Vale a pena investir para integrar a varanda e a sala_

Muito se discute sobre o conceito de integração de ambientes e quais os seus benefícios na construção de projetos de interiores. A verdade é que integrar a varanda e a sala, por exemplo, é uma aposta cada vez mais comum, e que vem chamando a atenção dos arquitetos (na verdade não só dos arquitetos, mas também de todos aqueles que idealizam um espaço moderno e bonito).

A premissa são reflexos práticos e contemporâneos, indicados para quem busca a construção de espaços com diferencial de estilo. Mas, então, será que essa é uma boa ideia para sua varanda? Quais são os benefícios de integrar a varanda e a sala para apartamentos que vão ser alugados ou vendidos? 

Na prática, como funciona integrar a varanda e a sala?

Antes de falarmos se vale ou não a pena aderir à ideia de integrar a varanda e a sala, é preciso entender o que ela representa e, também, como pode ser planejada dentro do seu ambiente. A integração da varanda com a sala de estar se dá por meio da retirada de paredes e/ ou outras possíveis divisórias entre esses dois espaços, constituindo, assim, um único ambiente.

A ideia de integração de ambientes não vem de hoje, e pode também ser percebida na agregação de outros espaços: sala + cozinha, quarto + sala, quarto + escritório, etc. Ainda assim, a proposta criada ao integrar a varanda e a sala promete ser bastante interessante e despretensiosa – principalmente pelo seu caráter mais despojado e a possibilidade de contato com o ambiente externo.

É muito comum que essa tendência seja aplicada em espaços mais compactos (tais como apartamentos e studios) e com proposta moderna, já que representa uma inovação prática do design de interiores. A integração surge como uma alternativa para quem quer um espaço bonito, inovador e aconchegante, mas sem deixar de perder características específicas relacionadas à praticidade para encantar os futuros inquilinos ou compradores.

Para que o ambiente seja mesmo integrado, é preciso trabalhar o seu contexto como um todo. Ou seja, é necessário pensar em uma decoração adequada ao conceito, com móveis estrategicamente posicionados e trabalhados. Lembrando que, como se trata de uma aposta integrada, os diferentes elementos devem conversar entre si para criar uma imagem leve e harmoniosa. Então, não basta apenas “tirar as divisões” – é preciso pensar no todo!

Quais são as vantagens de integrar a varanda e a sala?

Optar pela integração dos ambientes pode ser uma ideia muito inteligente nos projetos de decoração de interiores. Dentre os principais benefícios para os apartamentos que vão retornar ao mercado imobiliário, podemos destacar:

Luminosidade

A proposta de integrar a varanda e a sala é bastante vantajosa, principalmente no quesito claridade. Isso porque, como a varanda compreende uma área dita externa, de contato com a rua, recebe maior incidência de luz solar – consequentemente, deixando todo o espaço mais iluminado.

Amplitude

O conceito aberto, que inclui a integração entre esses dois ambientes, promove amplitude. Como não há paredes ou divisórias entre eles, o espaço acaba parecendo maior e com mais possibilidades de adaptação e decoração.

Por isso essa vantagem é uma das grandes referências para apartamentos pequenos, mas que são funcionais. Cabe destacar que esse conceito reflete a realidade atual e a busca dos interessados, na qual há necessidade de reinvenção, transformando espaços compactos em manifestos de estilo e qualidade de vida.

Praticidade

Outra grande vantagem dessa alternativa é a praticidade proporcionada. Isso porque ambos os espaços se tornam mais versáteis e podem ser facilmente modificados.

Por exemplo, você pode levar e trazer poltronas, puffs, banquetas, alterar móveis, incluir decoração diferenciadas, etc. Além disso, traz vantagens na hora da limpeza e organização, já que essas rotinas ficam facilitadas – e, acredite, as pessoas que visitarem o seu imóvel vão perceber esses pontos, e eles vão fazer a diferença na hora de fechar o negócio.

Modernidade e beleza

Se você é antenado às tendências, essa é uma alternativa que não pode ficar de fora de seu projeto. Ela reflete o que há de mais moderno no mercado de decoração e promete trazer muito charme ao espaço.

A integração de ambientes valoriza o conceito do seu apartamento e transforma o visual, o deixando mais interessante para o mercado imobiliário. E mais: essa é, sem dúvidas, uma aposta que tem tudo para ficar!

E há desvantagens ao integrar a varanda e a sala?

Diante de tantas vantagens, o que há, na verdade, são alguns pequenos desafios que podem ser facilmente solucionados.

Por exemplo, há quem ache que essa opção peque pela falta de privacidade. Para driblar isso, há as chamadas molduras nos ambientes, recursos que podem ser utilizados para criar pontos de destaque ou maior privacidade nos espaços.

Ainda, outra objeção que pode ser facilmente solucionada é a de que os ambientes ficam visualmente bagunçados quando integrados. Na verdade, com alguns truques de design de interiores tudo ficará bonito, funcional e atrativo.

Integrar a varanda e a sala é, mesmo, uma ideia super atual e alinhada com a tendência de compartilhamento – seja de espaços, de experiências, de momentos. É uma opção que vai ajudar a destacar o seu apartamento no mercado, pois ele foi pensado para as necessidades das famílias modernas, que querem beleza e praticidade.

E então, esclarecidas as principais dúvidas sobre essa ideia de integrar a varanda e a sala e como ela pode dar visibilidade para o apartamento? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima. 

 

0
master
master
Posts Relacionados