ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Jeitos inteligentes de encontrar investimentos imobiliários em mercados altamente competitivos

Investimento imobiliário • 15/05/2020 • min. Jeitos inteligentes de encontrar investimentos imobiliários em mercados altamente competitivos

Todo investidor sabe que o mercado tem grande influência nos investimentos imobiliários, e é necessário adaptar-se aos seus movimentos para encontrar boas oportunidades de negócios. Mas quando falamos de um mercado altamente competitivo e com grande variedade de ofertas disponíveis, como o investidor pode se preparar para entender o cenário e identificar os melhores investimentos para a sua carteira?

Sem dúvida, este pode ser um desafio e tanto para quem não está familiarizado a este tipo de mercado. No entanto, não é uma tarefa tão difícil quanto parece, basta entender melhor o que significa estar inserido em um mercado competitivo para visualizar as melhores estratégias para os seus negócios.

Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a compreender melhor como funciona um mercado competitivo e de que forma fazer bons investimentos imobiliários neste contexto. Confira a seguir os impactos de um mercado competitivo nos negócios e como encontrar bons investimentos para a sua carteira neste tipo de cenário.

O que é um mercado competitivo?

Antes de falar sobre os impactos do mercado competitivo nos investimentos imobiliários, é importante esclarecer o que caracteriza um mercado como competitivo. Um mercado competitivo possui grande oferta e procura de produtos, enquanto ninguém possui controle sobre grande parcela do mercado. Ou seja, é um grande mar de objetos sendo disponibilizados e de interessados demandando seu consumo, mas não há uma pessoa ou empresa específica que tem grande abrangência e pode influenciar no cenário conforme quer.

Além disso, não há barreiras ou empecilhos para a entrada de novos produtos no mercado competitivo, existindo sempre a possibilidade de aumentar o número de objetos sendo ofertados. Desta forma, é mantido um alto volume de negócios disponíveis a todo momento, e nenhuma grande influência que pode ditar o valor dos produtos disponíveis - o que faz com que os preços não sejam regulados pelos seus proprietários, mas sim pelo mercado.

O que um mercado competitivo implica nos investimentos imobiliários?

No mercado imobiliário vemos como regra exatamente a situação que acabamos de descrever. Enquanto podem existir variações de preço de acordo com o que cada imóvel (ou produto) tem a oferecer especificamente, o valor das propriedades é ditado muito mais pelo mercado do que por decisão dos seus proprietários.

Isso significa que se você for dono de um imóvel e decidir aumentar seu preço de venda ou locação arbitrariamente, dificilmente encontrará clientes interessados em fechar negócio – afinal, existem outras propriedades similares disponíveis no mercado por um preço muito mais competitivo. No entanto, isto não é uma coisa negativa. O fato de ter os preços controlados pelo mercado também implica que os valores cobrados pelos seus investimentos imobiliários serão justos, permitindo uma taxa de retorno lucrativa para os proprietários, enquanto não serão abusivos para os momentos de fazer novos investimentos.

Além disso, é importante lembrar que o mercado de imóveis possui grande estabilidade, sendo um dos nichos da economia mais confiáveis para se investir. Isto ocorre porque as propriedades imobiliárias possuem valor intrínseco e são itens de primeira necessidade, o que faz com que este mercado seja inclusive uma ótima maneira de proteger o seu patrimônio de momentos de crise ou até mesmo da inflação.

Assim sendo, os investimentos imobiliários possuem pequena flutuação de preço e chances muito baixas de desvalorização, por terem como contexto um mercado bastante estável. Pensando por este lado, ter os preços dos seus investimentos imobiliários ditados pelo mercado já não parece mais algo negativo, não é mesmo?

Como encontrar bons investimentos imobiliários em mercados altamente competitivos?

E agora vem a grande questão: como investidor, de que forma posso encontrar bons investimentos imobiliários em um mercado altamente competitivo, com grande oferta de oportunidades na área de imóveis? Como sempre, a resposta depende.

A melhor forma de garantir um bom interesse no seu investimento é apostar em imóveis que contam com diferenciais interessantes em relação às outras propriedades disponíveis no mercado. Uma localização estratégica, ambientes especiais, o uso de tecnologia como solução ou o acesso a outras facilidades são maneiras confiáveis de se assegurar que os consumidores terão preferência pelo seu imóvel, aumentando sua valorização frente ao mercado.

Outra estratégia para encontrar bons investimentos imobiliários é ser um pouco mais criativo, apostando em áreas que estão em processo de crescimento. Adquirindo imóveis em bairros que mostram indícios de desenvolvimento, você pode conseguir garantir um espaço que virá a ser bastante valorizado por um custo muito mais baixo do que o praticado em áreas já saturadas, contornando os problemas da alta competição do mercado.

Por fim, é importante ter em mente que os melhores investimentos imobiliários são muito diferentes de investidor para investidor. Mais do que procurar uma grande oportunidade em um mercado impetuoso, é essencial priorizar os seus objetivos e encontrar investimentos capazes de aproximar os seus negócios das suas metas.

Para fazer bons investimentos imobiliários, é necessário ter jogo de cintura para contornar os desafios do mercado. Continue acessando o site da Vitacon para mais conteúdos relacionados ao mercado de imóveis, ou confira nossos últimos lançamentos e oportunidades de investimento. Venha investir com a gente!

Relacionados
Investimento Descomplicado

Desde 2009, trabalhamos com
o propósito de reinventar a cidade.

Buscamos soluções inteligentes
de moradia que melhoram a qualidade
de vida de todos.