ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
Entre em contato
  • Relacionamento com Cliente
  • Telefone
    11 3039 7300
  • Vendas
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101
  • Outro

Como o aluguel está ajudando a mudar o formato das cidades?

Economia colaborativa • 10/03/2020 • min. Como o aluguel está ajudando a mudar o formato das cidades?

E essa é uma questão que vai bem além do urbanismo. A forma como são comercializados e como investimos em experiências de imóveis impacta e transforma o mercado e nossa vida nas metrópoles. E o consumidor é quem domina esse caminho, visto o crescimento em imóveis alugados.

Dados do IBGE apontam um grande crescimento de residências alugadas entre 2017 e 2018, especialmente na região Sudeste do país. Hoje, mais de 20,5% dos imóveis das grandes capitais - como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo - são alugados. Mas isso é somente um dado de mercado. Quais são os reflexos práticos que essa busca pelo aluguel causa no formato das cidades?

No artigo de hoje, vamos mostrar mais sobre como o aluguel ajuda a mudar o formato das cidades. Quais são as tendências estimuladas por um perfil crescente de pessoas que interage com imóveis como locatário? E como ofertar um imóvel para esse público? Confira mais a seguir.

Clientes e cidades mais conectadas

O processo de locação de imóveis cresceu não somente por ser uma opção de custo-benefício atrativo. Trata-se também de um reflexo do perfil de consumidor moderno, das novas gerações que começam a sair de suas casas sem o intuito principal de adquirir uma residência própria, mas de ter mais mobilidade, qualidade de vida e uma experiência melhor não somente de morar, como também de viver nessas metrópoles.

Ainda, hoje, do momento em que acordamos à hora que dormimos, nos conectamos a nossas redes sociais. Esse tipo de comportamento, a princípio, pode parecer somente relevante para o momento de fechar o negócio do imóvel. E, de fato, é muito importante entender como essa geração busca pelo aluguel de imóveis online. Mas a mudança é perceptível mesmo depois do fechamento, com a conexão moldando a cidade física.

O formato das cidades, atualmente, já permite configurações bem mais homogêneas com imóveis alugados. O perfil de um comprador de imóveis, geralmente, está ligado a um centro residencial definido e bem delimitado. Já empreendimentos de locação têm um apelo mais pontual. Vizinhanças de lojas, faculdades, ciclovias, pontos de referência para transporte e locomoção são exemplos disso.

Valorização de regiões afastadas do centro é uma das mudanças no formato das cidades

A busca pelo aluguel de imóveis mudou a forma com que o mercado e o consumidor enxergam novas regiões. Quanto mais nos afastamos dos centros urbanos, é comum que o aluguel costume ficar mais barato. Por consequência, isso pode atrair pessoas e empresas, valorizando regiões das cidades até então ignoradas, o que afeta diretamente a dinâmica e o formato das cidades.

Com as modalidades de trabalho home office e a busca por uma melhor qualidade de vida, novos segmentos de imóveis surgiram. O aluguel permite não somente que o formato de áreas da cidade se renovem, como também que se repense novos espaços. Oportunidades de valorização comercial, econômica e até mesmo cultural partem, em boa medida, de empreendimentos inovadores baseados na locação.

Tendências globais como a economia colaborativa também fazem com que essa valorização acelere. Economizar recursos e melhorar a qualidade de vida faz com que pessoas mudem o espaço ao seu redor e sejam atraídas por novas formas de convivência social e do espaço urbano.

Como vimos, o formato das cidades, fundamentado nas demandas contemporâneas, exige que o mercado imobiliário inove. Não são só questões econômicas que fazem com que o aluguel seja priorizado. Escolhas de moradia, trabalho e perfis de comportamento de consumo fazem com que cidades se reorganizem, tornando empreendimentos antes impensáveis em viabilidades feitas sob medida.

Você está em busca de oportunidades de investimentos imobiliários? Gostaria de entender mais sobre o impacto de empreendimentos inovadores pensados para a realidade de novas cidades? Então, conheça os lançamentos da Vitacon!

Relacionados