ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Cidades do futuro: entenda como será sua vida em 2030

Tecnologia • 18/11/2019 • min. Cidades do futuro: entenda como será sua vida em 2030

 

E, quando falamos em cidades do futuro, é inevitável não pensar em máquinas e robôs, não é mesmo? E, sim, é comprovado que a automação vai ganhar ainda mais espaço daqui em diante, mas, além disso, outras questões também entrarão em jogo.

Neste artigo, saiba mais sobre o que 2030 pode nos reservar em diversas áreas. Quer saber como serão as cidades do futuro? Descubra mais, a seguir!

8 previsões para as cidades do futuro em 2030

Para os próximos anos, diversas previsões, tendências, objetivos e perspectivas foram traçadas. Conheça algumas das principais.

1. Construções sustentáveis

Nos últimos anos, sustentabilidade virou uma pauta constante e muito relevante. Consequentemente, muitos mercados já se apropriaram dessa preocupação para criar produtos e serviços. E isso deve se intensificar daqui para frente.

Muitos empreendimentos residenciais e comerciais já são projetados com materiais sustentáveis, utilizam recursos de energia renovável e adotam diversas estratégias mais "verde" em sua estrutura. Essa é não só uma tendência, mas uma necessidade, que vem ganhando cada vez mais espaço e mais adeptos e que deverá ser intensificada nas cidades do futuro.

2. Inteligência artificial (IA)

Se antes parecia distante, hoje a inteligência artificial já é uma realidade. Entre as principais tendências de aplicações para cidades do futuro, estão:

  • Veículos autônomos, permitindo que eles tomem decisões inteligentes a todo o momento.
  • Monitoramento da saúde, avaliando ritmo cardíaco, taxa glicêmica, pressão, etc. 
  • Segurança da informação, por meio de sistemas de antivírus e ferramentas de segurança muito mais eficientes.
  • Comunicação, propondo uma revolução no contato entre empresas e clientes, um exemplo são os chatbots, que deverão evoluir ainda mais.

3.Mercado de trabalho

Algumas mudanças já estão sendo realizadas e elas serão ainda mais expressivas em um futuro próximo. Pode-se perceber um crescente aumento das startups; as organizações contam com cada vez menos empregados e times mais enxutos e multidisciplinares; muitas eliminam níveis hierárquicos e apostam na sociedade ou em outros perfis de relacionamento interno.

Ainda, há mais profissionais autônomos e freelancer; o regime home office já é um realidade em muitas empresas que deverá ser acentuada nas cidades do futuro; métodos de contratação por meio de plataformas digitais serão recorrentes; plataformas como o crowdfunding, serão cada vez mais utilizadas na criação de novos negócios e tantas outras tendências.

Com novos mercados e novas formas de fazer negócio, algumas profissões também podem surgir, principalmente aquelas relacionadas com o lançamento e aprimoramento de novas tecnologias e com a análise de dados.

4. Impressoras 3D

Pesquisas indicam que, até 2030, pelo menos 5% dos produtos fabricados serão impressos em 3D, uma forma simples e rápida de inserir novos produtos no mercado. Para os restaurantes, por exemplo, a expectativa é de que, até lá, 90% deles utilizem as impressoras para montar pratos mais elaborados.

Já no segmento da medicina, a impressão de ossos e órgãos, como fígado, também é esperada. Essa tecnologia também deverá estar bem difundida no segmento imobiliário.

5. Criptodinheiro

Sem vínculo com sistemas bancários, o criptodinheiro - dinheiro digital utilizado para compra de bens e serviços - tem conquistado cada vez mais investidores. A perspectiva é de que até 2030, mais de 10% das transações mundiais sejam realizadas por meio de Bitcoin ou outras criptomoedas.

6. Delivery por drone

Entregas em domicílios são bastante comuns no Brasil e em quase todo o mundo. A expectativa é de que, nos próximos anos, as pessoas recebam cerca de quatro pacotes entregues por drones voadores por semana.

7. Urbanização

Projeta-se que em 2030, dois terços da população mundial viverá em ambiente urbano. Com isso, estima-se que em países em desenvolvimento, como o Brasil, a população urbana possa até mesmo dobrar.

Isso deverá impulsionar um incremento no custo de vida nas metrópoles e a demanda por um melhor planejamento urbano. Com isso, empreendimentos verticalizados e moradias mais compactas deverão ser ainda mais visados. 

8. Chip implantado no corpo

Por fim, o que pode parecer mais estranho e distante da nossa realidade atual: os chamados “homens biônicos”. Isso significa que existe a possibilidade de, nos próximos anos, se utilizar próteses inteligentes no corpo, ou que contenham chip integrado a outros dispositivos, capazes de receber e enviar informações referentes à saúde da pessoa, por exemplo.

Relacionada a isso, há também a previsão de que, até 2030, poderemos ter a possibilidade de implantar nossos smartphones em nosso corpo de modo integrado a outros dispositivos com acesso à internet.

E você, está preparado para as cidades do futuro? Quais são as suas previsões para os próximos anos? Conte para a gente pelos comentários!

Relacionados