Por que escolher um apartamento compacto para morar_

O objetivo de ter a casa própria ainda é um dos maiores objetivos dos brasileiros, mas esse sonho vem se configurando de maneira diferente agora, se comparado com 30 anos atrás, muito por conta da tendência de apartamento compacto.

Antes, as pessoas queriam comprar uma casa grande e espaçosa, com muitos cômodos e ambientes que nem sempre tinham utilidade diária. Já atualmente, se torna cada vez mais frequente a escolha por imóveis menores, dentro de complexos ou localização com serviços facilitados, unindo, assim, facilidades econômicas com praticidade.

Além de ajudar na rotina diária da casa, um apartamento compacto pode oferecer vários benefícios. Quer saber quais são eles? Acompanhe.

Por que um apartamento compacto é uma boa escolha?

Apartamentos compactos já são os queridinhos para os moradores de grandes cidades no mundo, como Nova York, Londres, Tóquio e Pequim. Logo, essa tendência já chegou às metrópoles do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Na centro financeiro do país, uma das cidades com maior índice populacional no Brasil, os paulistanos têm buscado imóveis com menos de 45m² nos últimos anos, e independentemente de qual seja o motivo que os levam a escolher esse novo modelo de moradia, o mercado imobiliário tem se adaptado, oferecendo cada vez mais opções e facilidades nesse ramo.

A seguir, confira 8 motivos pelos quais vale a pena morar em um apartamento compacto ao invés de imóveis maiores.

8 motivos para escolher morar em um apartamento compacto + bônus

1. Valor do imóvel e impostos mais baratos

A primeira grande questão é que a locação ou compra de imóveis menores sai mais em conta pelo custo do metro quadrado, além de representar uma diminuição nas despesas e nos impostos, como o IPTU, que é taxado de acordo com a metragem da planta.

No caso da compra, por exemplo, além do valor do imóvel, a escritura e outros documentos acabam por ter seus custos reduzidos automaticamente quando a opção é por um apartamento compacto. Já para locação, imóveis sem vagas de garagem ou com um banheiro ao invés de dois, por exemplo, conseguem vencer no quesito aluguel a ser pago.

Além disso, a localização também pode ser reavaliada, pois, muitas vezes, o valor de mercado de um apartamento compacto em um bairro com uma melhor localização, que esteja próximo a metrôs e comércios, é equivalente ao de outro imóvel maior em área mais distante do centro da cidade, com difícil acesso a esses serviços.

2. Redução nos custos de contas fixas e sustentabilidade

Geralmente, empreendimentos que oferecem apartamentos menores fazem refletir o tamanho do imóvel diretamente no valor de condomínio, os tornando, assim, mais em conta.

Além disso, por ter menos cômodos, há uma redução direta no consumo de água e energia elétrica, gerando consciência sustentável e diminuição nas contas de água e luz para quem mora em um apartamento compacto.

3. Decoração mais em conta

Durante algum tempo, ter uma casa bem decorada era sinônimo de um imóvel grande com vários cômodos, mas isso vem mudando – e mesmo o mercado de design de interiores está se adaptando para fazer mais com menos espaço.

São diversas opções de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que se adaptam ao tamanho de uma casa e, como os cômodos são menores, se poupa dinheiro diretamente sobre a quantidade de itens para decorar um apartamento compacto.

4. Investimento em qualidade, não quantidade

Já que na hora de decorar seu imóvel você precisa limitar a quantidade de móveis e objetos a serem instalados, essa escolha se torna mais seletiva.

Quando o número de móveis, aparelhos eletrônicos e até mesmo utensílios de cozinha precisam ser selecionados com cautela, isso gera economia, e você cria a liberdade para escolher as melhores marcas de produtos que vão estar em sua casa.

Um exemplo é que, dentro da cozinha de um apartamento compacto, provavelmente terá um espaço menor para panelas, mas as poucas a serem compradas podem ser aquelas que refletem a melhor experiência em cozinhar.

Isso acontece também em outros cômodos, como artigos de decoração para a sala, vasos e quadros, ou aparelhos eletrônicos com maior durabilidade, como televisões, por exemplo.

5. Comodidade e conforto

Se tem algo que é comum a qualquer um que busque um novo lar é a necessidade de encontrar um lugar aconchegante e confortável para passar as horas de descanso.

Hoje em dia, é possível conciliar beleza, requinte, aconchego e conforto em apartamentos compactos. Um exemplo clássico disso são os modelos de imóveis que oferecem balcão americano, que possibilita cozinhar e conversar com suas visitas na sala de estar, ou mesas de trabalho pequenas dentro do quarto.

6. Mudanças mais práticas

O custo com frete, além do tempo e esforço utilizados em mudanças também são reduzidos para quem escolhe viver em um apartamento compacto, por conta da menor quantidade de móveis.

7. Reformas e manutenções mais baratas

Caso o imóvel necessite de algum reparo ou reforma, os valores são automaticamente reduzidos, pois quanto menor o espaço, menor o custo de materiais e mão de obra especializada, além de mais rapidez na conclusão do serviço.

8. Facilidade de limpeza e organização

Ninguém gosta de passar horas tirando pó de móveis, lavando dois ou mais banheiros e varrendo cômodos enormes, por isso, outro ponto positivo ao morar em um apartamento compacto é a facilidade para limpar a casa.

Esse tempo economizado pode ser investido em outras atividades sem deixar de ter o seu lar sempre bonito e organizado.

9. Facilidade para encontrar as coisas

O último argumento que comprova que você deve realmente pensar em morar em um apartamento compacto é um mix de dois motivos, na verdade, pois em um imóvel menor a possibilidade de perder pequenos objetos, como chaves e acessórios, por exemplo, também é menor, além disso, ter o espaço reduzido acarreta também em ter tudo perto e sempre a mão quando precisar.

E então, convencido de que morar em um apartamento compacto é a melhor escolha que você pode fazer? Ainda tem alguma dúvida sobre essa decisão? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

0
master
master
Posts Relacionados