Concept of real estate business in dark background.

A crise financeira e a recessão dos últimos anos ainda estão frescas na memória de muitas pessoas que apostam no investimento imobiliário. Em vez de agir racionalmente durante a baixa do mercado, algumas pessoas tendem a reagir de maneira exagerada e piorar as coisas.

No entanto, enquanto alguns entram em pânico ou são forçados a vender ativos a preços mais baixos, um grupo menor de investidores pacientes e metódicos veem o cenário ruim como uma oportunidade para comprar imóveis.

Fazer investimento imobiliário ou de qualquer outra natureza em uma crise pode ser, sem dúvida, arriscado, pois o cronograma e o escopo de recuperação do investimento são incertos na melhor das hipóteses. Recessões são uma possibilidade real, e tentar escolher um bom investimento é uma tarefa estratégica, que exige estudo e análise do mercado e do comportamento da sociedade atual.

Ainda assim, os investidores que são capazes de investir em uma crise sem sucumbir ao medo e à ansiedade podem colher bons retornos durante a recuperação do mercado.

Neste artigo, você irá conhecer as principais dicas de como estar preparado para cenários incertos e de economia em crise. Acompanhe a seguir.

Como os cenários negativos da economia afetam os investidores?

Os investidores, por vezes, não se comportam como previsto pela teoria financeira tradicional. Em vez disso, alguns deixam as emoções ficarem no caminho, especialmente quando a economia está passando por alguma instabilidade.

As finanças comportamentais mostram que algumas pessoas, ao invés de serem meramente avessas ao risco temem, na verdade, a perda. Isso significa que elas sentem mais a dor emocional de uma perda do que o prazer obtido com um lucro.

Não apenas isso, mas a aversão à perda descreve a tendência de vender imóveis cedo demais e manter as perdas por muito tempo. Devido à crise, alguns estão perdendo a oportunidade de acumular riqueza no longo prazo, unicamente por temer a perda de valor de sua propriedade – o que, no fim das contas, poderia nem mesmo acontecer.

Os benefícios da crise financeira para o investimento imobiliário

Muitas fortunas, incluindo as do setor imobiliário, são feitas em tempos de crise econômica. Enquanto alguns dos investidores estão entrando em pânico com os preços dos ativos despencando, aqueles que mantêm a cabeça fria conseguem ver os valores baixos resultantes como uma oportunidade de compra.

Comprar imóveis de quem não está conseguindo ou não quer ter de lidar com esse cenário, pode ser um bom negócio. Muitas vezes, o medo reduz os valores dos ativos bem abaixo do praticado pelo mercado, recompensando os investidores pacientes que acreditam que os valores voltarão aos níveis esperados no futuro.

Com uma crise financeira, você provavelmente verá a taxa básica de juros em ascensão, o que significa que há menos pessoas que podem se qualificar para fazer financiamentos. Se você é uma delas, você tem uma vantagem.

Uma crise financeira também pode significar a saturação do mercado com imóveis a um preço mais baixo – outra vantagem para o investidor experiente. É possível comprar esses imóveis com valores mais baixos e alugá-los para quem não tem condições de fazer um financiamento durante o mercado em baixa.

Lucrar com o investimento imobiliário em uma crise exige disciplina, estudo, paciência e, é claro, disponibilidade de ativos líquidos para fazer aproveitar oportunidades eventuais. Mas, historicamente, quando a economia melhora, o otimismo retorna e os preços voltam para onde estavam.

Apostando na compra de apartamentos em tempo de crise

Embora não pareça haver especulação no mercado atual, provavelmente é mais fácil do que nunca especular sobre o setor imobiliário se você for um investidor de menor porte. A inovação tecnológica permitiu derrubar barreiras de pesquisa em imóveis com ferramentas online que permitem analisar a viabilidade de financiamento de propriedades potenciais.

Aqueles com a previsão de que uma crise está iminente podem implementar estratégias para lucrar com o investimento imobiliário em um mercado instável. É claro que timing é crucial, e comprar muito cedo ou mais tarde, ou mesmo manter uma posição por muito tempo, pode servir para aumentar as perdas e reduzir o proveito de ganhos potenciais.

Quando os preços caem, a questão não é realmente o quão baixo eles podem alcançar. A questão é se você está preparado para comprar imóveis antes que os preços voltem a subir. Se você está comprando um apartamento durante uma recessão imobiliária, conseguir um bom preço é tão importante quanto ser capaz de aguentar e superar a crise econômica.

Nem todo apartamento que você encontra à venda será uma boa compra para investimento imobiliário. Alguns, por exemplo, podem exigir reparos extensos ou estar localizados em um lugar de difícil acesso. A realização de um bom investimento imobiliário sempre passa pela boa localização e pela escolha de empreendimentos com potencial de valorização futura.

E, para aqueles indivíduos que buscam simplesmente se proteger de uma crise e não necessariamente apostam que tal evento ocorra, ter uma carteira diversificada de imóveis ajuda a amortecer o impacto.

Como acontece com qualquer investimento potencial, fazer uma pesquisa completa e examinar todas as suas opções é essencial. Entenda os riscos e evite trabalhar com financiadoras e empresas que usem práticas questionáveis e que não tenham credibilidade no mercado. Em cenários não tão positivos, fazer negócio com parceiros com expertise e reconhecimento é ainda mais importante.

Crises econômicas acontecem de tempos em tempos. Recessões e depressões também ocorrem. No entanto, aqueles investidores que têm resiliência, disciplina e um entendimento de que, historicamente, os mercados sempre se recuperaram de tais eventos, podem comprar ativos a preços mais baixos e garantir retornos melhores no longo prazo.

E para que você se prepare ainda mais para fazer bons negócios – seja em cenários positivos ou nem tanto – confira nosso infográfico com os x erros no investimento imobiliário e como contorná-los!

0
master
Posts Relacionados