ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Como adicionar adaptógenos no seu café da manhã

Millennial Trends • 11/03/2020 • min. Como adicionar adaptógenos no seu café da manhã

Esse termo é utilizado para classificar alimentos que podem ajudar a adaptar o nosso metabolismo frente a situações extremas.

No artigo de hoje, apresentaremos alguns adaptógenos e mostraremos de que forma você pode adicioná-los ao seu café da manhã e promover mudanças que trarão mais disposição para os seus dias. Acompanhe a seguir.

Afinal, o que são adaptógenos?

Os adaptógenos, também chamados de resistógenos, são compostos feitos à base de plantas, raízes, cascas, folhas e cogumelos. Sua utilização ajuda na recuperação, no rendimento, na energia e no aumento de nossa resistência física e psíquica. Eles são, também, estimulantes do equilíbrio de nosso sistema endócrino.

Esses alimentos atuam como biorreguladores naturais, ajudando a recuperar o equilíbrio do organismo ao mesmo tempo em que reduzem os danos causados por fatores e situações de estresse e protegem nosso organismo sobre a atuação desses problemas potenciais. 

Na verdade, embora muita gente desconheça o termo, ele já é utilizado há bastante tempo. O conceito remonta à antiga União Soviética, quando, na década de 1940, muitas plantas foram testadas e avaliadas com o objetivo de serem utilizadas para aumentar o condicionamento físico de atletas e soldados.

O farmacologista russo Nicolai Lazarev dedicou seus estudos à investigação de substâncias naturais que trariam melhorias à saúde sem causar dependência ou efeitos negativos. No entanto, foi somente no fim da década de 1990 que a agência regulatória americana Food Drug Administration (FDA) reconheceu o conceito como um termo funcional.

Benefícios do uso dos adaptógenos em seu dia a dia

O uso dessas plantas terapêuticas traz benefícios significativos à saúde, tais como o aumento da resistência, a redução dos danos relacionados ao estresse, o fortalecimento da memória e a modulação do sistema imunológico. 

A ação desses alimentos se caracteriza por promover uma resposta aos fatores biológicos, químicos e físicos do estresse, estimular melhorias com efeito geral no organismo, fortalecer a nossa vitalidade, melhorar nossa performance física e cognitiva, possuir uma ação normalizadora e gerar ações polivalentes.

Dicas de como incluir adaptógenos no seu café da manhã

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, na qual o estilo de vida e o bem-estar tendem a ser fortemente prejudicados por conta de fatores e situações de estresse, os adaptógenos são mais do que bem-vindos para ajudar a promover uma resiliência orgânica.

Para isso, existem diversos alimentos com função adaptógena, como a cúrcuma, açaí, manjericão, carqueja, aloe vera e o ginseng, que podem ser incluídos nas principais refeições, como o café da manhã, para melhorar a qualidade de vida. Há, ainda, alguns frutos característicos de nosso país que também são ricos em compostos adaptógenos, incluindo o açaí, o guaraná e o jatobá.

A maca peruana, por exemplo, é rica em vitaminas que ajudam a aumentar a resistência, e pode facilmente ser acrescentada a um shake proteico ou ser consumida junto aos cereais matinais.

Outro exemplo é o gengibre, que possui inúmeros compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, trazendo muitos benefícios à saúde e que pode ser facilmente incorporado a sucos e vitaminas.

Já o cogumelo shitake traz ganhos capazes de combater inflamações e problemas hepáticos e pode ser incluído no preparo de omeletes.

Assim, como vimos, a melhora do sistema imunológico, a proteção ao estresse, a gestão de um peso saudável e o aumento da resistência física são alguns benefícios que podem ser alcançados com o simples consumo de adaptógenos na dieta regular. Esses alimentos atuarão regulando as principais funções do organismo, dando aquela energia extra tão importante para o nosso dia a dia.

E você, já conhecia os adaptógenos? Conhece mais algum alimento que possui essa propriedade e que, de quebra, fique uma delícia no café da manhã? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Relacionados