Alexandre Lafer abre 10º edição do Empreenda no Insper

A Vitacon Incorporadora e Construtora marcou presença na 10 edição do Empreenda, programa criado pelo Insper para fomentar o empreendedorismo nos participantes. Alexandre Lafer, CEO da Vitacon e empreendedor, contou sua experiência empreendedora e deu dicas para os jovens que almejam inovar ao criar uma empresa ou uma startup. Durante a palestra e ao ser questionado sobre plano de negócios, Alexandre foi muito enfático – “a ideia e a força para executá-la é o mais importante. O mais importante é não ter medo de fazer. É saber que vai dar trabalho, mas vale a pena. Na dúvida, vá e faça”. Confira outras dicas do jovem empresário que, em seis anos, transformou a Vitacon na construtora que busca fazer diferente e foge dos prédios beges:

1)  Tenha uma causa maior: primeiramente não empreenda só pelo dinheiro, isso pode parecer clichê, mas não podemos viver esperando pelo final de semana ou pelas férias, é preciso unir vida pessoal e profissional, não se pode separá-las, por isso deve-se ter prazer na profissão.

 2) Tome riscos: temos que arriscar principalmente ainda jovens. Quando tudo indica chances mínimas de o negócio não dar certo, não se deve ter medo, tem que entrar de cabeça e caso não venha dar certo é só sair rapidamente, sem arriscar estaremos sempre na mesma posição, perdendo grandes oportunidades.

3) Timing: é necessário analisar todos os aspectos ao empreender. Faça escolhas de sucesso. Temos que saber sobre nosso produto, a concorrência, nosso diferencial, além disso, não podemos esquecer de planejar crescer e manter a empresa com inovações.

4) Time: tenha uma equipe preparada. Ninguém faz nada sozinho, é preciso ter uma equipe alinhada e preparada para o trabalho sair como desejado. É preciso colaboradores.

5) Tenha metas: coloque no papel todos seus planos, prazos, dinheiro que será investido, parceiros e objetivo. Quando temos tudo planejado em nossa frente é mais fácil trilhar um caminho sem perder o foco.

0
master
master
Posts Relacionados