laranja. No lugar das pequenas janelas, grandes vãos cobertos por muxarabis criam pequenos jardins, formando um filtro verde entre o apartamento e o seu entorno. Devido às novas aberturas, que permitem a circulação de ar, os moradores quase não precisam de ar condicionado.

 

Com uma decoração jovem e contemporânea, os apartamentos, que receberam decoração idêntica,  primam pelo minimalismo dos volumes internos. O chão é pintado com tinta epóxi branca e os móveis são de madeira, uma alternativa sustentável, elegante e bem brasileira. O mobiliário recebe assinatura do Studio Guilherme Torres e também conta com peças de Sérgio Rodrigues.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra. 

0
master
Posts Relacionados