ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Como entender o mercado imobiliário e avaliar propriedades dentro dele

Investimento imobiliário • 27/11/2019 • min. Como entender o mercado imobiliário e avaliar propriedades dentro dele

Para fazer escolhas certeiras nos seus investimentos e definir as melhores oportunidades de negócio, é importante entender como o mercado imobiliário funciona. Acompanhando as suas oscilações, é possível tirar proveito dos melhores momentos para investimento e garantir que será capaz de aproveitar ao máximo o potencial de lucro do seu imóvel.

Além disso, é essencial estar ciente de que o mercado imobiliário está em permanente transformação. A todo momento, são lançados novos conceitos e tendências que refletem melhor as necessidades dos clientes e ganham a preferência dos interessados no momento de locação ou aquisição. Desta forma, qualquer investidor sabe que é fundamental estar por dentro dos ciclos do mercado e saber avaliar os imóveis que apresentam mais vantagens e têm maior poder de atração para garantir o sucesso dos seus investimentos imobiliários.

Abaixo vamos explicar um pouco sobre como funciona o mercado imobiliário e de que forma você deve avaliar as propriedades para escolher as melhores oportunidades para os seus investimentos.

Como funciona o mercado imobiliário?

O mercado imobiliário é muito amplo e possui grande variedade de negócios, com características distintas. Contudo, a lógica geral do funcionamento é sempre a mesma: resumidamente, o mercado funciona com base na relação de oferta e demanda de imóveis.

Por conta disso, os períodos de aquecimento e resfriamento do mercado imobiliário oscilam juntamente às variações da economia. Os momentos em que a economia está movimentada significam mais poder de compra para as pessoas e maior número de negócios ativos, o que gera mais demanda por espaços de moradia e comércio.

Quando a economia está passando por uma fase de congelamento, por outro lado, muitas empresas fecham as portas ou diminuem de tamanho, assim como as pessoas passam a economizar e deixam de locar ou comprar imóveis. Desta forma, a procura por propriedades cai e o mercado imobiliário desacelera, sofrendo desvalorização dos imóveis.

Baixa no mercado é sinônimo de maus negócios?

Não necessariamente. Apesar de períodos malvistos por conta da desvalorização geral das propriedades do mercado imobiliário, os momentos de baixa também podem proporcionar boas oportunidades de investimento. A queda na demanda derruba os preços dos imóveis, que podem ser adquiridos por preços significativamente inferiores aos praticados no mercado em situação normal. Assim, é possível fazer um investimento imobiliário com custo inicial baixo e alavancar o seu potencial de lucro com a aplicação.

Como avaliar uma propriedade imobiliária?

O mercado imobiliário possui grande diversidade de opções para investimento, o que pode tornar a escolha por um imóvel para aquisição um tanto quanto confusa. No entanto, existem vários critérios que devem ser observados ao avaliar um imóvel e podem ajudar a definir a opção mais segura e rentável para os seus negócios.

A localização é um dos aspectos mais importantes de qualquer propriedade imobiliária, e você deve analisar com cuidado vários aspectos para definir se o local é vantajoso ou não para investimento. O bairro em que o imóvel se encontra é bem valorizado na cidade, ou está em processo de crescimento? A área oferece acesso fácil a comércio e a serviços? Existem atrativos para o público-alvo do imóvel em questão na região? E o quesito segurança?

No que se refere à propriedade em si, você também deve fazer uma avaliação da situação da construção e dos atrativos que ela oferece. Procure por manchas, rachaduras, sinais de infiltração, presença de mofo, ladrilhos soltos ou qualquer outro defeito que pode gerar problemas na estrutura ou na utilização do imóvel. Pesquise os principais diferenciais que existem no mercado imobiliário para este tipo de propriedade e avalie se a unidade em questão também consegue se manter competitiva em relação às tendências inovadoras do momento.

Por fim, faça uma pesquisa de mercado para definir se o preço do imóvel está de acordo com os praticados no mercado, e se existe demanda para este tipo de propriedade na área em questão. Com estes cuidados, você garante que o seu investimento será em um imóvel de qualidade e evita dores de cabeça com problemas no futuro.

Estar por dentro do mercado imobiliário é essencial para aproveitar as últimas tendências em imóveis e gerar boas oportunidades de investimento. Conheça os empreendimentos inovadores da Vitacon e venha investir com a gente em propriedades modernas e revolucionárias.

Relacionados