Businessman Stop Domino Effect. Risk Management and Insurance Concept

O investimento imobiliário é uma modalidade de aplicação financeira muito estimada pela sua rentabilidade e segurança. No entanto, como qualquer outro tipo de aplicação, o investimento em imóveis não está completamente livre de riscos. Desta forma, os investidores de imóvel devem estar sempre atentos para evitar erros e situações que podem comprometer o rendimento e a lucratividade dos seus negócios. Com o intuito de contornar os imprevistos e aumentar a segurança das suas aplicações, os investidores de imóvel costumam procurar estratégias de investimento como a diversificação dos seus negócios. 

Esta estratégia de diversificação das aplicações financeiras consiste em criar uma carteira de investimentos, que deve ser composta por várias aplicações distintas entre si. O segredo é procurar equilibrar as diferentes características dos investimentos de forma harmônica, tirando o melhor proveito de cada uma delas. Por estes motivos, muitos especialistas em aplicações financeiras recomendam que os investidores de imóvel pratiquem esta estratégia, aumentando a segurança dos seus negócios.

A diversificação dos investimentos é uma estratégia já bastante conhecida pelos investidores de imóvel mais experientes. Apesar disso, ainda não está claro para muitos investidores de imóvel os motivos pelos quais esta estratégia é considerada tão vantajosa para os seus negócios.

Confira a seguir algumas razões que fazem com que a diversificação dos seus investimentos imobiliários pode trazer segurança para as suas aplicações e de que formas esta estratégia pode significar o sucesso dos seus negócios.

Evitar perdas por oscilações na economia e no mercado

É comum que os investidores de imóvel mais experientes se mantenham sempre atualizados a respeito das oscilações da economia. As altas e baixas da economia possuem grande influência no poder de compra da população e na abertura e expansão de empresas e negócios, o que movimenta o mercado imobiliário tanto para imóveis residenciais quanto comerciais.

No entanto, nem todos os imóveis são atingidos da mesma forma. A demanda por imóveis comerciais costuma sofrer mais com crises e resfriamentos na economia, pois as empresas são especialmente suscetíveis a estas alterações – o que faz com que se mantenham estagnadas ou, até mesmo, encerrem as atividades em períodos assim. Os imóveis residenciais normalmente não passam pelas mesmas dificuldades pois, apesar do poder de compra reduzido, as pessoas ainda têm a necessidade de possuir um local para morar, mantendo a demanda por imóveis residenciais ativa.

No entanto, não é apenas a economia que dita a demanda por imóveis. Existem diversos outros fatores que alteram o mercado imobiliário e podem valorizar ou desvalorizar tipos específicos de imóveis. Novas tendências do mercado, alterações políticas, decadência ou revitalização de bairros, assim como a instalação de novos pontos de interesse na cidade, são alguns exemplos de mudanças que podem influenciar na demanda dos investimentos e dar muita dor de cabeça aos investidores de imóvel.

Aumentar a segurança contra imprevistos

As oscilações na economia e mudanças nas demandas do mercado são processos pertencentes à própria natureza dos investimentos imobiliários, sendo que todos os investidores de imóvel estão sujeitos a estas variações e devem estar preparados para lidar com elas de acordo. No entanto, os seus investimentos em imóveis também estão sujeitos a imprevistos.

Você pode, por exemplo, passar por uma emergência em que precisa converter o seu investimento em dinheiro novamente. Possuindo todas as aplicações similares, você poderá ter dificuldade de vender seus imóveis e ser obrigado a reduzir o preço, até mesmo vendendo abaixo do seu valor de mercado e podendo sofrer prejuízo em seus negócios.

Existem outros imprevistos semelhantes que podem surgir e complicar a vida dos investidores de imóvel. Pode ser aprovada uma nova normativa de construção, que irá requerer reformas nos seus investimentos. Ou aparecer uma novidade no mercado, que acaba por desvalorizar os seus empreendimentos. Da mesma forma como ocorreu no exemplo da liquidez, ter imóveis com características diferentes protege seus investimentos de imprevistos prejudiciais aos seus negócios.

Ampliar a rentabilidade dos investimentos

Os diferentes tipos de imóveis possuem também potenciais diferentes de valorização e rentabilidade. Por exemplo, imóveis comerciais tendem a apresentar maior rentabilidade: o preço do seu aluguel normalmente alcança uma média de 0,8 a 1,0% do valor do imóvel mensalmente. A locação dos imóveis residenciais, por sua vez, possui preço médio de locação de apenas 0,6 a 0,8%. De forma geral, o potencial de rentabilidade dos imóveis comerciais é mais atrativo aos investidores de imóvel.

No entanto, eles também costumam sofrer mais oscilações na sua demanda, podendo passar mais tempo vagos – principalmente em momentos de crise. Para os investidores de imóvel, isso é uma péssima notícia, pois você deixa de receber retorno e passa a ter gastos.

Desta forma, investir em imóveis distintos pode ajudar você a aplicar seu dinheiro em propriedades com maior rentabilidade ainda mantendo a segurança que outras aplicações, como os imóveis residenciais, de forma geral, podem prover. Com isso, os seus negócios tendem a ser mais bem-sucedidos e lucrativos.

Maior visão de negócios para investidores de imóvel

Muitos investidores de imóvel acabam se familiarizando com um tipo de investimento imobiliário, que se torna a sua zona de conforto para aplicações. No entanto, esta zona de conforto traz uma falsa sensação de segurança, pois não garante que os negócios vão se sustentar por você já ter tido uma experiência similar positiva. Além disso, impede que você se prepare contra todos os tipos de acontecimentos prejudiciais que citamos neste artigo.

Apesar disto, uma das maiores vantagens que os investidores de imóvel obtém ao diversificar as suas aplicações é um maior conhecimento sobre o mundo dos investimentos imobiliários. A ampliação da sua visão de negócios é de grande importância porque ajuda os investidores de imóvel a realizar aplicações cada vez mais bem-sucedidas e lucrativas, conforme eles vão aprendendo cada vez mais sobre o investimento imobiliário.

Você, já sabia como diversificar seus investimentos traz segurança para os seus negócios? Gostaria de aprender ainda mais sobre como fazer investimentos imobiliários lucrativos? Confira nosso infográfico e descubra quais os investimentos imobiliários que são certeiros e garanta o sucesso dos seus negócios. 

0
master
Posts Relacionados