ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

7 dicas para um apartamento eco-friendly

Sustentabilidade • 22/11/2019 • min. 7 dicas para um apartamento eco-friendly

Esse novo conceito de moradia traz menos impacto para o meio ambiente e proporciona aos seus moradores experiências mais prazerosas e equilibradas.

Quando ouve-se falar em imóveis sustentáveis, algumas pessoas pensam em algo futurista e muito distante. Mas, na verdade, incorporar medidas de prevenção do ecossistema é algo cada vez mais presente no cenário da arquitetura e decoração.

Para tornar os ambientes mais eficientes, é preciso fazer algumas adequações e adotar novas práticas. E o envolvimento que essa transformação demanda é recompensador, já que traz diversos benefícios, como a redução de gastos, a satisfação dos moradores, a contribuição com a sustentabilidade e o diferencial gerado para o apartamento.

Para valorizar o seu investimento e, ao mesmo respeitar a natureza, preparamos algumas dicas para um apartamento eco-friendly. Acompanhe a seguir.

1. Avalie investir em móveis eco-friendly

Respeitar e valorizar os recursos naturais, por meio de soluções que gerem economia e que amenizem o impacto ambiental é um hábito cada vez mais comum. E esse movimento inclui desde a escolha de produtos que tenham selo verde até a forma de decorar o lar.

O reaproveitamento de materiais no mobiliário é uma excelente forma de deixar o seu apartamento eco-friendly e cheio de personalidade.

Hoje, há opções de móveis feitos de madeira de reflorestamento, metais, bambu e diversas outras matérias-primas recicladas que deixarão os ambientes ainda mais bonitos.

2. Aposte nas paredes verdes para um apartamento eco-friendly

Um apartamento eco-friendly é marcado também pela presença de elementos associados à natureza. Criar uma parede verde, por exemplo, é uma forma perfeita de incorporar essa proposta e deixar o ambiente mais agradável.

Além do fator estético, as paredes verdes também ajudam no controle de temperatura do apartamento e garantem aquela sombrinha agradável nos dias mais quentes.

3. Colabore com a reciclagem do lixo

Fazer o controle do lixo gerado e descartado é uma prática simples e que ajuda a tornar um apartamento eco-friendly. Para isso, basta instalar lixeiras específicas para cada tipo de resíduo e garantir a correta destinação para o lixo produzido.

Lembrando de que as cascas, frutas e vegetais (lixo orgânico) podem virar adubo para uma hortinha em seu apê.

4. Utilize cores claras nas paredes

As paredes de cor clara refletem a luz solar, deixando os ambientes naturalmente mais iluminados. Quando for pintá-las, utilize tintas naturais e ecológicas – feitas sem aditivos sintéticos ou derivados do petróleo.

5. Troque as lâmpadas

Uma das primeiras mudanças para ter um apartamento eco-friendly é a troca das lâmpadas dos cômodos. As de LED são a melhor opção, já que consomem menos energia, geram mais economia e são bastante duráveis.

6. Frequente espaços coworking

Apostar nos ambientes colaborativos é uma excelente forma de economizar energia. Neles, os recursos são otimizados, não deixando espaço para o desperdício.

7. Não desperdice água

A água é um dos recursos mais escassos e valiosos. Portanto, não desperdice-a em seu apartamento. Certifique-se de que não ocorram vazamentos, conserve a descarga regulada, só utilize a máquina de lavar roupa a capacidade total ou mesmo prefira utilizar uma lavanderia coletiva.

A crescente preocupação com a sustentabilidade fez com que o nicho eco-friendly se expandisse. Dessa forma, produtos, serviços, conscientização e valores estão cada vez mais alinhados com essa proposta.

Você não deseja que seu imóvel fique de fora dessa onda verde, não é mesmo? Com algumas práticas que não requerem muito investimento, é possível obter grandes melhorias, sempre respeitando o meio ambiente.

Além de reduzir o seu impacto sobre a natureza, diminuir custos, e melhorar o seu bem-estar, transformando o seu apartamento em eco-friendly você estará ainda promovendo melhorias que irão valorizar o seu investimento.

Você já conhecia essas estratégias para tornar um apartamento eco-friendly? Tem alguma dica para compartilhar sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Relacionados