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Moradia sob demanda

Imprensa • 28/09/2020 • min. Moradia sob demanda

Publicado por Cool Magazine*

Com a pandemia do novo coronavírus e a crise econômica, a renda de muitas pessoas foi reduzida. Um novo modelo de negócio foi criado e diversas empresas precisaram se reinventar para se adequar. A Vitacon foi uma delas. Conhecida por lançar apartamentos compactos e cápsulas de dormir, a incorporadora precisou readequar ao cenário atual para sobreviver ao mundo pós-pandemia.

Seu novo lançamento é um prédio voltado para o novo normal, pós-pandemia do coronavírus, com estações de trabalho de home office, espaço para receber encomendas de delivery e comércio eletrônico, incluindo vagas para estacionamento de motos e um box climatizado para receber alimentos, sem contato direto com o entregador.

O prédio está localizado na Vila Olímpia, bairro nobre da capital paulista, além de ser um dos principais polos empresariais da cidade. A ideia é que os moradores desse prédio não precisem sair de casa para chegar ao trabalho ou ir ao mercado, farmácia, entre outros – facilitando a não disseminação de vírus.

Alexandre Frankel, presidente da Vitacon, disse que os princípios que guiam a estratégia da empresa continuam os mesmos. “Os estudos mostram que os fatores de decisão das pessoas na hora de procurar um imóvel continuam sendo a comodidade e a proximidade dos serviços e do trabalho”, pontuou.

Para aqueles que irão trabalhar em casa, mesmo após a retomada do presencial, o empreendimento da Vitacon possui módulos de trabalho individuais, auxiliando no home office. No térreo também há espaço para uma loja pequena e o prédio tem até uma lavanderia compartilhada operada pela Omo.

Com 1000 m², há 78 unidades residenciais, de studios de 21 m² a apartamentos com um pequeno jardim, o modelo Garden, de 54 m².

A Vitacon prevê manter o guidance de investimentos que havia previsto para este ano, de 1,8 bilhão de reais. Até agora, já lançou 350 milhões de reais e em julho deve lançar outros 250 milhões de reais. A incorporadora terá uma receita superior ao período pré-crise.

Mercado imobiliário forte

Frankel acredita que os apartamentos da Vitacon, famosos por serem compactos, podem ser uma alternativa mais econômica, tanto para aluguel quanto para compra.

“Com certeza o home office vai mudar o comportamento da moradia. Mas há muitas profissões que não podem trabalhar à distância, como dentistas, garçons, médicos, funcionários de cartórios. Essas pessoas vão continuar querendo morar perto do trabalho”, afirma Frankel.

O presidente acredita que o mercado imobiliário deve continuar forte esse ano, também como fonte de investimentos. Com juros básicos em um mínimo histórico e investimentos mais conservadores rendendo menos que a inflação, o empresário aposta que muitos devem se voltar para o mercado imobiliário, seja ao comprar um imóvel para locação, seja ao entrar em um fundo imobiliário.

Para gerenciar esses investimentos, a Vitacon conta com a Housi, um spinn off hoje independente. A Housi também controla os aluguéis dos imóveis da própria Vitacon, assim como de outros empreendimentos. A ideia é oferecer o imóvel não como um bem ou propriedade, mas como um serviço – o mesmo princípio de outras empresas da economia compartilhada.

Uma característica da Housi era alugar os imóveis por poucos dias, uma semana ou um mês, para clientes corporativos que precisavam vir para São Paulo a trabalho. Durante a pandemia, essa demanda caiu muito, diz o presidente, mas foi em parte recuperada pela demanda por aluguéis de longa duração, acima dos 90 dias. 

Texto: Barbara Massari

Foto: Divulgação/Vitacon

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