ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

10 itens indispensáveis na sua cozinha gourmet

Gastronomia • 20/05/2020 • min. 10 itens indispensáveis na sua cozinha gourmet

Os prazeres de cozinhar para amigos e familiares um jantar especial ou garantir uma alimentação mais nutritiva acabaram impulsionando a presença da cozinha gourmet nos empreendimentos imobiliários mais modernos. 

A verdade é que a cozinha gourmet torna a prática culinária muito mais divertida e muito menos desafiadora, independentemente do seu nível de habilidade na cozinha.

Pensando em quem está querendo se iniciar nesse universo, selecionamos alguns itens indispensáveis para uma cozinha gourmet. Conheça-os a seguir.

1. Faca do chef é item fundamental na cozinha gourmet

Uma boa faca é a melhor amiga de um chef. Ela será fundamental para cortar e filetar alimentos com precisão para suas receitas. Os modelos em aço inoxidável banhado a carbono permanecerão afiados com o tempo, sendo um bom investimento para a sua cozinha gourmet.

Na hora da escolha, opte por um modelo que você se sinta confortável em manusear. Ele deve parecer equilibrado na mão, fácil de segurar e controlar e não muito pesado.

Uma dica para quem não está acostumado com esse tipo de faca é utilizar um protetor para os dedos, de aço inoxidável, de modo a evitar cortes acidentais. 

2. Espátula de metal

Uma espátula de metal resistente é essencial para virar, jogar e servir diversos tipos de alimentos. Ovos, panquecas, legumes assados, carnes refogadas, salmão assado - para tudo isso e mais a espátula de metal poderá ser uma grande aliada.

3. Panelas de ferro fundido

Fabricadas com fundos e laterais grossas e pesadas, as panelas de ferro fundido podem aquecer uniformemente os alimentos a altas temperaturas e reter o calor por um longo tempo, o que é essencial para garantir o sucesso no preparo das mais variadas receitas.

Ainda, elas oferecem o benefício adicional de formar aquela deliciosa crostinha crocante em grelhados. Além disso, elas têm uma aparência rústica que permite utilizá-las do fogão à mesa. 

4. Frigideira antiaderente

As frigideiras antiaderentes são ideais para fazer deliciosos ovos mexidos, por exemplo. Elas também permitem que as receitas sejam mais saudáveis, pois possibilitam que utilizemos menos óleo para grelhar ou fritar alimentos.

Dê preferência a um modelo com revestimento cerâmico, pois algumas frigideiras são feitas com PFOAs, produtos químicos que podem ser prejudiciais à sua saúde e ao meio ambiente. 

5. Ralador fino

Esse utensílio é um dos segredos para que seus pratos tenham uma aparência mais gourmet. Com ele, você poderá adicionar finas gotas de parmesão sobre um prato de massa ou adicionar raspas de limão a um peixe, deixando seus pratos ainda mais requintados e bonitos. 

6. Temporizador

O tempo é tudo quando se trata de cozinhar. Nada pior do que preparar um bolo incrível, mas esquecê-lo no forno e só se dar conta ao sentir o odor de queimado invadindo sua cozinha gourmet, não é mesmo? Um timer simples pode ajudá-lo a evitar esse tipo de problema.

7. Colheres medidoras

A cozinha gourmet é caracterizada pela precisão. E ela só será possível quando se utiliza as quantidades exatas dos ingredientes. Para isso, um conjunto de colheres medidoras será muito útil. 

8. Termômetro para carne

Para o preparo de carnes ficar no ponto desejado, especialmente a carne assada, esse utensílio é bastante recomendado. Com ele, é possível verificar a temperatura interna do alimento, de modo a não retirá-lo do fogo ou forno antes do tempo necessário.

9. Exaustor

Na cozinha gourmet, costuma-se ter aparelhos que liberam muito calor, fumaça e vapor. Assim, é recomendado ter um bom exaustor para ajudar a dissipar esses elementos e eventuais odores do ambiente.

10. Adega climatizada

Se tem algo que é o match perfeito para qualquer cozinha gourmet é um bom vinho, seja para a preparação de alimentos ou para harmonização com os pratos. 

E, para garantir que a bebida esteja na temperatura ideal e protegida da luz, uma adega climatizada pode ser uma boa ideia que, além do mais, ajudará a decorar o ambiente.

E na sua cozinha gourmet, o que não pode faltar? Deixe sua mensagem nos comentários.

Relacionados
Investimento Descomplicado

Desde 2009, trabalhamos com
o propósito de reinventar a cidade.

Buscamos soluções inteligentes
de moradia que melhoram a qualidade
de vida de todos.