Você sabe qual é o seu perfil de investidor imobiliário_

Você já parou para refletir sobre os diferentes tipos de perfil de investidor imobiliário que existem espalhados pelo mercado?

Enquanto um investidor se sente confortável em aguardar anos para obter um retorno favorável pelo seu investimento, outros preferem realizar negociações rápidas e vender um imóvel adquirido em poucos meses – mesmo que a rentabilidade da operação seja menor.

O importante é compreender que não existe um perfil de investidor imobiliário melhor que outro. O que realmente importa é que você esteja confortável com os seus investimentos e consiga tirar o melhor deles – maximizando o retorno alcançado em cada operação.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir qual é o seu perfil de investidor imobiliário para direcionar melhor os seus investimentos. Acompanhe.

O perfil do investimento em imóveis

Antes de falarmos especificamente sobre o perfil de investidor imobiliário, vamos analisar o perfil de um investimento em imóveis. Essa é uma forma de investimento que difere em diversos aspectos de outros disponíveis no mercado – como ações, poupança ou demais bens móveis.

Veja algumas das principais características que marcam essa forma de investimento:

  • Mais segurança para o investidor, que adquire um bem físico que dura por muitos anos;
  • Facilidade de entender a lógica por trás do investimento para alcançar uma rentabilidade positiva;
  • Possibilidade de ter uma boa compreensão sobre os fatores externos que afetam no investimento;
  • Resultados menos voláteis, que dificilmente alcançam níveis estratosféricos, mas, raramente, geram prejuízo;
  • Baixa liquidez do investimento por conta da necessidade de encontrar um comprador interessado na aquisição do imóvel;
  • Necessidade de lidar com a burocracia que envolve a compra de um bem de alto valor;
  • Maior trabalho para identificar boas oportunidades e negociar as melhores condições de compra.

Qual é o seu perfil de investidor imobiliário?

Com base nas características sobre os investimentos em imóveis que acabamos de analisar, já é possível ter uma boa imagem do investidor imobiliário, não é? Um investidor que procura por alta liquidez, rapidez no retorno do investimento ou não está disposto a buscar por oportunidades no mercado dificilmente conseguiria obter bons resultados com essa forma de investimento.

Por outro lado, os aqueles que conseguem enxergar o grande potencial de lucratividade que os imóveis oferecem podem explorar esse mercado de formas diferentes. É por isso que podemos classificá-los de acordo com o seu perfil de investidor imobiliário.

Listamos as principais características para que você consiga identificar o seu perfil de investidor:

Investidor iniciante

O investidor inicial é aquele que está realizando o seu primeiro investimento e ainda não tem experiência no mercado imobiliário. Por isso, ele age com cautela e busca o máximo de informações que possui à disposição para tomar as melhores decisões.

Geralmente, o investidor iniciante demora para tomar as suas decisões e ainda tem uma certa desconfiança sobre os investimentos. Além disso, esse perfil de investidor costuma comprar apenas um imóvel e aguardar os seus resultados antes de ampliar os seus investimentos.

Investidor de imóveis de alto padrão

Esse perfil de investidor imobiliário tem uma grande preferência por investir em imóveis de alto padrão, que atraem a atenção de quem tem alta renda. Para isso, o valor investido precisa ser muito alto – mas o retorno obtido também pode ser muito atrativo e gerar uma alta rentabilidade sobre o investimento.

Investidor sem pressa

O investidor sem pressa dá preferência para investimentos de longo prazo, que podem demorar anos até que gerem uma rentabilidade positiva. Ele pode comprar um imóvel que ainda está em construção em um bairro que tende a se desenvolver nos próximos anos visando o lucro sobre a sua venda depois de vários anos.

Investidor dinâmico

Operando de forma contrária ao investidor sem pressa, o dinâmico realiza diversas operações em um pequeno período de tempo. Ele pode comprar um imóvel na planta para revendê-lo poucos meses depois e reinvestir o dinheiro obtido em outro imóvel, que pode ser negociado em um curto período de tempo.

Além disso, esse perfil de investidor imobiliário costuma ter vários investimentos simultâneos. Apesar de aumentar o potencial de lucratividade ao atuar dessa forma, esse investidor precisa ter a capacidade de gerenciar vários investimentos ao mesmo tempo.

Investidor oportunista

O investidor oportunista é aquele que está sempre de olhos abertos para encontrar boas oportunidades de negócio. Ele monitora constantemente o surgimento de novos empreendimentos na cidade, controla o preço médio dos imóveis para identificar oportunidades abaixo de valor do mercado e está sempre de olho em imóveis a venda por onde passa.

Investidor de imóveis pequenos

O investidor de imóveis pequenos faz oposição ao investidor de alto padrão. Em vez de investir o seu dinheiro em um único imóvel de alto padrão, esse mesmo valor pode ser usado para adquirir 5 apartamentos universitários. Apesar de lidar com uma margem de lucro menor em cada operação, essa é uma outra forma viável de alcançar bons resultados.

Investidor turista

Sabe aquele seu amigo que tem dois apartamentos na praia, um loft na serra e outro em uma cidade turística da região? Esse é o perfil do investidor turista – que espalha os seus investimentos por cidades que atraem um grande fluxo de pessoas e podem gerar retorno tanto através da venda quanto do aluguel.

O grande benefício que esse perfil de investidor imobiliário pode aproveitar é a oportunidade de esperar pelo melhor momento de venda enquanto gera uma renda nos períodos de alta temporada. Talvez, o valor recebido com os aluguéis durante o verão pague pelos gastos de um ano inteiro, enquanto esse investidor espera pelo momento ideal para venda.

Investidor de aluguel

O investidor de aluguel tem a preocupação de encontrar bons imóveis para gerar renda através da locação, em vez de se preocupar com a sua venda. Para o sucesso com essa forma de investimento, o ideal é procurar por imóveis que geram interesse dos locatários durante o ano inteiro – e não de forma sazonal como o investidor turista.

E então, você conseguiu identificar o seu perfil de investidor imobiliário? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados