Building the city of Sao Paulo, South America Brazil

Na hora de escolher onde morar, algumas pessoas se deixam levar por aspectos do imóvel, como o valor, a quantidade de peças ou a sua metragem e esquecem de considerar fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida, como o tempo. Sabe as consequências disso? Com o passar dos meses, a distância do bairro para os locais que são frequentados diariamente começa a atrapalhar a rotina e até mesmo a saúde das pessoas.

Por isso, escolher onde morar é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, visto que é necessário realizar um investimento e se comprometer a ele – afinal, você não quer ficar “pipocando” por aí, certo? Se o imóvel não satisfizer suas necessidades diárias, os transtornos constantes afetarão diretamente o seu bem-estar e a sua produtividade.

Morar em um bairro legal é sempre muito bom. Mas, se o seu imóvel ficar muito longe do seu trabalho, por exemplo, você vai perder muito tempo no trânsito para se deslocar. Consequentemente, seu tempo de lazer e descanso, irá diminuir. Já dizia Mafalda “o urgente nunca deixa sobrar tempo para o que é mais importante”.

Neste artigo, entenda alguns motivos para priorizar o tempo ao escolher onde morar. Acompanhe a seguir.

O tempo rende mais quando você se desloca com facilidade

Não importa se você possui um veículo próprio ou não. Ao escolher onde morar, é preciso apostar em um bairro com fácil acesso. Isso vai economizar tempo no seu dia a dia.

Ter pontos de ônibus, ciclovias, passarelas, linhas de metrô e demais opções de locomoção próximos do imóvel facilita o seu deslocamento para os compromissos diários. Além disso, esse fator também é importante para quem gosta de receber amigos em casa ou realizar reuniões em espaços coworking no prédio ou nas proximidades.

Escolher morar em um bairro autossuficiente é sinônimo de gerenciamento de tempo

Por mais que ter um veículo ou pegar o ônibus traga mais comodidade para a rotina, precisar fazer isso toda vez que necessitar de algo, por mais simples que seja, é bastante desgastante.

Uma das melhores maneiras de poupar horas é ter acesso a diversos bens e serviços a poucos passos de casa. Os bairros autossuficientes são bastante valorizados e a maneira perfeita de trazer um pouco de tranquilidade e conforto para os dias agitados.

Na hora de escolher onde morar, avalie se há nas proximidades facilidades como padarias, restaurantes, supermercados, lavanderias, pontos comerciais, bancos, entre outras.

Convenhamos: nada melhor do que sair de casa a pé e encontrar um mercado logo ali na esquina, quando bate aquela vontade de comer sorvete ou quando você percebe que está sem papel higiênico, certo? A proximidade dos estabelecimentos otimiza o tempo, e a localização do imóvel contribui positivamente com a sua rotina.

Reduzir a distância e o tempo para chegar ao trabalho é fundamental ao escolher onde morar

A mobilidade urbana está interferindo cada vez mais na vida das pessoas. O trânsito caótico resulta em ruas e avenidas repletas de motos, carros e ônibus parados em longos engarrafamentos.

Por isso, ao escolher onde morar, prefira lugares que não lhe façam desperdiçar horas do seu dia no trânsito, ou seja, que fiquem próximos às suas obrigações.

Tanto a distância quanto o tempo de deslocamento até os destinos do seu dia a dia são fatores que influenciam diretamente na sua qualidade de vida e que precisam ser analisados com cautela.

Aqui, novamente, a questão das opções de transporte pode trazer mais praticidade, afinal, uma região que possua um maior número de linhas de ônibus ou metrô oferece mais variedade de itinerários e destinos, podendo ser uma opção alternativa para chegar até o seu objetivo sem enfrentar tanto trânsito.

Morar próximo de parques e academias traz mais saúde e otimiza o tempo

Outros aspectos interessantes para analisar são aqueles que influenciam nos cuidados com o corpo e a mente. Parques e academias são ideais para se exercitar, melhorar a saúde e conhecer novas pessoas.

Verificar as possibilidades da região é um cuidado importante para quem deseja fazer um gerenciamento de tempo mais assertivo. Afinal, você pode fazer uma caminhada no parque, sem precisar percorrer um longo caminho para chegar até ele. Se você prefere academias, vai perceber que a sua disposição e frequência semanal devem aumentar, tendo a comodidade de chegar no seu local de prática de exercícios em poucos minutos.

Optar por um local seguro permite aproveitar mais o seu dia

Quando estamos em casa, queremos aproveitar nosso tempo livre com tranquilidade, não é mesmo? A cada dia que passa, se torna mais importante priorizar o aspecto da segurança na hora de escolher onde morar.

Não adianta estar em um lindo imóvel se até para ir à padaria da esquina você tem receio de ser assaltado. Um bairro no qual você se sinta à vontade pode fazer com que você aproveite mais o seu dia. Por isso, pesquise a respeito do local e converse com moradores para conhecer as suas impressões sobre a vizinhança.

Circular pela região em horários e dias alternados é interessante para ter uma noção da movimentação. Examine a iluminação pública para saber se ela possibilita a circulação de pessoas até mais tarde.

Características compatíveis = economia de tempo

Você considera o seu perfil mais agitado ou tranquilo? Prefere um jantar intimista ou uma festa ao ar livre? Ao escolher onde morar, é preciso saber se as características da vizinhança são compatíveis com as suas.

Algumas pessoas preferem locais calmos e isolados, já outras preferem movimentação e agitação.

Estude as características do bairro para saber se ele está de acordo com os seus padrões de comportamento. Assim, você economizará tempo, já que não precisará se deslocar para outros locais que ofereçam as suas opções de lazer favoritas.

E então, pronto para priorizar o tempo ao escolher onde morar? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

0
master
Posts Relacionados