ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

5 formas de reduzir a solidão na sua comunidade

Economia colaborativa • 21/05/2020 • min. 5 formas de reduzir a solidão na sua comunidade

Enquanto morar na cidade oferece um grande leque de vantagens e conforto por conta do fácil acesso a serviços de todo tipo, a rotina repetitiva da vida citadina e o costume de caminhar em meio a um mar de rostos desconhecidos acaba levando gradativamente a um rumo pouco falado: o isolamento. Em um contexto onde conhecer os vizinhos e colegas de trabalho é cada vez mais incomum, é essencial procurar formas de reduzir a solidão nas comunidades e reverter este quadro.

Confira a seguir 5 formas de reduzir a solidão na sua comunidade e veja como você pode incentivar que outras pessoas evitem o isolamento e passem a interagir mais com os outros moradores da área.

Faça uso das áreas de encontro e lazer para reduzir a solidão

Uma das melhores formas de reduzir a solidão na sua comunidade é fazer uso das áreas de encontro e lazer que existem na região em que você mora. Espaços verdes, parques, praças ou mesmo calçadões podem se tornar locais utilizados por todos para descansar e conversar com outras pessoas fora de casa.

Seja para sentar no banco com um chimarrão, levar uma cadeira para ler um livro ou estender uma toalha para fazer um piquenique, crie o hábito de utilizar estas áreas. Além de encontrar outras pessoas que também passam por ali com frequência, você estará estimulando outros moradores da comunidade a fazerem o mesmo. A partir daí, fica muito mais fácil conhecer outros habitantes da área e colaborar para reduzir a solidão na cidade.

Espaços como a academia e a piscina também são bons locais de reunião

Da mesma forma que as praças são bons locais de encontro, frequentar áreas coletivas como a academia e a piscina também são boas alternativas para reduzir a solidão. Você não apenas irá conhecer outros frequentadores, mas também poderá incentivar mais moradores a fazer o mesmo. Além de cuidar da saúde, criar o hábito de ir para a academia ou aproveitar a piscina em dias de calor é ótimo para criar laços e interagir com os vizinhos da sua comunidade.

Reserve um espaço na agenda para brincar com as crianças ou passear com o pet

Levar as crianças no playground ou passear com o seu pet nas áreas ao redor de casa são outras atividades que incentivam a conversa e facilitam que você crie uma rede de conhecidos na sua comunidade. Você pode até mesmo convidar os pais para que as crianças possam brincar juntas, ou criar o hábito de levar o seu animal passear em horários similares. Assim, outras pessoas se unirão a você e fica mais fácil trabalhar para reduzir a solidão do local em que você mora.

Frequente os serviços perto da sua casa

Para conhecer os outros moradores da sua comunidade e começar a criar laços para reduzir a solidão, passe a frequentar mais os serviços perto da sua casa. Em vez de ir para um shopping distante passear ou optar por um grande supermercado para fazer as compras, dê preferência para a padaria do bairro ou para o mercadinho da esquina.

O mesmo vale para a escola das crianças ou a academia, por exemplo. Passando a utilizar mais os recursos que existem na região, você irá conhecer melhor quem trabalha nestes locais e quem frequenta estes espaços, que normalmente são visitados principalmente pelos habitantes locais. Assim, sair para comprar um pedaço de bolo num sábado à tarde ou criar o hábito de buscar pães quentinhos pela manhã pode ser uma ótima maneira de conhecer os seus vizinhos.

Procure empreendimentos com áreas de coliving

As áreas de coliving são especialmente eficientes para reduzir a solidão da comunidade. Além de serem soluções que oferecem vantagens financeiras e otimização do tempo e dos recursos utilizados, as áreas colaborativas incentivam bastante o encontro dos usuários e a interação.

Enquanto espaços como o coworking estão cada vez mais populares, existem empreendimentos que já estão indo além, propondo residenciais com áreas de lavanderia, lounge, sala de estar, sala de reuniões e até mesmo cozinha compartilhadas. Com todos estes espaços disponíveis para encontro, é muito mais fácil conhecer os outros usuários destes ambientes e reduzir a solidão da sua comunidade.

Ter alguns momentos de descontração com os outros moradores da comunidade já pode ser uma grande ajuda para incentivar o companheirismo e reduzir a solidão da vida na cidade. Para conhecer empreendimentos que pensam no espaço comunitário e estimulam ambientes colaborativos para os seus usuários, conheça a Vitacon. Visite nosso site para conferir as soluções utilizadas em nossos lançamentos e descubra como estamos mudando a vida na cidade.

Relacionados
Investimento Descomplicado

Desde 2009, trabalhamos com
o propósito de reinventar a cidade.

Buscamos soluções inteligentes
de moradia que melhoram a qualidade
de vida de todos.