Bike- o que a Lei diz sobre isso_

bike-leis

Código de Trânsito Brasileiro também possui leis para ciclistas

Há muito a bicicleta deixou de ser um meio de transporte livre de direitos e deveres. Um dos documentos que diz isso é a Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997. O Código de Trânsito Brasileiro indica como automóveis e veículos não motorizados podem conviver na mesma via, cada um respeitando seu espaço.

Prioridade: a responsabilidade pela segurança dos veículos é sempre do maior – ou seja, os motorizados pelos não motorizados e, jundos, pela incolumidade dos pedestres.

Autoridade: é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos rodoviários garantir e promover o desenvolvimento da circulação e segurança dos ciclistas.

Calçadas: os ciclistas só devem trafegar nas calçadas quando desmontado (empurrando a bicicleta). Somente assim ele irá se equiparar aos direitos do pedestre.

Acostamento: quando não houver local apropriado para pedalar, o ciclista pode utilizar o acostamento. Caso contrário, este espaço só está destinado para parada ou estacionamento de veíulos, em caso de emergência.

Ocupação da via: sem ciclovias disponíveis o ciclista deve ocupar as vias, sempre no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

Além destes direitos e deveres, há muitos outros listados na Lei. Se você já pedala pela cidade é importante que conheça todos os seus direitos e deveres – e os cumpra. Somente assim vamos conseguir melhorar a qualidade do trânsito da nossa cidade.

0
master
master
Posts Relacionados