ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

As perguntas mais comuns sobre investimento imobiliário

Investimento imobiliário • 14/11/2019 • min. As perguntas mais comuns sobre investimento imobiliário

O investimento imobiliário atrai grande número de investidores por ser uma aplicação muito segura e com grande potencial de rentabilidade. No entanto, tão grandes quanto o interesse no mercado de imóveis são as dúvidas que costumam aparecer ao decidir investir.

Para quem está começando a ter contato com a área imobiliária, é muito comum sentir dificuldade para entender o mercado e todas as suas possibilidades. O investimento em imóveis possui grande diversidade de negócios, e entender como cada um funciona para garantir o sucesso da sua aplicação pode parecer uma tarefa complexa e cansativa.

No entanto, é possível investir no mercado imobiliário sem muita dificuldade. Basta entender bem os seus objetivos com o investimento e procurar por opções que respeitem as suas limitações como investidor. Confira a seguir as 5 perguntas mais comuns sobre investimento imobiliário e entenda melhor como você pode tirar proveito do mercado imobiliário de forma segura e lucrativa.

Que cuidados devo ter ao fazer um investimento imobiliário?

Existem vários cuidados que você pode tomar ao realizar um investimento imobiliário para evitar problemas e garantir o sucesso do seu negócio. Ao comprar um imóvel de uma empresa, imobiliária ou incorporadora, é interessante investigar a idoneidade da instituição. Procure conversar com outras pessoas que já fizeram negócios com ela, ou tente descobrir se ela já teve problemas legais em outras transações.

Além disso, é importante lembrar que os investimentos nunca devem ameaçar as suas economias pessoais. Assim, mantenha sempre uma reserva de dinheiro confortável para que você tenha ao que recorrer em caso de emergência, evitando ter de se desfazer do seu investimento com urgência.

Como saber se o investimento é um bom negócio?

O sucesso de qualquer tipo de investimento depende sempre de inúmeras variáveis. No investimento imobiliário, podemos citar cuidados com a qualidade do imóvel, a integridade estrutural da construção e a valorização da área em que ele se encontra.

No entanto, para definir se um investimento é um bom negócio, é importante analisar também quão bem esta aplicação se adequa às suas necessidades e expectativas como investidor. O custo do imóvel está dentro da sua capacidade de aquisição? Ele é capaz de fornecer a segurança ou rendimento que você deseja? O tempo de retorno financeiro está de acordo com o esperado?

Como saber o melhor momento para investir?

Muitos investidores se preocupam com a situação do mercado ao fazer o seu investimento imobiliário, aguardando que o mercado aqueça para aplicar o seu dinheiro. Apesar disso, o mais importante é entender qual o melhor momento para você, e não para o mercado. Quem necessita de financiamento para investir pode se beneficiar das melhores taxas de juros dos momentos de aquecimento do mercado, mas quem possui mais poder aquisitivo pode fazer negócios muito melhores em momentos de resfriamento da economia, pois os preços estarão mais baixos. Boas oportunidades existem em qualquer momento, basta cada investidor saber aproveitar as que melhor atendam aos seus objetivos.

Imóvel para vender ou alugar?

Novamente, a resposta depende muito de cada investidor. Cada tipo de investimento imobiliário pode ser mais recomendado para objetivos diferentes. Investir em um imóvel para locação pode ser a melhor opção para quem prioriza o recebimento de renda mensal, e não se importa em manter o dinheiro aplicado por longos espaços de tempo para tirar proveito do retorno através de aluguel.

Quem deseja resgatar o seu dinheiro a curto prazo, por sua vez, pode tirar melhor proveito de imóveis para venda, apostando em localizações com alta especulação imobiliária para um uma rápida valorização da propriedade para gerar lucro em pouco tempo. É também possível investir em imóveis para venda a longo prazo, aplicando o seu dinheiro em regiões que demonstram potencial de crescimento nos próximos anos e mantendo o seu patrimônio seguro durante este tempo investindo-o em uma propriedade imobiliária.

É melhor investir em um imóvel ou em um Fundo de Investimento Imobiliário?

Fundos de investimento imobiliário são interessantes para quem não possui poder aquisitivo grande o suficiente para adquirir um imóvel – uma vez que são aplicações com alto investimento inicial -, ou preferem dividir a quantia destinada ao investimento em imóveis para diversificar as suas aplicações financeiras. Da mesma forma, podem ser mais atraentes para quem não deseja dispender muito tempo para gerenciar os seus investimentos, pois é uma modalidade inerentemente mais impessoal de aplicação.

Os fundos funcionam com cotas de empreendimentos, que são compradas por diversos investidores diferentes. Assim, é possível investir em imóveis com quantias muito menores que as praticadas no mercado tradicional, recebendo retorno mensal com a locação da propriedade. Além disso, muitas vezes são geridos por profissionais que alocam os seus recursos nos empreendimentos mais promissores por você, diminuindo o trabalho que você tem em fazer o seu dinheiro render.

 

Investir em imóveis pode ser uma ótima maneira de proteger o seu dinheiro e aumentar o seu patrimônio, mas muitas vezes é considerado uma aplicação intimidadora e complexa. No entanto, isso não precisa ser assim. Descubra como fazer o seu investimento imobiliário de forma segura e descomplicada com a Vitacon: acesse nosso site e confira as oportunidades disponíveis!

Relacionados