Bespoke Kitchen Design Drawing and Brushed In Photo Combination.

Há não muitos anos, o objetivo dos investidores de imóveis era adquirir o maior apartamento para alugar possível. Quanto maior a quantidade de cômodos, melhor, afinal, essa era a demanda do mercado. Hoje, o desejo comum é optar por espaços que tragam mais praticidade para o dia a dia.

O mercado da construção civil se adaptou a esse movimento para caber no sonho dos brasileiros. A tendência por ambientes compactos cresce a cada dia, acompanhando a necessidade dos consumidores, que estão priorizando imóveis mais funcionais.

Nas grandes capitais, como São Paulo, por exemplo, a procura por apartamento para alugar com essas características aumentou. Afinal, um imóvel compacto traz mais modernidade, praticidade, mobilidade e otimização de espaços.

Esses empreendimentos costumam ser bem localizados, diminuindo a distância e o tempo de deslocamento entre os compromissos diários. Isso tudo traz mais qualidade de vida para os moradores e aumenta a valorização do imóvel.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a definir qual a metragem ideal ao investir em apartamento para alugar. Acompanhe essa reflexão e entenda que tamanho nem sempre é documento!

Abra a sua mente: a valorização de um apartamento para alugar não depende do seu tamanho

O mercado imobiliário é conhecido como uma das modalidades de investimento mais seguras. Afinal, a demanda por imóveis prevalece mesmo durante momentos de crise. Independentemente da instabilidade financeira, as pessoas necessitam de espaços para morar.

Portanto, investir o seu patrimônio nessa aquisição é uma aplicação com retorno. Entretanto, para investir bem, é preciso pensar com a cabeça do seu inquilino. Isso quer dizer que não basta considerar apenas aquilo que você considera como sendo os melhores atributos para um imóvel, é preciso levar em conta o que os seus futuros locatários procuram.

Se no passado o desejo comum era morar em um apartamento com a maior metragem possível, hoje, as opções mais compactas caíram nas graças de muita gente.

A sociedade passou por uma profunda mudança. Fatores como a falta de segurança, o encolhimento das famílias, o alto custo do m² e até mesmo o tempo de deslocamento para os compromissos diários passaram a encabeçar a lista de prioridades de quem procura por um apartamento para alugar.

Para o investidor, considerar esse cenário é imprescindível, afinal, investir em imóveis com a metragem maior do que é demandado prejudica o orçamento e inviabiliza novos investimentos imobiliários.

O valor de um apartamento para alugar não está no espaço construído, mas sim no espaço que ele ocupa

Uma das principais vantagens ao investir em apartamento para alugar em uma cidade, como São Paulo, por exemplo, é o seu grande potencial de valorização.

Sampa possui uma extensa lista de bairros altamente valorizados, o que resulta em investimentos de fácil retorno. Mesmo com a saturação dessas regiões, outras áreas já estão crescendo, podendo representar um negócio bastante rentável.

A localização do imóvel é um fator que influencia diretamente no seu potencial de visibilidade e demanda.

Optar por um apartamento bem situado, próximo de grandes centros de negócios, restaurantes, shoppings, hospitais, pontos de transporte e comércio é uma boa estratégia para conquistar inquilinos. Afinal, esses são fatores bastante valorizados atualmente pela praticidade e qualidade que oferecem para a rotina das pessoas.

A metragem ideal de um apartamento para alugar é a que otimiza a usabilidade dos ambientes

Trabalho, faculdade, academia, lazer. São tantas atividades consumindo o seu tempo, que você praticamente usa a sua casa apenas para descansar, certo? Pois saiba que seus futuros inquilinos passam pelo mesmo dilema!

Por isso, um apartamento compacto é sinônimo de economia. E isso vale tanto para tempo quanto para dinheiro. Afinal, reduzindo os m², o aluguel se torna mais em conta, o tempo necessário para a organização dos espaços diminui e os custos com um profissional que realize a limpeza do ambiente se reduzem.

O conforto do apartamento não depende do seu tamanho

Um ambiente acolhedor, funcional e confortável é um dos itens mais valorizados pelos inquilinos. Ao investir em apartamento para alugar, é importante escolher imóveis que ofereçam todo o aconchego que os clientes procuram.

Boa iluminação, encanamento de água quente, móveis sob medida, tomadas em abundância e acabamento refinado são alguns exemplos de itens estéticos e funcionais que valorizam o imóvel e que ampliam o interesse dos inquilinos, compensando, inclusive, as menores medidas do empreendimento.

A segurança de um apartamento para alugar não tem preço

O que você prefere: um apartamento enorme, mas que você não tem coragem de sair nem para ir até a padaria da esquina ou uma opção compacta, que torna o seu dia mais tranquilo? A maioria dos inquilinos escolhe a segunda opção.

Empreendimentos localizados em áreas tranquilas e que possuem ferramentas de vigilância, como cercas, portaria e câmeras ganham pontos. A infraestrutura do imóvel também é importante, quanto melhor for a iluminação e a visibilidade, maior a sensação de segurança.

Os diferenciais de um apartamento para alugar são determinantes para a sua valorização

O padrão de metragem ideal de um apartamento para alugar passou por uma profunda transformação para acompanhar os novos hábitos de vida e o novo perfil dos moradores.

É cada vez mais comum entre os paulistanos procurar imóveis com menos de 45 m², priorizando a mobilidade e a praticidade ao invés de espaço.

Muitos empreendimentos que seguem essa linha compacta disponibilizam diferenciais que otimizam a rotina dos moradores.

Hoje em dia, com o coliving, a metragem da área privativa não precisa ser tão grande como antigamente. O estilo de vida moderno favorece a busca por espaços comuns mais qualificados. É possível encontrar prédios com serviços como lavanderia, academia, compartilhamento de carro ou bike, serviços pay-per-use, entre outros.

Para investir bem, é essencial procurar por imóveis funcionais. Como vimos, a demanda por esse perfil de moradia, cresce cada vez mais, o que faz com que investir em apartamento para alugar se torne um negócio seguro.

A diminuição dos espaços e do número de cômodos favorece a integração dos moradores e o compartilhamento das áreas, tornando essas opções mais acolhedoras. E isso é muito importante nas grandes cidades, conhecidas pela alta quantidade de estudantes e de profissionais que se mudam em busca de melhores oportunidades profissionais.

E agora que você já conhece todos os atrativos de um apartamento para alugar compacto, que tal encontrar uma opção para investir? Conheça os empreendimentos da Vitacon e escolha o seu próximo investimento imobiliário!

 

0
master
Posts Relacionados