Business, finance, savings, property ladder or mortgage loan concept : Wood house model on computer laptop

A maior parte das pessoas acredita que uma das grandes dificuldades que o investimento em imóveis apresenta é que ele é caro. No entanto, investir no mercado imobiliário é uma aplicação de dinheiro que apresenta diversidade de opções, oferecendo uma gama de possibilidades para ser escolhida.

Dessa forma, é possível encontrar investimentos imobiliários ideais para cada investidor – inclusive para quem pensa que investir no mercado imobiliário é caro. Além disto, assim como em qualquer outro investimento, o objetivo é manter seu dinheiro a salvo, em uma aplicação segura e rentável, aumentando a sua receita.

Para isso, basta conhecer melhor o cenário, as vantagens de investir no mercado imobiliário e as opções que ele oferece. Acompanhe.

Entenda como funciona o investimento imobiliário

Investir no mercado imobiliário tem muitas vantagens. Para começar, esse tipo de investimento é considerado uma das aplicações mais seguras para o dinheiro, porque os imóveis possuem valor intrínseco – ou seja, apesar da valorização ou desvalorização, sempre mantêm valor.

Por isso, eles não devem ser vistos como um gasto do dinheiro: sendo que é uma aplicação, e que visa o aumento da quantia investida, investir no mercado imobiliário não pode ser uma atividade cara. O que muitos consideram é que o investimento inicial necessário é sempre alto – o que também não é verdade. Existem opções para investir no mercado imobiliário com quantias menores. 

Aprenda a calcular suas chances de retorno

O investimento em imóveis tem a mesma premissa que outros tipos de investimento: aplicar o seu dinheiro em um item que possui potencial de valorização – o que fará esta quantia investida render mais. No caso dos imóveis, a valorização ocorre quando ele passa a ser mais interessante para compradores ou locadores do que era no momento da sua compra.

Neste sentido, a qualidade do imóvel em si é um fator bastante importante: construções novas, com acabamentos esteticamente agradáveis, com estrutura em bom estado e cujos projetos atendam a todas as normas necessárias são muito mais valorizados do que edificações que não possuem estas características.

No entanto, este não é um fator decisivo. Em muitos casos, os imóveis possuem grande valorização pelo local em que se encontram: áreas privilegiadas, próximas de pontos de interesse, como áreas centrais da cidade, centros comerciais, ou vistas excepcionais são diferenciais que aumentam o interesse. Esse é um critério que deve ser analisado com cuidado ao investir, pois o crescimento de um bairro pode aumentar a demanda por imóveis em sua área – valorizando as propriedades.

Dessa forma, a valorização do imóvel pode ocorrer por diversos motivos. Se você comprar o seu em uma área em desenvolvimento e realizar reformas que aumentem a qualidade dos acabamentos, por exemplo, o imóvel terá uma valorização dupla – tanto pela sua localização quanto pela sua adequação, funcionalidade e beleza estética. Assim, quem quer investir no mercado imobiliário deve buscar imóveis com preços justos e que sejam capazes de valorizar com o tempo, estando em áreas em crescimento e investindo na qualidade do seu bem.

Invista em imóveis na planta

O mercado imobiliário oferece opções para quem não quer realizar um investimento com uma quantia inicial muito alta, e comprar na planta é uma delas: ao investir em uma área construída antes da sua efetiva construção, é possível receber descontos de mais de 50% do valor final do imóvel. Desta forma, para quem aceita um investimento ao longo prazo, essa pode ser uma ótima opção para investir no mercado imobiliário.

Considere realizar um financiamento

O financiamento é outra opção que permite investir no mercado imobiliário sem aplicar uma grande quantia de dinheiro de uma só vez. Momentos de juros baixos são ótimos para iniciar um financiamento – escolhendo um imóvel de qualidade e investindo o seu dinheiro em uma aplicação de longo prazo segura.

Pense na possibilidade de gerar renda com o imóvel

Um dos objetivos mais procurados por quem decide investir no mercado imobiliário é a sua capacidade de gerar renda através dos seus imóveis. A locação pode ser uma ótima forma de receber o retorno do seu investimento aos poucos, com potencial de retorno infinito – afinal, tudo depende de quanto tempo você manterá o imóvel locado e em sua propriedade.

Calcule as suas opções ao investir no mercado imobiliário

Embora muitas pessoas achem caro investir no mercado imobiliário e procurem outras opções, é interessante fazer um pequeno exercício de análise antes de fazer o investimento: ele não deve de maneira alguma comprometer as suas finanças e você deve sempre manter uma reserva para imprevistos.

No entanto, pode ser mais vantajoso esperar mais alguns meses até ter poder de compra o suficiente para adquirir um imóvel à vista (o que também pode gerar descontos), do que realizar um financiamento que pode não ser necessário – o que evita que você tenha que lidar com os juros. Lembre-se que o planejamento é muito importante e pode fazer você perder menos dinheiro em suas transações.

Conheça formas alternativas de investir no mercado imobiliário

Atualmente, já existem formas de investir no mercado imobiliário além das tradicionais. Uma alternativa que vem se tornando cada vez mais popular é a formação de grupos de investimento entre amigos e familiares. Assim, a quantia necessária para o investimento inicial pode ser menor e o poder de compra do grupo aumenta – o que amplia a capacidade de barganha e possibilita a compra de imóveis melhores.

Acompanhe as oscilações do mercado

Para investir no mercado imobiliário, é importante avaliar as suas variações, pois com elas vêm e vão as melhores oportunidades de investimento. Para quem quer investir a partir de financiamento, os momentos de aquecimento da economia são ótimos: os juros baixam e a procura por imóveis aumenta, facilitando iniciar uma aplicação com retorno rápido através de locação.

No entanto, momentos de congelamento da economia são bons para quem optar por fazer investimentos pagando menos, porém sem financiamento: com a queda da demanda, o preço dos imóveis cai – sendo uma boa oportunidade para fazer um investimento ao longo prazo e com valor inicial menor.

Investir no mercado imobiliário nem sempre exige uma grande quantia inicial de dinheiro para aplicação: basta encontrar a melhor oportunidade para o seu perfil. E você, já tinha pensado em todas essas possibilidades de investimento que não são caras?

Se gostou do texto e quer saber mais sobre investir no mercado imobiliário, veja o nosso infográfico sobre os custos envolvidos no investimento imobiliário!

0
Rubens Melo
Posts Relacionados